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A nova geopolítica das nações

José Luís Fiori

Professor titular de Economia Política Internacional, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul

Foi a necessidade de financiamento das guerras que esteve na origem desta convergência entre o poder e a riqueza. Mas, desta vez, o encontro dos "príncipes" com os "banqueiros" produziu um fenômeno absolutamente novo e revolucionário: o nascimento dos "Estados-economias nacionais". Verdadeiras máquinas de acumulação de poder e riqueza que se expandiram a partir da Europa e através do mundo, numa velocidade e numa escala que permitem falar de um novo universo, com relação ao que havia acontecido nos séculos anteriores. (Fiori, 2004, 34)

1. O FATO E A TEORIA

Toda análise do sistema internacional supõe alguma visão teórica a respeito do tempo, do espaço e do movimento da sua "massa histórica". Sem a teoria, é impossível interpretar a conjuntura e identificar os movimentos cíclicos e as "longas durações" estruturais, que se escondem e se desvelam, ao mesmo tempo, através dos acontecimentos imediatos do sistema mundial. Só tem sentido falar de "grandes crises", "inflexões" e "tendências" a partir de uma teoria que relacione e hierarquize fatos e conflitos locais, regionais e globais, dentro de um mesmo esquema de interpretação. Além disso, é a teoria que define o "foco central" da análise e sua "linha do tempo". Por exemplo, com relação às transformações mundiais das últimas décadas, é muito comum falar de uma "crise da hegemonia americana", na década de 1970, e reconhecer que depois disso houve duas inflexões históricas muito importantes, em 1991 e 2001. Mas por trás desse consenso aparente podem esconder-se interpretações completamente diferentes, dependendo do ponto de partida teórico de cada analista. Por isso, esta nossa análise da conjuntura internacional começa expondo, de forma sintética, seu foco de observação, sua tese central e suas principais premissas teóricas, para só depois analisar as mudanças recentes do sistema mundial e discutir o novo lugar da China, da Índia, do Brasil e da África do Sul.

1.1. O foco da análise e sua tese central

O foco de nossa análise se concentra no movimento de expansão e nas transformações estratégicas do poder global dos Estados Unidos, sobretudo depois de sua "crise" dos anos 70 e de sua vitória nos anos 90, quando os Estados Unidos assumiram, explicitamente, o projeto de construção de um império global. Entretanto, logo em seguida esse projeto atingiu seu limite teórico de expansão e abriu portas - dialeticamente - para o reaparecimento e a universalização dos Estados nacionais e de seu cálculo geopolítico, que agora atinge todos os tabuleiros regionais do sistema mundial. Muitos analistas confundiram essa mudança com uma "crise terminal" do poder americano, ou do "sistema mundial moderno", sem perceber que neste início do século XXI esse sistema moderno de "Estados-economias nacionais" alcançou sua máxima extensão e universalidade, globalizando a competição político-econômica das nações e permitindo, dessa forma, um novo ciclo de crescimento da economia internacional.

1.2. As premissas teóricas

Por trás da nossa hipótese existe uma teoria e algumas generalizações históricas acerca da formação, expansão e mudanças do sistema mundial, que se iniciou no século XVI e se consolidou nos séculos XVII e XVIII, a partir da Europa. De forma sintética, e por ordem, vejamos suas teses principais:

