Planeta Educação

Cláudia Dias Sampaio

Para não se perder no mar de informações

Imagem da página inicial do site

O título dá a dimensão do que o internauta encontrará ao acessar o Planeta educação. São mais de 400 artigos sobre temas relacionados à educação.

Tempo disponível e pensamento crítico são indispensáveis para uma boa navegação, não que o conteúdo seja 'pesado' e por isso as páginas demorem a abrir, não se trata disso, nesse sentido a navegação é bem tranquila. A questão é a quantidade de informações com que o internauta se depara. Das duas uma: ou ele se perde, como nos perdemos diante da infinidade de informações com que somos frequentemente bombardeados no mundo moderno, ou ele age com perspicácia e usa os textos como fontes de estímulo para pesquisas futuras. Pois apesar de bem escritos e de abordarem temas bastante pertinentes para a área, a maioria deles não destrincha em minúcias seus objetos de reflexão.

Os textos sobre educação inclusiva chamam a atenção, principalmente, os de autoria de Marco Antônio Queiroz. Cego durante quase a metade da vida, ele se dedica a pensar sua condição e a de seus semelhantes a quem chama "marginais sociais", deficientes físicos, ou portadores de doenças como esclerose múltipla, aids e outras que geralmente ainda são alvo de preconceito. Marco Antônio é autor do livro Sopro no corpo e mantém uma página na web "Bengala legal".

Percorrendo as colunas, o que é possível fazer tanto a partir da barra no cabeçalho, quanto pelos links dispostos ao longo da página inicial, temos:

Editorial - opiniões de João Luiz Almeida Machado, doutor em educação pela Puc, de São Paulo e editor do Planeta Educação.

Cinema na Educação - Resenha de mais de 170 filmes. A coluna já foi tema de nosso Poucas e boas. Leia.

Revista Cego a vista - Talvez esta seja a seção mais confusa, reúne textos com pretensão ficcional voltados para o universo beatnik?!

Aprender com as diferenças - Nesta parte encontramos os textos de Marco Antônio Queiroz e outros relacionados ao tema da inclusão social de portadores de necessidades físicas e especiais.

Carpe diem - Se nos mantermos fiéis aos critérios literários que menosprezam textos que estejam no limiar da autoajuda, certamente passaremos batidos desta seção, principalmente ao lermos o nome de Paulo Coelho na chamada de abertura. Mas desarmados das pretensões literárias e conscientes de nossa ingenuidade, podemos embarcar no arco-íris de alegria e conforto proporcionado pela convivência humana no maravilhoso mundo de Louis Armstrong, no texto que segue a tradução da música What a wonderful world.

Não citaremos em detalhes as colunas que seguem, pois além de ação previsível, certamente isso causaria o enfado daquele que pacientemente nos lê. Num sobrevoo rápido, temos: seções dedicadas ao esclarecimento sobre dúvidas de idioma Diálogo idiomas, que usa o inglês como metonímia de idioma; textos sobre a internet na escola, em Diário de Classe; a Gepi online convida a um clique pela curiosidade que o título desperta, entre os quatro textos, descobrimos que se trata de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade.

Na barra esquerda da tela, encontramos notícias factuais sobre educação em Últimas notícias e eventos relacionados à área.

O site conta com a parceria de nomes de peso como a Universidade de Cambridge, Microsoft, Fundação Abrinq e a Nasa. O tema da educação inclusiva é enfatizado, inclusive, você pode fazer o download em PDF do livro "Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?". Certamente um resultado da parceria com a Rede Saci - rede de instituições como a USP e a UFRJ que se dedica a estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas portadoras de deficiência.

A diversidade de informações é constituída tanto pelo gratuito quanto pelo verdadeiro, o que se impõe no meio dessa barafunda moderna é a necessidade de uma formação crítica para que possamos separar o joio do trigo. No caso do Planeta educação o saldo positivo deve-se ao nítido esforço e o empreendimento em criar algo interessante.

Publicado em 21 de novembro de 2006