Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Estante Virtual

Mariana Cruz

Sebo sem poeira

Imagem da página inicial do site
http://www.estantevirtual.com.br

Para quem realmente gosta de leitura, tirar uma tarde para ficar passeando pelos sebos do Centro do Rio de Janeiro é um programão. Naqueles corredores estreitíssimos cobertos de livros, é irresistível sentar-se no banquinho baixo e passar horas lendo pequenos trechos de diversos volumes que aparecem à nossa frente.

Nessa degustação literária, nos deparamos com sabores variados: adocicados romances, insossas biografias, ardentes sagas medievais e outras leituras de gosto indefinível, como Os Lusíadas em esperanto. Sem falar que em tais estabelecimentos há sempre um gato robusto e indiferente aos carinhos dos clientes, como se a convivência com os livros lhe conferisse um grau de superioridade diante dos humanos.

O problema é que, passada a época estudantil, ficar uma tarde inteira garimpando raridades nos sebos do Centro virou pura ficção. E convenhamos que folhear por horas aquelas brochuras empoeiradas não é nada recomendável aos nossos pulmões. Outra desvantagem é que, por vezes, seduzidos pelos módicos preços dos usados, os fanáticos pelas letras acabam comprando livros que nunca chegarão a abrir, como o já citado Os Lusíadas em esperanto. É o famoso “barato que sai caro”.

Assim, usemos a alergia, a falta de tempo e o impulso consumista como consolo e estímulo para nos adaptarmos à realidade virtual que nos cerca.

No site Estante Virtual é possível consultar o acervo de quase 200 sebos e livreiros de todo o país sem dar um único espirro. Nada menos do que um milhão de livros estão relacionados on-line. Na Apresentação do site estão diversos tópicos como Tecnologia, Gestão e Portal que mostram seu funcionamento. No tópico Futuro, você pode enviar sugestões para o desenvolvimento e modernização do portal.

Na seção Livros e Livreiros temos um mapa do Brasil. Basta clicar no estado desejado e lá aparecerão todos os sebos e os livreiros cadastrados daquela região.

A Busca pode ser feita por autor, título ou palavra-chave. Mas talvez a seção principal seja a Sua Estante Virtual, onde estão diversas opções para encontrar o livro desejado. No tópico Garimpe por Estante os livros estão separados por assunto, e cada assunto tem o número de livros disponíveis. Sobre História, por exemplo, são mais de 42 mil títulos para entender todos os acontecimentos no mundo, desde o paleolítico até os dias de hoje. Também podem ser conseguidos livros sobre agricultura, artesanato, astronomia... Para os que querem evoluir espiritualmente, são mais de três centenas de livros esotéricos; trinta e um mil títulos de Filosofia, para quem pensa (e logo existe); quase sete mil títulos sobre ensino de idioma, gibis, hobbies, humor, folclore, infanto-juvenis, livros raros... É assunto que não acaba mais. E o internauta tem também a opção de garimpar por cidade, por bairro, por editora e, claro, por autor.

No lado direito da tela há um boxe com o nome dos últimos livros procurados. Com todas essas opções, fica fácil encontrar Ficciones,de Jorge Luís Borges, a R$ 10,00 em espanhol ou português; Dom Quixote a R$ 8,00; Ulisses, de Joyce, em três volumes, de 1927; Grande Sertão: Veredas aos borbotões, além de outros clássicos da literatura universal.

Ao se cadastrar, você pode comprar livros, encomendar buscas off-line junto a todos os livreiros e sebos ligados ao portale participar de fóruns de discussão. Quem não tem mais onde colocar os livros em casa pode participar como livreiro (com até 100 livros), vendendo-os sem pagar nenhuma porcentagem. Os sebos e livreiros virtuais também podem se cadastrar e ter uma estante de até 60 mil livros. Basta escolher o plano.

Agora, você já pode ir aos sebos sem precisar conviver com gatos esnobes, poeira e compulsões consumistas. Por outro lado, fica mais difícil folhear os gibis do Tex e ver as capas da revista Manchete com aquelas atrizes (hoje cinquentonas) novinhas e seus cabelos anos 80. Mas vale a opção.

Publicado em 21 de agosto de 2007

Publicado em 21 de agosto de 2007

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.