Escola empreendedora

Julieta de Macedo

Diretora do colégio Estadual Professor Horácio Macedo

A ideia de desenvolver projetos empreendedores foi implantada no nosso colégio no ano letivo de 2000 e, desde então, anualmente, trabalhamos diversos temas ligados à cidadania em nossos projetos pedagógicos.

No ano em curso o tema central foi "Escola Empreendedora", os trabalhos foram apresentados neste mês de outubro. Além de professores e alunos, tivemos a participação de diversos palestrantes.

Quando pensamos em desenvolver esse tipo de projeto no colégio, houve muita polêmica, pois a tendência imediata é relacionar o tema com empresa. Mas o nosso objetivo é formar cidadãos que persigam seus sonhos e que tenham capacidade de transformar a sociedade.

Para nós, empreendedorismo não é uma técnica, conforme a visão empresarial, e, sim, uma postura. As pessoas com características empreendedoras (criativas, persistentes, dedicadas, determinadas, sonhadoras, realistas, etc...), são mais felizes, porque perseguem os próprios sonhos e conseguem materializá-los. Essa é a mensagem filosófica que procuramos colocar em prática, com ações concretas.

Os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, alinhando conteúdo atualizado e princípios éticos / morais que devem reger uma sociedade, tendo como base de todo o trabalho o respeito às individualidades, no sentido amplo.

Todo professor pode ensinar como ser empreendedor, desde que possua a mesma postura que procura transmitir. Entendo que a equipe deste colégio nos dá um bom exemplo de empreendedorismo por tudo que consegue realizar com os alunos e pela escola, como pode ser diagnosticado pelos resultados alcançados em tão pouco tempo de caminhada.

Os alunos desenvolveram trabalhos de pesquisas das diversas profissões, verificando mercado de trabalho, disciplinas a serem abordadas em cada curso, remuneração, etc..., a partir de palestras de vários profissionais e apresentações dos próprios alunos.

Se olharmos em volta, verificamos que o mundo está precisando de gente disposta a construir a sua própria história. E, assim, procuramos fazer o nosso aluno entender que é preciso lutar, ser persistente, para alcançar os objetivos desejados, que cada um tem que ser o protagonista de sua vida, de sua história. Entendemos, também, que o empreendedorismo é um processo de enriquecimento comunitário, portanto a autonomia de decisões, das diversas escolhas que fazemos em nossas vidas, procurando alcançar o melhor para cada um de nós. Devemos sempre levar em consideração o alcance de um objetivo maior, de fazer a diferença na vida das pessoas e da sociedade.

Publicado em 23 de outubro de 2006