Última semana para se inscrever no vestibular do Cederj

Leonardo Soares Quirino da Silva

Termina nesta sexta-feira, dia 15 de junho, às 17h, o prazo para se inscrever no vestibular 2007/2 do Cederj. Estão sendo oferecidas cerca de 3,2 mil vagas para cursos superiores a distância pela Uenf, Uerj, UFF, UFRRJ, UniRio e UFRJ. Todos os cursos são gratuitos e os aprovados serão regularmente matriculados nessas instituições.

Estudantes formados nos cursos superiores do Cederj foram aprovados em concursos para professor da rede estadual e empresas estatais como a Eletronuclear e a Petrobrás.

Cursos

Há vagas para os cursos de Administração (200), Tecnologia em Sistemas de Computação (330), Ciências Biológicas (695), Matemática (781), Física (305), Química (120) e Pedagogia para as séries iniciais (760). O edital (em PDF) prevê que 50% dessas vagas sejam ocupadas por alunos cotistas.

Antes de escolher, vale a pena saber um pouco mais acessando o site da graduação do Cederj.

É preciso ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da divulgação do resultado para concorrer a uma dessas vagas. A única exceção é o curso de Pedagogia para séries iniciais, voltado especificamente para os que concluíram o Ensino Médio em Curso de Formação de Professores, equivalente ao antigo Curso Normal.

Para se inscrever, os interessados podem se dirigir a um dos pólos do Cederj ou pela internet, preencher o requerimento de inscrição e retirar o boleto no valor de R$ 35. O boleto é pagável em qualquer banco.

Os cartões de confirmação de inscrição estarão disponíveis nos pólos e na Internet nos dias 28 e 29 de junho.

As provas serão realizadas nos dia 30 de junho, das 9h às 14h, nos pólos do Cederj. Os candidatos devem chegar uma hora antes.

O exame é composto de três partes. Na primeira, os candidatos devem responder a 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. A segunda é uma redação.

A última é composta de cinco questões discursivas, cujo conteúdo varia em função do curso escolhido. Assim, os que estiverem fazendo vestibular para Administração, por exemplo, devem responder a questões discursivas de História e de Matemática.

O programa de cada disciplina pode ser encontrado no Manual do Candidato (em PDF).

12/6/2007

Publicado em 12 de junho de 2007