Aprendiz UOL

Leonardo Soares Quirino da Silva

Portal apresenta temas de educação comunitária e direitos humanos

Imagem da página inicial do site

Partindo da pergunta de como deveria ser o ensino de direitos humanos na escola, o jornalista Gilberto Dimenstein fundou, em 1997, a ONG Cidade Escola Aprendiz. As experiências nesse campo e no da Educação Comunitária podem ser vistas no portal Aprendiz UOL, que também traz discussões e links de interesse para professores.

Na seção sobre Educação Comunitária, dentro da área Associação, é possível baixar documentos do curso desenvolvido pela Universidade de São Paulo- USP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem textos sobre como reinventar a escola dialogando com a comunidade e com a cidade e artigos de educadores como Dewey e Freinet.

Os membros da ONG optaram por esse caminho ao perceberem que os Centros Integrados de Educação Pública (Ciep) e os Centros Educacionais Unificados (CEU) são alternativas inviáveis devido aos seus altos custos de manutenção.

Ainda na Associação, é possível conhecer a história da associação e visitar o site Café Aprendiz, restaurante mantido pela ONG como espaço educativo. A opção por se montar um café partiu do princípio que qualquer lugar de uma comunidade pode servir de espaço para a aprendizagem.

Na área Colunas escrevem jornalistas como o próprio Dimenstein e pesquisadores da área de educação, caso do professor Frederic Litto. Os assuntos são variados, mas todos sobre educação.

Recursos disponíveis na rede para a preparação de aulas podem ser encontrados na área Lição de Casa. Os links estão organizados por disciplinas como artes, biologia, física e química.

Duas outras áreas - Notícias e Revistas - trazem links para organizações e publicações dedicadas à educação.

A última área do site é a Serviços, onde existem links para anúncios de cursos de especialização e pós-graduação, além de provas e simulados, na seção de mesmo nome.

Publicado em 10 de outubro de 2006