Novos Estudos

Karla Hansen

Informações profundas e de qualidade

Imagem da página inicial do site

Há mais de vinte anos, o Cebrap, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, publica Novos Estudos, prestigiada revista multidisciplinar de ciências humanas, literatura e artes que traz artigos de autores nacionais e estrangeiros, debates, entrevistas, resenhas e ficções inéditas.

Consolidada no meio intelectual brasileiro, a revista é conhecida por apresentar análises aprofundadas de temas das ciências humanas e por acompanhar o debate de ideias no país, num amplo espectro que vai das artes plásticas às políticas públicas e projetos sociais. A revista se caracteriza, ainda, por publicar obras que se tornaram referências nas ciências humanas brasileiras.

A boa notícia para os usuários da Internet é que, com a mesma qualidade da versão impressa, a revista Novos Estudos apresenta, em sua versão on-line, textos diversos, em formato PDF, como artigos sobre política, economia, filosofia, sociedade, cultura, artes, além de entrevistas, ensaios visuais, textos inéditos de ficção e poesia, crítica literária etc. E, o que é melhor, tudo isso com acesso livre à publicação atual e, também, ao conteúdo das edições passadas.

Em termos de navegação, o formato adotado pela revista é dos mais simples. Na página inicial, apresenta-se a edição atual e o índice de seções e artigos, como os Destaques, que aparecem ilustrados por fotografias que se sucedem em slides, acompanhados por uma pequena legenda lateral. A partir da primeira página, o leitor pode se encaminhar facilmente ao artigo que lhe despertar maior interesse e, ainda, a edições anteriores, assim também a obras do “Acervo”, tais como os famosos dossiês, e ao primeiro volume da revista que traz, entre outros, um artigo do crítico de cinema Jean Claude Bernadet sobre o documentário “Os Anos JK”, de Silvio Tendler.

Em síntese, o site é um ponto alto da rede que atende o internauta - em particular professores e estudantes universitários - que está a busca de informações aprofundadas e de qualidade sobre cultura, arte e sociedade contemporâneas.

Publicado em 19 de dezembro de 2006