Como criar um ambiente saudável na escola

Profª Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago

É mais fácil praticar do que escrever quando se trata de criar um ambiente. Mas não há dúvida, a confiança que se deposita no professor é a pedra de toque para que saudáveis sejam as relações dentro da escola.

O país vive hoje uma profunda crise de valores. Ética, Respeito e Justiça são palavras raramente encontradas fora dos dicionários. E elas precisam ser resgatadas como base das relações sociais. A matéria-prima da educação são as pessoas, o ser humano. E se, a despeito de todas as dificuldades que se possa enfrentar na escola - falta de estrutura, de material, de alimentação - ainda houver gente, há esperança, e possibilidade de transformação. Transformação esta que precisa estar calcada na solidariedade, na justiça, no amor ao próximo, na amizade, no diálogo, na vontade de mudar e no respeito entre todas as pessoas sem discriminação alguma.

Penso muito na fé: a crença na aposta da competência e da capacidade de todo o humano. Todos podemos, todos somos capazes. Todos temos direito, todos merecemos a aposta.

Ética para transformar o mundo, nosso mundo dentro da escola ou dentro de qualquer ambiente do qual fazemos parte, sendo ela a matéria que nos leva a refletir a respeito do que fazemos na vida e com a vida. E já que estamos vivos, temos a obrigação moral de fazer com que a vida mereça ser vivida e que seja digna. E viver com dignidade implica dar valor ao que é humano, aceitar e respeitar o outro. É este ambiente que precisamos criar e cuidar dele com muito carinho na escola.

Na verdade, até parece que os valores humanos estão mesmo esquecidos e que fazem parte de uma peça de ficção quando deparamos com o cotidiano social, como está a vida atualmente.

Olhemos a escola e seu dia-a-dia como uma representação do que se passa na sociedade. Em geral, só temos reclamações a fazer quanto ao que nela acontece. E o que fazemos nós, cada um de nós, para viver melhor na escola, para criar um ambiente saudável? Exatamente disso que trata a ética: de como viver bem, de como viver o melhor possível e de como colaborar para que a vida na escola seja melhor. Mesmo com todos os defeitos, da escola e da sociedade, é possível tentar viver bem consigo mesmo e com os outros.

Quando na escola, aceitamos e respeitamos o outro, exercitamos a liberdade responsável, convivendo assim com justiça e buscando o entendimento pelo diálogo, aprendendo, portanto, a dar valor ao que é humano, a viver com dignidade, a defender os próprios valores, a exercitar a cidadania e a nos preparar para sermos cidadãos.

O mundo está precisando de um toque de bem viver. Vamos colocá-lo em prática para termos um ambiente saudável na escola. E esse toque cabe a cada um de nós, com nossa responsabilidade, com nossa vontade de fazer acontecer, com nossos sonhos e até mesmo com nossos pesadelos.

Dizia Paulo Freire: "Esperançar é um verbo. Esperançar no sentido de que eu acredito na vida, no outro. Tem solução."

Acreditando assim teremos o ambiente que tanto desejamos, fazendo cada um a sua parte como cidadão neste mundo que muda a cada segundo e que clama por solidariedade, respeito e justiça.

Uma mensagem para todos os educadores:

MENSAGEM DE PAZ

Dialogar é descobrir
Quanto mais avançamos
na descoberta dos outros, tanto mais substituiremos
as tensões por laços de paz
Pelo diálogo aprendemos a:
Respeitar a pessoa humana,
Seus valores, sua cultura,
Sua autonomia legítima,
Sua autodeterminação;
Olhar para além de nós mesmos,
A fim de compreender e apoiar
O que há de bom nos outros;
Contribuir para um desenvolvimento
E crescimento justo;
Transformar a solidariedade e o diálogo
Em características permanentes
no mundo em que vivemos.
A paz é um caminho sem fronteiras

João Paulo II

Como criar um ambiente saudável na escola? Participe!

Publicado em 10/02/2006

Publicado em 13 de fevereiro de 2006