Escola do Futuro da USP

Leonardo Soares Quirino da Silva

Centro usa informática na educação

Imagem da página inicial do site

Em 1987, o professor da USP Frederic Michael Litto foi passar um ano como pesquisador visitante na Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi dessa universidade americana que saíram os primeiros empresários e pesquisadores do Vale do Silício. Foi onde Frederic teve contato com o que de mais moderno havia na pesquisa de novas tecnologias e das ciências cognitivas - que estudam o processo de aprendizagem. Os resultados das pesquisas realizadas nesse encontro deram origem a Escola do Futuro da USP.

O que começou, em 1989, como um laboratório dentro de um departamento da Escola de Comunicação e Arte da USP, hoje é uma unidade autônoma, que se mantém com a prestação de serviços.

A maior parte desses serviços é prestada ao governo do estado de São Paulo. Entre eles está 'Tô ligado - O Jornal Interativo da sua Escola. Desenvolvido pela professora Brasilina Passarelli, o projeto ensina aos alunos de 7ª série ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de São Paulo a publicar suas atividades escolares na internet.

Nos ícones hexagonais à esquerda da tela, o internauta tem acesso aos principais projetos da escola. Cada um dos projetos possui seu próprio site. A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa reúne obras de grandes autores de nossa língua, os visitantes também têm acesso a revistas, vídeos e áudios de interesse educativo.

Para os professores de física e química, recomendamos uma visita ao LABVIRT - Laboratório Didático Virtual. São diversos textos que orientam os professores em como despertar a pensamento crítico nos alunos e em como eles podem usar o método científico para apreenderem o mundo em que vivem. O Fórum é de fato um espaço de troca, com uma gama de assuntos e dicas interessantes.

Os professores de biologia podem encontrar temas e experiências interessantes no LECT - Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia. Há sugestões de experiências e informações sobre temas como a Agenda 21 e a importância da preservação das fontes de água doce.

Na sessão sobre o Centro de Capacitação Profissional encontra-se descrição da pesquisa realizada na Escola sobre a Sala de Aula do Futuro. Essas salas foram planejadas para tirar proveito das tecnologias da informação, ao mesmo tempo em que transformam o papel do e educador. Nesse novo ambiente didático, o professor deixa de ser um repassador de informações e passa a ser "facilitador, mediador, parceiro do aluno na busca e na interpretação crítica da informação". Em comum, a Sala o Futuro e a do presente só têm as quatro paredes. Vale a pena conferir.

Publicado em 26 de setembro de 2006