Plantando árvores e colhendo ideias

Mariana Cruz

Vida útil
Dicas para simplificar a vida

A consciência ecológica dos jovens de ontem e hoje

Lembro de um professor de geografia que tive nos distantes anos de minha adolescência que falava sobre um futuro (este não muito distante) onde o petróleo seria mais valioso que o ouro, a água seria escassa e o ar seria comercializado. Achávamos o cara completamente doido, um apocalíptico que deveria escrever roteiros para filmes de ficção científica tipo Mad Max em vez de ficar bancando o professor. Eu queira saber sobre cerrado, savana e estepes, e ele lá com aquelas teorias malucas.

À medida que o tempo foi passando, mais seu delírio isolado foi ganhando aliados e hoje as improváveis previsões de outrora são endossadas por cientistas renomados e os dirigentes dos países mais ricos do mundo fazem reuniões e mais reuniões para discutir essas questões.

Talvez seja por isso que os adolescentes de hoje têm uma consciência ecológica muito maior do que os de décadas atrás. A catástrofe ambiental que estamos vivendo se impõe de tal forma que é impossível ignorá-la. São enchentes, ondas gigantes, doenças de pele, calor no inverno e frio no verão, geleiras derretidas, animais se extinguindo, tudo isso estampado nos jornais diários. É a natureza se vingando a passos largos.

Percebi o quanto os jovens estão interados da gravidade do assunto meio sem querer. Dia desses, durante uma aula, utilizei a expressão “em voga”. Os alunos então me perguntaram o que queria dizer isso. Depois de explicar, joguei a pergunta para eles de volta: bom, agora que vocês já sabem o que é estar “em voga”, podem citar o assunto que está mais em voga no mundo? Em todas as minhas seis turmas (repeti a questão para as outras turmas só por curiosidade) todos os exemplos dados eram relacionados ao meio ambiente: efeito estufa, poluição, alterações climáticas, desequilíbrio ecológico etc.

Se por um lado fiquei orgulhosa da geração que vem por aí, consciente das enfermidades da nossa Terra, por outro lado, me alarmei, pois esse consenso entre as turmas é sinal de que realmente tá feia a coisa.

Plantando árvores de forma segura (na cidade)

Preocupada com isso, pensei no famoso “faça a sua parte” e lembrei do ensinamento do revolucionário cubano, José Martí, de que a vida só é completa depois que se planta uma árvore, se escreve um livro e se tem um filho.

Provavelmente estamos de acordo sobre qual delas é a mais simples: a árvore. Simplicidade, porém, não é sinônimo de irrelevância. Muitas vezes, o mais simples deve ser visto como o mais importante (alguém já falou isso antes?). Em tempos de contaminação e degradação dos ecossistemas, esgotamento de recursos, perda de diversidade biológica, plantar uma árvore é um ato nobre.

Mas para que uma boa intenção não se transforme em transtorno, é importante saber certos cuidados a serem tomados ao se plantar uma árvore:

• O espaço ao redor da árvore deve suficiente para que as raízes se desenvolvam bem e a água penetre;
  • Deve-se ter cuidado com as árvores muito grandes para que não causem danos futuros à rede elétrica;
  • É importante que seja uma árvore nativa da região. Ao escolher uma árvore frutífera, é bom saber que estas atraem pássaros, além disso, as frutas podem cair em cima de algo ou de alguém;

Mas antes de tudo, é aconselhável contatar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, este órgão deve ter um departamento encarregado da arborização urbana. Se não houver, consulte alguém experiente, como um botânico ou um paisagista.

Espaço aberto para sugestões de como trabalhar a ecologia em sala de aula

Quem tiver mais sugestões de atividades ecológicas para serem trabalhadas em sala de aula é só enviar para o Fórum Discutindo: O que a sua escola está fazendo para que os alunos tenham consciência ambiental?

A natureza agradece.

Fonte: Saúde na Internet

Publicado em 15 de maio de 2007.

Publicado em 19 de junho de 2007