  1. O atual "sistema político mundial", que nasceu na Europa no século XVI e se universalizou nos últimos 500 anos, não foi uma obra espontânea nem diplomática. Foi uma criação do poder, do poder conquistador de alguns Estados territoriais europeus que definiram suas fronteiras nacionais no mesmo momento em que se expandiram para fora da Europa e se transformaram em impérios globais[1].
  2. Da mesma forma, o "sistema econômico mundial", que também se constituiu nesse mesmo período a partir da Europa, não foi uma obra exclusiva dos "mercados" ou do "capital em geral". Foi um subproduto da expansão competitiva e conquistadora de algumas economias nacionais europeias que se internacionalizaram junto com seus respectivos "Estados-economias", que se transformaram, imediatamente, em impérios coloniais.
  3. Duas características distinguem a originalidade e explicam a força vitoriosa desses poderes europeus: primeiro, a maneira como os Estados territoriais criaram e se articularam com suas economias nacionais, produzindo uma "máquina de acumulação" de poder e riqueza absolutamente nova e explosiva - os "Estados-economias nacionais"; e, segundo, a maneira como esses "Estados-economias nacionais" nasceram, em conjunto e numa situação de permanente competição e guerra entre si e com os poderes imperiais de fora da Europa.
  4. Segundo o sociólogo alemão Norbert Elias, desde o início desse sistema, nessa competição permanente, "quem não sobe, cai (Elias, 1939/1976, p. 134)". Por isso, as guerras se transformaram na atividade principal dos primeiros poderes territoriais europeus e depois seguiram sendo a atividade básica dos Estados nacionais. E, com isso, as guerras acabaram cumprindo na Europa, um papel contraditório, atuando simultaneamente como uma força destrutiva e integradora, promovendo uma espécie de "integração destrutiva" de territórios e regiões que tinham se mantido distantes e separados até os séculos XVI e XVII, e que só passaram a fazer parte de uma mesma unidade, ou de um mesmo sistema político, depois da Guerra dos 30 anos, da Paz de Westfalia (em 1648) e das Guerras do Norte, no início do século XVIII.
  5. Dentro desse novo sistema político, todos os Estados estavam obrigados a se expandir para poder sobreviver. Por isso se pode falar de uma "compulsão expansiva" de todo o sistema e de cada um de seus Estados territoriais e da sua necessidade de conquista permanente de novas posições monopólicas de poder e de acumulação de riqueza. É nesse sentido que se pode dizer que, desde a formação mais incipiente do novo sistema, suas unidades competidoras tinham que se propor, em última instância, à conquista de um poder cada vez mais global sobre territórios e populações cada vez mais amplos e unificados até o limite teórico da monopolização absoluta e da constituição de um império político e econômico que teria uma abrangência mundial.
  6. Mas essa tendência à centralização e à monopolização do poder e da riqueza que nasce da competição dentro do sistema mundial nunca se realizou plenamente, nestes últimos 500 anos. E não se realizou porque as mesmas forças que atuam na direção do poder global atuam também na direção do fortalecimento do poder e dos capitais nacionais. Para ser mais preciso: a vitória e a constituição de um império mundial seria a vitória de algum Estado nacional específico. Daquele que tivesse sido capaz de monopolizar o poder até o limite do desaparecimento de seus competidores. Porém, ao mesmo tempo, sem o prosseguimento da competição, o Estado ganhador não teria como seguir aumentando seu próprio poder, como no caso da competição intercapitalista. E, nesse sentido, se pode concluir que a vitória hipotética de um único "Estado-economia nacional" significaria, ao mesmo tempo, a destruição do mecanismo de acumulação de poder e riqueza que mantém o sistema mundial em estado de expansão desordenada, desequilibrada e contínua.
