Curso aproxima população de baixa renda da universidade

Leonardo Soares Quirino da Silva

De 26 de junho a 7 de julho estarão abertas inscrições para curso intensivo do Pré-Vestibular Social

O preço dos "cursinhos", a distância dos grandes centros, a necessidade de trabalhar ou estudar durante a semana são alguns dos fatores que costumam deixar mais longe para largas parcelas da população o sonho do diploma universitário. Para ajudar essas pessoas a alcançarem seu ideal, o Cederj criou em 2003 o Pré-Vestibular Social (PVS).

Este ano serão abertas 3080 vagas para o PVS 2007. As aulas do "intensivão" serão de 4 de agosto a 15 de dezembro em 26 municípios e 35 pólos em todo o estado. Em 33 pólos, as aulas são oferecidas aos sábados das 8h às 17h. Nos pólos de Duque de Caxias (Sarapuí) e Nova Iguaçu (antigo Fórum), serão oferecidas aulas duas vezes por semana à tarde. A escolha do sábado na maioria dos pólos visa exatamente atender aos alunos que estão concluindo o ensino médio ou as pessoas que já concluíram e que trabalham durante a semana, explicou a coordenadora geral do PVS, professora Maria Bastos.

Para concorrer, os interessados devem se inscrever somente nos pólos e o critério de seleção é socioeconômico.

No edital foi estipulado que os candidatos têm que comprovar renda per capita familiar bruta de até R$ 630,00, bem como ter concluído ou estar concluindo o ensino médio em 2007. O curso e o material didáticos são gratuitos.

Os futuros alunos do Intensivo terão aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Redação.

Alcance Social

Depois das aulas, os alunos poderão tirar suas dúvidas pelo 0800 (ligação gratuita). Em cada pólo existe um quadro informando os horários que, durante a semana, os tutores estarão disponíveis para esclarecer os vestibulandos.

Nestes quatro anos, cerca de 43 mil alunos já passaram pelo PVS. Isso o torna um dos programas do Cederj com maior alcance social.

A professora Maria Bastos destacou ainda que o Pré-Vestibular Social é oferecido em 4 unidades do Complexo Penitenciário de Bangu.

Satisfação

O reconhecimento da importância do PVS em sua formação levou alguns ex-alunos a declararem espontaneamente sua satisfação no "Hall da Fama". Um deles é Leandro da Silva Rodrigues, que estudou no pólo de Nova Iguaçu no ano passado. Aprovado para geografia na Uerj e educação física na Uniabeu, Leandro declarou que:

- Meu segundo grau foi provão supletivo do estado e minha única experiência de ensino médio em sala de aula foi o pré-vestibular social do Cederj, por isso afirmo, o conteúdo é perfeito e os professores são excelentes. Parabéns, e meu muito obrigado; sem vocês, eu não estaria numa faculdade hoje.

Outros destacaram a importância do PVS na revisão dos conhecimentos adquiridos no ensino médio, como Érica Bosi, de Barra Mansa, ou Robson da Silva Amorim, de Pinheiral, que demonstrou sua satisfação assim:

- Quero agradecer a oportunidade de ter feito o PVS/Pinheiral/RJ. Após 11 anos sem frequentar sala de aula, com apenas 03 meses eu consegui ser aprovado no Vestibular do CEDERJ - Pólo Volta Redonda e já estou cursando Matemática. Não poderia deixar de falar dos ótimos professores que vocês mandaram para Pinheiral, eles são alegres, de uma linguagem simples e incentivam os alunos todo o tempo... Meu muito Obrigado!

26/6/2007

Publicado em 26 de junho de 2007