Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Mapas Conceituais na Educação

Leonardo Soares Quirino da Silva

Morte à decoreba!

Imagem da página inicial do site
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/

Quantas vezes na vida escolar - quer como aluno, quer como professor - você já não se viu diante da difícil tarefa de organizar um conteúdo? Várias, imagino. A resposta mais comum, nos tempos de escola, é decorar o conteúdo. O problema é que quem sabe de cor, geralmente não faz as pontes e interrelações necessárias com o conteúdo estudado. Apenas repete, não domina. Memoriza, não aprende.

Uma resposta mais eficaz para esse dilema pode ser encontrado no site Mapas Conceituais na Educação (MCE), mantido pelo Laboratório de Estudos em Educação à Distância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Le@d/Cap-UFRGS).

O portal surgiu da vontade dos pesquisadores de reunir pessoas interessadas no uso dessa ferramenta na aprendizagem. Por isso, tem atividades, listas de discussão, comunidades, fóruns, cursos e produções. Para participar, é preciso se cadastrar no site.O cadastro é gratuito.

Mas o que é um mapa conceitual? É um tipo de diagrama que representa um conteúdo. Para isso, os conceitos são colocados em caixas que contêm substantivos. As suas relações representadas por setas, que usam verbos. Quando dois ou mais conceitos criam uma unidade semântica, ocorre o que os especialistas chamam de proposição, que é uma característica dessa ferramenta.

Os mapas conceituais foram desenvolvidos pelo pesquisador Joseph Novak com base na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por essa teoria, a aprendizagem ocorre pela assimilação de novos conceitos, desde que o aluno tenha pontos onde ancorar os novos conhecimentos. Assim, aprender implica modificar a estrutura cognitiva.

Por isso, para criar mapas conceituais, o "cartógrafo" é obrigado a estudar e dominar o conteúdo. Nesse processo, ele não só articula os novos conceitos com os antigos, mas também pode ver quais os que não foram bem dominados.

Como atrativo a mais, é possível ao internauta desenvolver seus próprios mapas conceituais. No site do MCE tem link para o programa especializado CmapTools, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (IHMC).

Publicado em 29 de agosto de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.