  7. Essa contradição do sistema mundial impediu o nascimento de um império global, mas não impediu a oligopolização precoce do controle do poder e da propriedade da riqueza nas mãos de um pequeno grupo de Estados - que se transformaram nas grandes potências, com capacidade de imposição da sua soberania e do seu poder muito além de suas fronteiras nacionais. Uma espécie de núcleo central do sistema, que nunca teve mais do que seis ou sete "sócios", todos eles europeus, até o início do século XX, quando os Estados Unidos e o Japão ingressaram no "círculo governante" do mundo. Além disso, estes Estados sempre colocaram barreiras à entrada de novos "sócios" e, apesar de suas relações competitivas e bélicas, sempre mantiveram entre si relações complementares.
  8. Os Estados e seus capitais nacionais nem sempre andaram juntos nas suas competições econômicas e político-militares, mas na hora da escassez de recursos essenciais aos Estados e aos capitais privados sua aliança nacional se estreitou até o limite do enfrentamento conjunto das guerras. Por sua vez, também entre os Estados e os capitais nacionais competidores, houve sempre convivência, complementaridade e até alianças e fusões ao lado de competição, dos conflitos e das guerras. Às vezes predominou o conflito, às vezes a complementaridade, mas foi essa "dialética" que permitiu a existência de períodos mais ou menos prolongados de paz e crescimento econômico convergente entre as grandes potências. E só em alguns momentos excepcionais, em geral depois de grandes guerras, é que a potência vencedora pôde exercer uma "hegemonia benevolente" dentro do grupo das grandes potências e em relação ao resto do mundo, graças ao interesse comum na reconstrução do sistema recém-destruído.
  9. Até o fim do século XVIII, o "sistema político mundial" se restringia aos Estados europeus e seus impérios, aos quais se agregaram, no século XIX, os Estados americanos, e depois, no século XX, os novos Estados africanos e asiáticos. Algo diferente aconteceu com o "sistema econômico mundial", que sempre incluiu as economias coloniais dentro da divisão internacional do trabalho definida pelas necessidades das metrópoles.
  10. Foi só no final do século XX que o sistema mundial universalizou definitivamente a grande invenção dos europeus: seus "Estados-economias nacionais". Mas, com isso o sistema mundial se fragmentou, dando origem a várias estruturas políticas e econômicas regionais e à multiplicação das lutas pela liderança ou hegemonia dentro desses subsistemas, uma espécie de etapa prévia indispensável aos candidatos à luta pelo poder global.
  11. Concluindo, do nosso ponto de vista, qualquer discussão sobre o futuro do atual sistema mundial e sobre as perspectivas dos seus Estados ou "potências emergentes" deve partir de três convicções preliminares: a) no "universo em expansão" dos "Estados-economias nacionais" não há possibilidade lógica de uma "paz perpétua", tampouco de mercados equilibrados e estáveis; b) não existe a possibilidade de que as grandes potências possam praticar de forma permanente uma política só voltada para a preservação do status quo, isto é, elas serão sempre expansionistas, mesmo quando já tiverem conquistado e se mantiverem no topo das hierarquias de poder e riqueza do sistema mundial; c) por isso, o líder ou hegemon é sempre desestabilizador de sua própria situação hegemônica, porque "quem não sobe permanentemente cai", dentro deste sistema mundial; e, finalmente, d) não existe a menor possibilidade de que a liderança da expansão econômica do capitalismo saia - alguma vez - das mãos dos "Estados-economias nacionais" expansivos e conquistadores.

