CanalCiência

Leonardo Soares Quirino da Silva

Ibict oferece canal direto para a ciência

Imagem da página inicial do site

Há quatro anos no ar, o CanalCiência, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict - foi criado para divulgar para educadores, estudantes e jornalistas a pesquisa nacional.

As informações no portal estão divididas em três grandes áreas - Banco de Pesquisas, Diretório de Links e Saiba Mais.

No Banco de Pesquisas estão os cerca de 150 artigos publicados no CanalCiência. É possível fazer busca por palavra chave, ver a relação completa ou o mapa com os artigos reunidos pelas áreas de ciências biológicas, agrárias, sociais aplicadas, humanas e exatas. Entre os textos, há um sobre a Hora Legal no Brasil, outro sobre tradições culturais indígenas e africanas no Rio Grande do Norte e Amazônia.

Nessa área, como nas outras, é possível sugerir novos conteúdos, sendo que no banco apenas pesquisadores podem sugerir temas.

A área seguinte do portal, o Diretório de Links, apresenta dez subdivisões. Para o professor de ensino médio, talvez seja interessante começar a visita pela seção Projetos Educacionais. Com 58 registros, essa área oferece links para projetos como a Área de Educação Química (UFRGS), a Assessoria de Professores de Matemática (UFMG), a Biologia em Multimeios (Unicamp) e a Ciências para Professores do Ensino Fundamental - Física Experimental (USP São Carlos).

Outras subdivisões de interesse direto dos educadores são Serviços de Notícias (74 links), Revistas (51 títulos), Cultura Científica (70 títulos) e Glossários (44 títulos).

Na área Saber Mais, é possível baixar o livro Cientistas do Brasil, com entrevistas e perfis de 60 pesquisadores na subárea Notáveis da C&T. Para quem não quiser esperar ou não precisar, no mesmo local estão disponíveis 73 perfis das ciências biológicas, exatas, humanas e sociais e da terra. A vantagem dos textos online é que também existem links para textos complementares, fotos, gravações de programas de rádio.

Recursos para preparação de aulas podem ser encontrados nas subáreas Vídeos (18 títulos, a maioria gratuita e na internet), Multimídia (27 títulos) e Outros Materiais (53 títulos).

Os interessados podem vasculhar nas 102 sugestões de leitura da subárea Livros e Publicações algum título interessante. A falta de resumos ou sumários, que ajudam a conhecer cada publicação, é compensada com links para as editoras.

A diversidade, quantidade e qualidade do material produzido fazem do CanalCiência boa alternativa para o professor interessado em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar seu desempenho docente.

Publicado em 09 de janeiro de 2007