Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Biblioteca Virtual em Saúde Adolfo Lutz

Mara Lúcia Martins

Fiocruz homenageia Adolpho Lutz

Imagem da página inicial do site
www.bvsalutz.coc.fiocruz.br
Quisera ter cada vez menos livros
uma biblioteca que se autodevorasse a cada vez
que a mesma coisa fosse dita de outra forma
Que sumam os redundantes livros!
e dos livros derradeiros, as dúplices palavras
e das palavras finais, as letras replicadas
Até que reste
fechado e guardando segredo
um último volume
vaziopleno
O Livro dos Inícios.
Miriam Elvira Junghans - agosto 2005

A Fundação Oswaldo Cruz, numa iniciativa conjunta da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Editora Fiocruz, do Museu Nacional e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Bireme), e apoiado por diversas entidades, parlamentares, Ministério da Cultura e das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), disponibilizou para os internautas um site - Biblioteca Virtual de Saúde Adolpho Lutz (BVS) - que conta a trajetória do médico e cientista brasileiro e onde são apresentados seus trabalhos na área de medicina e pesquisa científica.

Especialista em hanseníase, Lutz dirigiu em São Paulo o Instituto Bacteriológico - primeiro do gênero na América do Sul - e chefiou, convidado por Oswaldo Cruz, um dos setores de Manguinhos onde trabalhou durante 32 anos. Publicou, durante sua vida como cientista, inúmeros trabalhos sobre febre tifoide, malária, esquistossomose, difteria, leishmaniose, hanseníase, entre outros.

No site são encontradas seções como Fontes de Informação onde estão itens como: Trajetória, Obra Científica, Correspondências, Sobre Lutz, Imagem e Som - onde são encontradas a documentação audiovisual a respeito do cientista, com fotografias, desenhos, gravuras, trechos de filmes de época em que Lutz aparece ou que tenham relação com seu trabalho e, ainda, gravações alusivas a sua trajetória.

Ainda em Fontes de Informação há a seção Bases de Dados em História da Saúde onde estão cerca de vinte oito mil itens, com destaques para obras clássicas no campo das Ciências Biomédicas e da Saúde Pública, além de material bibliográfico pertencente a coleções de cientistas, médicos, pesquisadores e outros profissionais da área da saúde. Inclui, ainda, a produção acadêmica recente na área e a produção editorial da Casa de Oswaldo Cruz. Abrange os seguintes campos de conhecimento: História da Medicina, História da Saúde Pública, Filosofia, História e Sociologia das Ciências e História das Doenças.

Já no acervo História da Saúde, podem ser encontrados base bibliográfica voltada para a coleta e disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados, a partir de 1960, que tiverem a Saúde Pública como tema central, os eventos e processos históricos como objetos das diversas disciplinas das Ciências Humanas, e a América Latina e o Caribe como dimensão geográfica.

Nessa parte sobre informação também são mostrados os dados sobre a Biblioteca Virtual de Saúde Adolpho Lutz, como Comitê Consultivo, Secretaria Executiva e Matriz de Responsabilidade.

Na seção Áreas Temáticas estão listados todos os itens abordados no site, que vão desde Bacteriologia, Beribéri, até Tuberculose, Veterinária e Zoologia. Na seção Destaques são apresentados o depoimento de Bertha Lutz, filha de Adolpho Lutz, em áudio e os lançamentos dos dois livros Obras Completas de Adolpho Lutz, lançado no ano de 2004 - uma caixa contendo quatro livros que dizem respeito a "Primeiros Trabalhos: Alemanha, Suíça e Brasil (1878-1885); Hanseníase; Dermatologia & Micologia" e, ainda, um suplemento com glossário, índices e resumos - que podem ser doados às bibliotecas que arcarem com o pagamento das despesas do envio da obra pelo Correio.

Na seção História da Saúde e da Medicina onde são encontrados a História da BVS; Literatura Científica - Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Casa Oswaldo Cruz; Diretórios Localizador de Informações - com Instituições, Pesquisadores, Cursos e Eventos - Boletim Eletrônico elaborado pelo Núcleo de Informação em História das Ciências Biomédicas e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ que reúne e divulga informações sobre eventos, listas de discussão, prêmios, publicações impressas e eletrônicas, ensino, entre outras; e Erradicação da Poliomielite - contando a história da Poliomielite e Erradicação da Poliomielite (uma comparação de dois países: Brasil e Peru).

No site há seções que mostram a Biblioteca Virtual de Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Vital Brazil e Sérgio Arouca. Na lateral, há uma seção chamada Biografi@ onde há uma série de bibliotecas virtuais dedicadas aos homens e mulheres cujas trajetórias profissionais marcaram a história da saúde e da biomedicina na região das Américas. E no rodopé do site há três destaques para: Equipe e Colaboradores, Contato e Agradecimentos.

Ainda em construção a seção Galera Teen é a versão adulta da BV-Lutz, terá 'porta de entrada' própria, linguagem e conteúdos destinados a um público infanto-juvenil e ao uso didático em escolas de ensino médio e fundamental. Por meio de percurso lúdico e interativo, envolvendo muito mais imagens fixas e em movimento, os usuários deste segmento compreenderão os ciclos biológicos e hábitos de vida das criaturas que Lutz estudou, assim como episódios importantes de sua vida, especialmente aqueles que dizem respeito a problemas com que lidam ainda a medicina, a biologia e a saúde pública.

Para interessados em medicina e pesquisa científica voltada para área de saúde, BVS é um site de essencial navegação, cheio de informações técnicas e históricas. De fácil navegação e compreensão rápida de sua estrutura é uma justa homenagem a Adolpho Lutz.

Publicado em 31 de janeiro de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.