Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Operações fundamentais em aritmética com o ábaco chinês

Leonardo Soares Quirino da Silva

Usado desde a Antiguidade, o ábaco serve para a realização de operações fundamentais em matemática – soma, subtração, multiplicação, divisão e extração de raízes quadráticas e cúbicas.

Ao contrário da calculadora, que dá a resposta de forma direta ao operador, no ábaco é necessário conhecer os processos para a realização das operações.

Daí decorrem duas das vantagens apontadas pelos defensores do uso desse instrumento na educação. Eles argumentam, primeiro, que alguém que sabe usar o ábaco faz contas mais rapidamente nele que na calculadora, o que já foi verificado em diversas oportunidades. Depois, o uso do quadro para fazer contas desenvolve a capacidade de cálculo mental de seus usuários.

O texto da oficina de Ábaco que será publicado no Portal da Educação Pública em breve é um tutorial para o uso do ábaco chinês – suan pan. A versão original, em espanhol, encontra-se no site Operaciones Fundamentamentales del Ábaco Chino e traduzida para o português com a autorização dos autores.

A princípio, as operações descritas podem ser realizadas com a atual versão japonesa do instrumento – soroban –, que foi simplificada nos anos 20 do século passado para o ensino de matemática nas escolas.

No Brasil, uma versão do soroban, onde as bolas se deslocam com menos facilidade, é utilizada para ensinar matemática para cegos. Nos documentos, esse instrumento teve a grafia aportuguesada para sorobã.

Para quem quiser acompanhar os exemplos citados sem ter que comprar ou fazer um ábaco chinês ou qualquer outro é possível baixar gratuitamente na internet programas que emulam o funcionamento de um. Na página de David Bagley, existem programas em Java que simulam o funcionamento desse equipamento. Para isto, clique primeiro neste link e na segunda linha e coluna escolha o “Scalable”, clicando duas vezes com o cursor do mouse sobre o ícone. Vai abrir uma janela em separado com um ábaco chinês. Caso seu computador não tenha Java, será preciso baixá-lo.

Outra alternativa é baixar a versão gratuita do programa Sorocalc 1.5 no site Soroban Brasil: cálculo mental.

Para os que quiserem se aventurar a construir seu próprio soroban ou suan pan, há dois caminhos. O primeiro é o tutorial existente na página Soroban Brasil para construir um ábaco japonês.

Visite:

Publicado em 31 de julho de 2007

Publicado em 31 de julho de 2007