Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte

Leo Silva

Pensando uma nova forma de ensinar

Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.

O sucesso no ano passado levou à realização de uma segunda edição este ano, que foi ampliada com a participação de alunos de 7a e 8a séries.

Em 2007, o projeto deve aprofundar o estudo da relação da matemática com as artes, como declarou Fátima:

- Planejamos para 2007, um estudo mais sistemático, onde iremos fazer a análise de obras de artistas e, fundamentalmente, do seu contexto histórico. Vamos buscar para isso, parcerias com os professores de história. Além disso, iremos aprofundar e relacionar esse estudo com a história da Matemática. Temos também planejado uma etapa que tem como objetivo relacionar matemática, obras artísticas e música. Com isso já estamos buscando parcerias com professores de música de nossa cidade.

Segundo a professora, a ideia de criar o projeto surgiu durante a visita a uma exposição de artes plásticas. Ao ver os desenhos do artista Adair Costa, Fátima pensou que era possível, nas aulas de geometria, ir além do estudo das linhas, retas e curvas e mostrar aos alunos que esse conhecimento poderia ser um valioso instrumento de expressão artística.

O aspecto transdisciplinar da proposta foi outro atrativo. Ela acredita que ao conhecerem a obra e vida de alguns artistas, os alunos estarão desenvolvendo de forma mais efetiva a compreensão histórica, a apreciação estética, o pensamento crítico e a criatividade.

A necessidade de se pensar nova forma de ensinar decorreu da constatação de que faltava aos alunos uma base para a aquisição de novos conceitos em geometrias plana, espacial e analítica.

Primeira edição

Segundo Fátima, a princípio os alunos ficaram surpresos pelo projeto prever aulas fora da escola. Em comentários posteriores, eles disseram que as atividades fora da escola tornaram as aulas mais descontraídas e interessantes. A professora destaca, ainda, que essas atividades deixaram de ser vistas como simples passeios e passaram a ser percebidas como forma de ampliar os conhecimentos, intensificar a experiência e estimular a criatividade.

- Durante as visitas, orientadas pela artista ou por mim mesma, sempre houve a preocupação de orientar os alunos para observar as cores, as formas, o material utilizado e que eles mesmos fizessem a relação com os conteúdos estudados. Desta forma, os conteúdos das séries deixaram de ser segmentados, a geometria plana, espacial e analítica estiveram presente nas três séries para proporcionar um olhar mais atento e crítico.

Nas primeiras etapas do projeto, os alunos também tinham que fazer trabalhos artísticos que não eram avaliados de acordo com rigor do desenho geométrico, "mas sim da criatividade e, sobretudo, do interesse em fazer".

E o interesse foi grande. As visitas sensibilizaram e motivaram os alunos, que espontaneamente buscaram mais informações ao fazerem pesquisas na internet sobre outros artistas e movimentos. Eles também participaram ativamente ao montar murais segundo os temas e não pelas turmas e ao proporem novas etapas para o desenvolvimento do projeto, como observou Fátima.

Todas as etapas do projeto em 2005 estão descritas no site.

Sequência

A edição de 2006 deu continuidade às atividades do ano passado de forma direta. Em 2005, a quinta e última etapa foi a produção de desenhos que integraram a exposição comemorativa dos 49 anos do Nova Friburgo Country Clube. O desenho de um dos alunos foi escolhido para ilustrar a capa do convite.

Na etapa seguinte, os estudantes conheceram um pouco do trabalho e da vida do artista paulista Alfredo Volpi.

Depois, os alunos participaram de uma oficina de artes promovida por artistas da cidade na Usina Cultural de Nova Friburgo. Na oficina conheceram um pouco da história da arte e puderam apresentar e comentar seus trabalhos.

Por sugestão dos estudantes, a última etapa este ano será um concurso para escolher os melhores trabalhos. Os vencedores serão expostos na versão 2006 do site do projeto.

Projetos anteriores

O Geomarte não foi a primeira experiência da professora e da escola com projetos que previam atividades fora da escola, observa Fátima:

- Em 2001 dei início ao Projeto TEMAS - Trabalhando Ética, Meio Ambiente e Saúde -, desenvolvido nas aulas de Ciências, onde os alunos fizeram caminhadas ecológicas para observar e analisar situações de desequilíbrio do ponto de vista ambiental e tiveram a oportunidade de conhecer e praticar a Corrida de Orientação.

No colégio, também foram realizadas palestras sobre drogas, sexualidade, jornal, artesanato e reciclagem de papel, bem como orientação para o trabalho. São desenvolvidos, ainda, projetos como Valores Humanos e Consciência Negra.

23/10/2006

Publicado em 23 de outubro de 2006