Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Overmundo

Leonardo Soares Quirino da Silva

Feito pelos leitores

Imagem da página inicial do site
http://www.overmundo.com.br

Querendo publicar sua crítica do último filme que viu ou do último livro que leu? Pensando em publicar seus contos e poesias, mas não sabe onde? Seu problema é divulgar o baile que você e seus amigos organizaram ou os serviços culturais que vocês oferecem? Então seus problemas talvez tenham acabado: você pode publicar tudo isso e muito mais no Overmundo, um site criado pelo antropólogo Hermano Vianna, pelo advogado José Marcelo Zacchi, pelo colunista da revista Trip Alexandre Youssef e pelo professor de Direito Ronaldo Lemos.

Com base na interatividade, o site pretende servir de veículo para divulgar a produção cultural feita por brasileiros em todo o mundo. Os autores do projeto observaram que, apesar de a produção ser cada vez maior, ela não consegue espaço nos veículos de comunicação tradicionais.

Para resolver esse problema, o Overmundo conta com a colaboração dos leitores, que tanto enviam material para publicação, quanto escolhem o que deve ser publicado. Daí, o talvez no final do primeiro parágrafo.

Quem quiser publicar no site deve, primeiro, transformar-se em overmano ou mana ao se cadastrar. Todo mano cadastrado tem um perfil onde aparecem os textos que apresentou para publicação – aprovados ou não – já que nem tudo que é postado no blog sai no Overmundo. Para isso, o mano deve enviar o material para publicação.

Antes de ir para o site, a colaboração passa por um processo em duas etapas. Na primeira, ele entra na fila de edição, onde fica durante 48h. Nessa etapa, tanto o autor pode enviar colaborações quanto receber sugestões dos outros. Em seguida vem a fase decisiva, quando a colaboração entra na fila de votação, onde fica mais 48h. Só vai entrar no Overmundo o material que receber pelo menos 60 votos favoráveis dos membros da comunidade.

As colaborações podem ser publicadas em quatro áreas principais – Overblog, Agenda, Guia e Banco de Cultura. O primeiro é dedicado a críticas, reportagens e entrevistas. No terceiro, esperam-se dicas sobre as cidades brasileiras, mas aquelas que só os locais podem dar. Por fim, textos literários, poesias, filmes, vídeos, músicas e outras produções culturais devem ser encaminhadas ao banco. Além disso, o site também contém cinco fóruns: Ajuda, Classificados, Código, Conversas e Observatório.

Além de divulgar suas obras e atividades, em Overmundo você vai saber de bailes e serviços culturais e conhecer textos e críticas de outros manos. Talvez tão bons quanto os seus.

Publicado em 4 de setembro de 2007

Publicado em 04 de setembro de 2007

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.