Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Tempo de ascensão

Cláudia Dias Sampaio

O som de turbina de avião se mistura ao burburinho dos visitantes, a sensação é de que algo especial está para acontecer. Uma fumaça diáfana se alonga em direção ao cume da rotunda e, incansável, se transforma a cada movimentação dos corpos presentes naquele espaço. A dinâmica entre esta interferência e a percepção que a acompanha talvez seja o caminho para pensarmos sobre a inexplicável vibração que emana da exposição Ascension, primeira individual do artista plástico Anish Kapoor no Brasil.

Mergulho dentro de si

Já não basta contemplar a obra e deleitar-se com formas harmônicas e confortáveis aos sentidos. A Arte Contemporânea cria uma desordem entre o que imaginamos e o que somos capazes de entender. As esculturas de Anish Kapoor são da ordem desse abismo perturbador. O sofisticado conhecimento da tecnologia e da arquitetura aliado à sensibilidade, que nos remete às suas origens orientais, permitem que Kapoor manipule materiais pesados, como o aço e o inox, com a mesma sutileza de quem extrai poesia do movimento espectral da fumaça. É nesse lugar entre peso e leveza, oriente e ocidente, espírito e matéria que se localiza a arte deste artista indiano, naturalizado inglês. A interseção entre o ancestral e o cosmopolita surge a partir da forma pela qual o artista trabalha o tempo. O esmero que o leva a passar cinco anos polindo uma obra, se reflete no tempo diferenciado que as obras, naturalmente, impõem ao público mais sensível. O convite à interação é irresistível, mas, diferente dos parangolés de Hélio Oiticica, a ludicidade das obras de Kapoor é da ordem de algo íntimo, quase espiritual, um mergulho dentro de si.

Moderno e ancestral

Anish Kapoor é um dos mais importantes escultores da atualidade. São de autoria dele esculturas gigantescas expostas em parques da Europa e Eua. Situado no Millenium Park, em Chicago, Cloud Gate é considerada a obra pública mais cara do mundo assinada por um artista vivo. A obra de Kapoor está, também, nas coleções das galerias Tate Britain e Tate Modern (Londres), do Museu de Arte Moderna de Nova York, do Palacio Velázquez e Centro de Arte Reina Sofia (Madri) e do Stedelijk Museum (Amsterdam). São dezenas de exposições individuais na Europa, Ásia, Oceania, EUA, Canadá. Ascension é a primeira exposição de Kapoor em um país latino-americano.

Ascensão: novos tempos

Quando esteve no Rio, Kapoor preparou uma obra especialmente para o CCBB, feita com cinco toneladas de uma cera especial vermelha e uma divisória de madeira com 10 metros de comprimento. A intenção era revelar a dificuldade intrínseca ao ato de dividir. Era visível, pelas marcas da cera no chão, a interferência do homem e o esforço brutal que havia sido feito para vencer a resistência da cera e da estrutura.

Ascension nos desperta algo especial: uma inexplicável alegria de ver nossos sentimentos mais íntimos transfigurados em objetos gigantescos e resplandecentes. Ao observarmos nosso reflexo neles, é como se, de certo modo, nossos sonhos belos e terríveis se concretizassem.

Após deixar o Rio de Janeiro, a exposição segue para o CCBB Brasília (12 de outubro de 2006 a 07 de janeiro de 2007) e CCBB São Paulo (29 de janeiro a 01 de abril de 2007).

Com a colaboração dos artistas plásticos: Salmo Dansa, Fernando Mendonça, João Ferraz e Ana Paula Cardoso.

Leia mais:

Ficha técnica da exposição:

  • Título: Ascension
  • Autor: Anish Kapoor
  • Gênero: Artes Plásticas
  • Produção: Mag e Rede Cultural Produções Edições Ltda.

Publicado em 19/9/2006

Publicado em 19 de setembro de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.