Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

CES (Centro de Ensino Supletivo): Trabalhando com Jovens e Adultos

Adriana Oliveira Bernardes

Professora de Física

Inicialmente o CES foi concebido para ter seu funcionamento diferente das escolas convencionais, já que traz em si a ideia de uma escola aberta, com condições para atender alunos que iniciem o curso em qualquer período do ano, em horários favoráveis aos mesmos, sem obrigatoriedade de frequência.

Os CES atendem a Escola Básica, desde a Alfabetização até o Ensino Médio. Trabalha-se nestes centros respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, o que sabemos ser o ideal. Isto é possível, já que o aluno recebe atendimento individual dos professores responsáveis pelas disciplinas.

Basicamente, o CES trabalha com Educação de Jovens e Adultos, alunos estes que por algum motivo não puderam frequentar a escola na idade ideal. No CES, os alunos são aceitos para o Ensino Fundamental a partir dos 14 anos e para o Ensino Médio a partir do 17 anos.

Os recursos didáticos principais utilizados são os módulos de ensino das diversas disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental e Médio. Sabendo da necessidade de jovens e adultos tomarem contato com novas tecnologias de ensino, existe um esforço para oferecer aos alunos recursos que lhes possibilitem, num futuro próximo, a inclusão num mercado de trabalho exigente de conhecimento em tecnologia digital. Contamos com o acesso à Internet e é incentivada a utilização do laboratório de Informática pelos alunos.

O CES trabalha tanto com o atendimento a distância como com o presencial. Os alunos inicialmente se dirigem ao centro, matriculam-se a princípio em no máximo duas disciplinas e recebem os módulos das matérias escolhidas. Estes módulos devem ser estudados e, caso ocorra alguma dúvida, o aluno deve se dirigir ao CES para tentar saná-la através do atendimento do professor da disciplina.

O Centro de Ensino Supletivo do Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela em Itaocara