A Aventura das partículas

Leonardo Soares Quirino da Silva

Explicando o invisível

Imagem da página inicial do site

Patrocinado pelo Particles Data Group (PDG) e criado pelo Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley (LBNL/Universidade da Califórnia, Berkeley), A Aventura das Partículas é um site criado para divulgar informações com base na ciência de ponta do campo da Física das Partículas. O objetivo dos autores é que o material tanto possa ser usado como um livro quanto servir de referência aos usuários interessados no assunto.

Apesar do conteúdo ter sido produzido inicialmente nos EUA, o PDG é internacional. Formado por 166 pesquisadores de 100 instituições em 19 países, o grupo tem a missão de sintetizar a Física das Partículas e áreas correlatas como Cosmologia e Astrofísica.

A tradução para o português foi feita pelo Grupo de Física Experimental de Altas Energias do Instituto de Física Teórica da Unesp, São Paulo, com recursos do CNPq, dentro do Programa de Apoio aos Grupos de Excelência (Pronex), em 1999.

Para os iniciantes, o mais interessante é começar pela terceira área – Referência do Site – e visitar o item Como Usar este Site.

Na primeira – O Modelo Padrão –, apresenta-se a teoria que explica as partículas e as forças fundamentais. Em Evidências Experimentais, a área seguinte, o foco são as experiências que servem de base para os físicos comprovarem ou não suas hipóteses. Em alguns itens e subitens dessas duas áreas é possível encontrar animações e ilustrações que ajudam a entender os conceitos apresentados.

Tendo sido produzido em linguagem simples e acessível pelas mesmas pessoas que atualmente sumariam a produção científica no campo de Física de Partículas, A Aventura das Partículas é indicado para professores interessados em buscar material de boa qualidade para apoiar suas atividades.

Publicado em 29 de maio de 2007