Semana de Poesia da TV Escola

Karla Hansen

Programa completa três anos

No próximo dia 16, a TV Escola, canal do MEC voltado para as escolas públicas de todo o país, dá início à terceira edição da Semana de Poesia. Durante toda a semana - de 16 a 20 deste mês -, o canal irá transmitir duas horas diárias de programação especial, em homenagem ao dia mundial do poeta, comemorado em 20 de outubro.

Quem diria que a poesia, essa coisa tão frágil e tênue, tão arredia à grande mídia e ao mercado fosse ter vida longa! É verdade que são apenas três anos e isso é pouco para um programa de TV, mas é verdade também que uma criança, aos três anos, anda, fala, faz bastante barulho por onde passa e já mostra a que veio ao mundo.

Por isso, com um pouco mais de experiência, dos dois anos anteriores, a produtora começou a pensar na programação em março deste ano - em televisão as coisas são mais ou menos como o carnaval para as escolas de samba -, é preciso bastante antecipação para traçar as linhas gerais da Semana de Poesia, já que são poucos os recursos e a equipe é reduzida. Ao longo de alguns meses, definiram-se os programas que serão exibidos - na linguagem de TV, se costuma chamar "grade de programação" - e foram feitas reuniões de criação, das quais saem ideias para reportagens e entrevistas variadas em torno do tema: poesia e literatura em geral.

Por volta de um mês antes da exibição, a equipe sai em campo para realizar o trabalho de colher matérias e fazer as entrevistas que, depois, serão editadas, sonorizadas e, por fim, entregues como programas prontos para irem ao ar. Este ano, a verba permitiu que uma parte da equipe fosse a São Paulo, e valeu à pena! Eles visitaram o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, a biblioteca de Haroldo de Campos, a recém-inaugurada biblioteca Alceu Amoroso Lima, um espaço multimídia bem interessante, e entrevistaram o escritor e rapper Ferrez, atualmente a voz mais importante da produção literária da periferia, entre outras reportagens que fizeram na cidade.

Aliás, este é um ano especialmente pródigo para a poesia e, mais genericamente, para a literatura. É o ano do centenário do poeta gaúcho Mário Quintana, dos 50 anos de publicação do "Grande Sertão: Veredas", obra-prima de Guimarães Rosa. Também é o ano dos 30 anos de publicação do "Poema Sujo", de Ferreira Gullar, e dos 50 anos do movimento concretista. Tantas datas relevantes justificam uma Semana de Poesia, no mínimo, ambiciosa! E o público da TV Escola é que vai sair ganhando. Além de reportagens, feitas especialmente para essa semana, algumas delas pautadas com base nessas efemérides poéticas, a programação vai contar com documentários e com uma série inédita sobre os poetas do Repente, gênero literário típico do versejar nordestino, recém-produzida pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com a TV Escola.

Serão lembrados, ainda, os poetas Mário Quintana, Cora Coralina, Manoel de Barros, Haroldo de Campos e Ferreira Gullar, este último tendo recebido, em sua casa, a equipe da TV Escola. Além desses poetas consagrados, também marcam presença os contemporâneos, como os compositores e letristas Aldir Blanc e Ademir Assunção, a poetisa-filósofa Viviane Mosé, e o artista plástico Luiz Zerbini, que também se arriscou nos versos, no livro que acabou de publicar.

A programação deste ano teve como foco a expressão poética em sua forma mais ampla, suas traduções na música, na dança, nas artes plásticas, no cinema. Preocupação constante em todos os anos é mostrar experiências em escolas, projetos que se inspiram ou se baseiam na literatura, ou de estímulo à leitura. Ou, ainda, projetos em que a literatura está a serviço da inclusão social, como é o caso da reportagem sobre a princesa Maria Cristina de Orleans e Bragança, que tem Síndrome de Down e seu livro "Carta de Amor" foi revelação na última Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Outro exemplo disso é a reportagem sobre o grupo musical "Harmonia Enlouquece", formado por internos do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro.

A participação direta das escolas também tem destaque especial e já é uma marca da Semana de Poesia. De todo Brasil, chegam fitas de vídeo à nova sede da TVE (Rua da Relação, 18 - Lapa) - onde fica a equipe de produção da TV Escola no Rio - em que alunos recitam poemas de sua própria autoria ou de algum poeta conhecido. Essas fitas são exibidas na programação e comentadas pelo professor, músico e poeta André Gardel, convidado para dar consultoria à equipe e que também vai estar ao lado de Marcos França, o apresentador, dividindo a condução da programação. Depois de exibidos, os vídeos das escolas deverão continuar na grade da TV Escola durante todo o ano. Isso porque o volume de fitas enviadas ultrapassa, na maioria das vezes, o limite de tempo, de duas horas diárias, reservadas à exibição da Semana de Poesia.

Para assistir à TV Escola você precisa ter um desses canais por assinatura: Sky (canal 27), Directv (canal 237) e Tecsat (canal 4) ou a antena parabólica simples. A Semana de Poesia será exibida entre os dias 16 e 20 de outubro, às 7 horas, com reprises às 9h, 13h e 17 horas.

5/10/2006

Publicado em 10 de outubro de 2006