Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Inscrições para III Fecti devem dobrar em relação a 2005

Leonardo Soares Quirino da Silva

A expectativa dos organizadores da III Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (III Fecti) é de que dobre o número de trabalhos inscritos em relação à primeira edição, quando foram apresentadas 146 propostas. Segundo a coordenadora, Mônica Santos Dahmouche, este ano deverão ser inscritos mais de 300 trabalhos.

Para Dahmouche, isso ocorrerá pelo apoio que o evento vai receber da Secretaria Estadual de Educação na divulgação, bem como pela entrada em operação, em junho, do projeto Caravana da Ciência Cecierj. A maior divulgação servirá, segundo a coordenadora, para estimular nos alunos das escolas do estado o gosto pela pesquisa e pelo método científico, principal objetivo do evento.

Importância dos professores

Os trabalhos poderão ser inscritos gratuitamente entre 2 de abril e 31 de agosto pela internet ou pelo correio. Para ser aceito, o projeto deve ter um professor orientador. Alunos e orientadores dos trabalhos selecionados para a fase final receberão certificado de participação e terão as despesas cobertas pela organização do evento. Como nos outros anos, os finalistas exporão seus projetos no Museu da República, nos dias 10 e 11 de novembro.

A análise dos trabalhos apresentados nas edições passadas deixou clara para a coordenadora o empenho de alguns professores na sensibilização dos alunos. Entre eles, Dahmouche citou Jomar Jotha (Região dos Lagos), Júlia Carneiro (Nova Iguaçu) e Margarida Casteló (Macaé).

Para ela, esse tipo de iniciativa por parte dos professores contribui para despertar nos alunos a vocação para a ciência.

Dando filhotes

Nesse sentido, contabiliza uma grande vitória. Segundo Dahmouche, inspirado na I Fecti, o secretário de Ciência e Tecnologia de Macaé lançou a Feira Macaense de Ciência e Tecnologia. A primeira edição do evento municipal foi em 2005.

A preocupação com organização de novas feiras municipais de ciência, tecnologia e inovação está na pauta da Caravana da Ciência Cecierj. Com base no know how da Fecti será disponibilizado material metodológico para os municípios interessados. Além disso, o projeto percorrerá o estado apresentando todas as iniciativas de divulgação científica da Fundação, como a Praça da Ciência e a Mostra de Vídeos Ver Ciência/Circuito Cecierj.

Para se obter mais informações sobre a feira, pode-se entrar em contato com a comissão organizadora pelo telefone (21) 2299-9618 ou pelo e-mail fecti2007@cederj.rj.gov.br.

3/4/2007

Publicado em 03 de abril de 2007

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.