Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Sites úteis e fúteis

Mariana Cruz

Vida útil
Dicas para simplificar a vida

Não que aquele papelzinho de “telefones úteis” tenha ficado obsoleto, há certas situações em que ele é a única solução. Mas é inegável que seus irmãos virtuais, os “sites úteis”, vêm ganhando cada vez mais espaço. Para saber o número de algum estabelecimento, por exemplo, o oneroso 102 ou, para os mais econômicos, as pesadas páginas amarelas (ultimamente amplamente utilizadas como base de monitores) perdem para os sites de busca, na medida em que estes fornecem rapidamente as informações que gastaríamos um tempão no telefone para obter.

A fim de facilitar a vida de nosso atribulado leitor, resolvemos colocar uma listinha de 20 sites úteis, um pouco mais descolada que aquela que, invariavelmente, pregamos na geladeira.

 Depois de três anos trabalhando ininterruptamente, você decidiu que chegou a hora de descansar: suas férias começaram, você quer aproveitá-las plenamente, mas tem pendências desagradáveis que não conseguiu resolver durante o período de trabalho. Não adianta fugir, os primeiro dias de recesso são reservados para as coisas chatas como dentista, médico, revisão do carro e os inevitáveis “problemas burocráticos” que nós, cidadãos responsáveis, vez ou outra temos de encarar. Antes de mergulhar no universo kafkiano, porém, é importante tirarmos nossas dúvidas. No http://www.soleis.adv.br você tem acesso à Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST. 

Mas os problemas continuam chegando e você quer saber seus direitos, onde e como reclamar. Acesse http://www.defenda-se.inf.br com as ferramentas necessárias para encaminhar ou resolver seus problemas de cidadão ou consumidor: Aposentadoria, Direitos Humanos, Consumidor, Impostos, Serviços Públicos, Trabalho etc. Tudo lá.

Finda essa etapa, vem outra não menos trabalhosa: a peregrinação de instituição em instituição. O site http://www.cartorio24horas.com.br pode nos poupar de uma série de idas e vindas aos cartórios. Através dele podemos solicitar documentos na internet, entre outras facilidades.

Uma vez saídos deste mundo habitado por processos e documentos, uma recompensa fútil se faz necessária: vamos às compras! Para que este prazer não se torne uma dor de cabeça, economizar é preciso. Assim, o melhor a fazer é uma pesquisa de preços pelo site http://www.gastarpouco.com

Com a economia nas compras, talvez sobre um troco para uma viagem. Antes de resolver o destino, dê uma olhada no http://www.climatempo.com.br e fique a par da previsão do tempo no Brasil e no mundo.

Agora sim é a vez de ir para o www.hotelinsite.com.br. Um site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil, dividido por cidade, por faixa de preços, reservas etc.

Se a viagem for terrestre, encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades no http://www.ondeestou.com.br

Prevenção nunca é demais. Antes de partir, certifique-se das condições das estradas do Brasil. Consulte o http://www.dnit.gov.br

Se a viagem for aérea, tenha acesso ao horário de chegadas e partidas dos voos dos aeroportos nacionais. É só clicar: http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx

Fique atento às diferenças de horário entre lugares. O site que te informa as horas em qualquer lugar do mundo é o http://www.timeticker.com ( O site está em inglês, mas basta clicar no nome do países para ver a hora local)

Ao chegar no destino de viagem, não perca tentando se localizar. Situe-se através do mapa da rua das cidades http://mapas.terra.com.br

Dependendo do país visitado, muitas coisas podem variar. É bom estar por dentro do que os termômetros de temperatura marcam por lá. Pelo site http://www.webcalc.com.br é possível converter não só unidades de graus, como de diversas outras coisas como aceleração, ângulo, área, densidade, energia etc.

Com todas essa medidas a viagem tem tudo para dar certo.

Mas a vida não é só um mar de rosas. Já de volta da ótima viagem, suponhamos que surjam alguns contratempos como, por exemplo, ter seu veículo furtado (toc, toc, toc). Acalme-se, nem tudo está perdido. Antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe sobre o furto no site http://www.dprf.gov.br. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato.

A rapidez com que as viaturas foram informadas faz com que o veículo, em um curto espaço de tempo, já esteja novamente em seu poder. A fim de relaxar do pequeno susto, você resolve dar uma volta em um bosque perto de casa, mas como dizem que uma desgraça nunca vem sozinha, neste bucólico passeio o improvável acontece: um cobra te pica. Coincidentemente, dias antes você havia feito uma consulta ao site http://www.bombeirosemergencia.com.br/primeirossocorros.htm e sabe exatamente como agir enquanto espera o médico. Mantém o local da mordida abaixo do nível do coração e limpa o ferimento com água e sabão.

A cobra não era venenosa. Está tudo bem. Exceto sua alergia que voltou com força total, desencadeada por esses estresses. O preço dos remédios está pela hora da morte, mas você sempre sabe onde encontrar boas ofertas, vai direto ao site http://www.consultaremedios.com.br para ficar por dentro dos preços dos medicamentos, similares e genéricos.

O conselho agora é relaxar. Ligue para aquele amigo de quem você tanto gosta e não vê faz tempo. Se perdeu o contato, consulte o catálogo telefônico do Brasil http://www.102web.com.br . É só escrever o nome dele completo (se a linha estiver ainda no nome dele). Lá estará o número.

Além de resgatar amigos sumidos, aproveite seus últimos dias de férias para relembrar as imagens da viagem. É só utilizar o indexador de imagens do Google http://www.picasa.com para capturar fotos e filmes de dentro de seu computador e os agrupar da maneira que desejar.

Você reagiu e a sorte voltou a sorrir: displicentemente, você deu uma visitada no site http://www.debit.com.br que informa todos os índices disponíveis no mercado financeiro e viu que ganhou uma bolada nas suas ações.

Comemore conversando com os amigos que fez nesta viagem recente através do http://www.skype.com. Um programa que te permite ver e falar pela internet com outros computadores ou falar de seu computador com telefones fixos e celulares em qualquer lugar do mundo (de computador para computador com voz e imagem e de computador para telefone fixo ou celular).

Depois dessas agitadas férias, o trabalho te espera. Mas você aprendeu que apesar de todos os incidentes ocorridos neste período, um bom descanso é importante. Não vai mais ficar até tarde no trabalho impunemente sem que suas horas extras sejam contadas. Para que não haja dúvidas é só você ter o seu cartão de ponto Debit http://www.debit.com.br/intocp.php, que irá possibilitar calcular as horas extras e noturnas às quais tem direito. Basta fornecer alguns dados e, em instantes, você obterá o resultado.

Bom trabalho!

Publicado em 15 de maio de 2007.

Publicado em 10 de julho de 2007

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.