Amigos do livro

Cláudia Dias Sampaio

Portal promove o livro e estimula o hábito da leitura

Imagem da página inicial do site

Lá se vão cinco anos desde a inauguração do Amigos do livro, o endereço que transporta o internauta diretamente para o fascinante mundo dos livros. São informações sobre autores, editoras, livrarias e sebos, bibliotecas, grupos literários, profissionais do livro, fundações, ONGs, casas de cultura, notícias e serviços, na tentativa de promover e divulgar esse bem tão precioso, além é claro de agir como estímulo para o hábito da leitura.

O site oferece uma navegação bastante simples. Os links, ao lado esquerdo da tela, direcionam o visitante para os assuntos específicos: artigos, resenhas e entrevistas, onde o internauta tem acesso a textos como a resenha do livro Contos negreiros, de Marcelino Freire e os artigos "O educador e a literatura", "O escritor e o leitor", "O professor, o pesquisador e o professor-pesquisador" e "Sobre literatura, escolas e aprendizado". Esta seção é ótima para aquelas tardes em que dispomos de tempo livre para flanar pela rede. Uma pequena resenha, por exemplo, é capaz de nos aguçar a curiosidade a tal ponto que, quando nos damos conta, já estamos perguntando: "alguém conhece esse livro?", "quem sabe uma ida à biblioteca, ou à livraria, resolva o problema?". E eis que começamos a ler os contos de Marcelino Freire, os romances de Guimarães Rosa ou as poesias de Samuel Penido.

Continuemos a navegação, que é feita basicamente por essa coluna à esquerda da tela - a não ser no caso das notícias que ficam na página inicial - dois itens chamam a atenção.

Cultura afro-brasileira e indígena traz textos e links de sites dedicados a essas duas culturas, como o Museu do Índio, o Quilombhoje - uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é dar visibilidade a textos e autores afro-brasileiros - tem ainda links para páginas do idioma Tupi e o interessante Literafro, portal da literatura afro-brasileira, uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O segundo item que merece destaque é o Curiosidades. Ele reúne textos sobre vícios de linguagem, antigas máquinas de escrever, erros ortográficos que vivem nos dando rasteiras, entre outros. Nesse tópico, há um texto célebre do escritor Graciliano Ramos que produz uma belíssima analogia entre o ofício do escritor e o das lavadeiras de Alagoas, "(...) A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer".

O visitante pode, também, consultar as biografias de autores, datas comemorativas: literárias e culturais, dicionários, glossários e enciclopédias, informações sobre escolas para escritores e profissionais do livro, gramática, literatura e língua portuguesa e muito mais.

Outro ponto forte do Amigos do livro é a possibilidade de interação com o "teleitor", como diz o escritor Millôr Fernandes. Você pode enviar sua contribuição, textos e resenhas, basta se cadastrar na seção Fale Conosco.

Vale a pena uma visita. O conteúdo do site, criado pelo Grupo Editorial Scortecci, é gratuito.

Boa teleitura!

Publicado em 23 de outubro de 2006