Escola Digital

Guilherme Sarmiento

Livre acesso à tecnologia

Imagem da página inicial do site

Para os que acessam o site www.programaescoladigital.org.br, a primeira impressão é a que fica. Do instante em que se entra na tela principal até a abertura da última janela do menu, somos introduzidos em um mundo cheio de movimento, cores e imagens, temos a certeza de que estamos diante de um material voltado para o público infanto-juvenil. Graficamente, a página lembra um muro pichado ou a capa de um caderno escolar. As informações escritas são sucintas e fluentes, tudo para atrair a atenção do público-alvo, compreendido na faixa de idade entre 12 e 15 anos.

O portal integra um projeto mais amplo desenvolvido pela TV Futura, o Instituto Ayrton Sena e a Microsoft, e cujo objetivo foi a produção de uma série de 13 programas chamada "Escola Digital", exibida semanalmente de 27 de fevereiro a 13 de maio de 2005.  As aventuras fictícias do professor Claudinho e seus alunos, DV, Júlia, Tico e Renato, para implantar um laboratório de informática na escola Geógrafo Milton Santos chegou a ganhar um prêmio internacional. Ficou em segundo lugar no Festival Ibero-Americano de Televisão Infantil - Prix Jeunesse - em agosto de 2005.

Apesar de ser um projeto antigo, os programas e o site mantêm-se atuais, afinal, a "inclusão digital" está na pauta do dia. O governo sinaliza com a disponibilização de computadores tanto para as instituições de ensino como para os chamados Pontos de Cultura. "Escola Digital" torna-se ainda uma ferramenta de estímulo ao engajamento de alunos e professores interessados em informática na disseminação do conhecimento desta nova tecnologia.

Dividido em sete partes, o menu pretende dar conta tanto da parte fictícia quanto do conteúdo necessário para a criação dos monitores, "exército" voluntário responsável pela disseminação de uma cultura informatizada. Clicando no item "Plugado na escola", vemos surgir as janelas através das quais lemos os objetivos da série e a sinopse do programa. No "Passa na telinha" estão disponíveis todos os 13 vídeos, fotos, curiosidades sobre a produção etc. Junto ao material de divulgação da série, entretanto, existem depoimentos de alunos e professores reais que descobriram as possibilidades da ferramenta e um blog onde são apresentadas atividades para o bom uso do computador.

Após a visitação de "Escola Digital" ficamos em dúvida se o que acabamos de ver é um material didático ou uma peça de divulgação de um seriado de TV. No final das contas, estes limites acabam perdendo a importância. Não existe nada mais atrativo ao jovem do que esta mistura descontraída entre apostila e entretenimento...

Publicado em 3 de abril de 2007.

Publicado em 03 de abril de 2007