2. O PODER GLOBAL DOS ESTADOS UNIDOS

2.1. Expansão, hegemonia e projeto imperial

Os Estados Unidos foram o primeiro Estado nacional que se formou fora da Europa. Mas sua conquista e colonização foi uma obra do expansionismo europeu, assim como sua guerra de independência foi uma "guerra europeia". E seu nascimento foi - ao mesmo tempo - o primeiro passo do processo de universalização do sistema político interestatal, inventado pelos europeus, que só se completaria no final do século XX. Além disso, depois da independência das 13 Colônias, em 1776, os Estados Unidos se expandiram de forma contínua, como aconteceu com todos os Enacionais que já se haviam transformado em grandes potências e em impérios coloniais[2].

Pelo caminho das guerras ou dos mercados, os Estados Unidos anexaram a Flórida em 1819, o Texas em 1835, o Oregon em 1846, e o Novo México e a Califórnia em 1848. No início do século XIX, o governo dos Estados Unidos já havia ordenado duas "expedições punitivas", de tipo colonial, ao norte da África, onde seus navios bombardearam as cidades de Trípoli e Argel, em 1801 e 1815. Por outro lado, em 1784, um ano apenas depois da assinatura do Tratado de Paz com a Grã-Bretanha, já chegavam aos portos asiáticos os primeiros navios comerciais norte-americanos, e, meio século depois, os Estados Unidos, ao lado das grandes potências econômicas europeias, assinavam ou impunham tratados comerciais, à China, em 1844, e ao Japão, em 1854. Por fim, na própria América, quatro décadas depois da sua independência, os Estados Unidos já se consideravam com direito à hegemonia exclusiva em todo o continente e executaram sua Doutrina Monroe, intervindo em Santo Domingo, em 1861, no México, em 1867, na Venezuela, em 1887, e no Brasil, em 1893. E, finalmente, declararam e venceram a guerra com a Espanha, em 1898, conquistando Cuba, Guam, Porto Rico e Filipinas, para logo depois intervir no Haiti, em 1902, no Panamá, em 1903, na República Dominicana, em 1905, em Cuba, em 1906, e de novo no Haiti, em 1912. Por fim, entre 1900 e 1914, o governo norte-americano decidiu assumir plenamente o protetorado militar e financeiro da República Dominicana, do Haiti, da Nicarágua, do Panamá e de Cuba, e confirmou a situação do Caribe e da América Central como sua "zona de influência" imediata e incontestável.

Na 1ª Guerra Mundial, os Estados Unidos tiveram participação decisiva para a vitória da Grã-Bretanha e da França, na Europa, e nas decisões da Conferência de Paz de Versailles, em 1917. Mas foi só depois da 2ª Guerra Mundial que os norte-americanos ocuparam o lugar da Grã-Bretanha dentro do sistema mundial, impondo sua hegemonia na Europa e na Ásia, e, um pouco mais à frente, no Oriente Médio, depois da Crise de Suez, em 1956. Foi nesse período de reconstrução da Europa, da Ásia e do próprio sistema político e econômico mundial que os Estados Unidos lideraram - até a década de 1970 - uma experiência sem precedentes de "governança mundial" baseada em "regimes internacionais" e "instituições multilaterais", tuteladas pelos norte-americanos. A engenharia deste novo sistema apoiou-se na bipolarização geopolítica do mundo com a União Soviética e numa relação privilegiada dos Estados Unidos com a Grã-Bretanha, e com os "povos de língua inglesa". Mas, além disto, tiveram papel decisivo no funcionamento dessa nova "ordem regulada": a unificação europeia, sob proteção militar da OTAN, e a articulação econômica - original e virtuosa - dos Estados Unidos com o Japão e a Alemanha, que foram transformados em "protetorados militares" norte-americanos e em líderes regionais do processo de acumulação capitalista, na Europa e no Sudeste Asiático.

Esse período de reconstrução do sistema mundial e de "hegemonia benevolente" dos Estados Unidos, durou até a década 1970, quando os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã e abandonaram o regime monetário e financeiro internacional, criado sob sua liderança, na Conferência de Bretton Woods, no final da 2ª Guerra Mundial. Foi quando se falou de uma "crise de hegemonia", e muitos pensaram que fosse o final poder americano. Existe uma interpretação dominante sobre esta "crise da hegemonia americana" da década de 1970 que realça, no campo geopolítico, as derrotas militares e os fracassos diplomáticos dos Estados Unidos, no Vietnã - e seu "efeito dominó" no Laos e no Camboja - mas também na África, na América Central e no Oriente Médio, culminando com a revolução xiita e a "crise dos reféns" no Irã e a invasão soviética do Afeganistão, já no final da década, em 1979. Essa mesma interpretação costuma destacar, pelo lado econômico, o fim do "padrão dólar", a subida do preço do petróleo, a perda de competitividade da economia norte-americana e a primeira grande recessão econômica mundial depois da 2ª Grande Guerra. Uma sucessão de acontecimentos que teriam fragilizado e desafiado o poder americano, provocando uma avassaladora resposta conservadora na década de 1980. Uma resposta que teria permitido a "retomada da hegemonia" e teria dado origem às principais transformações do sistema mundial no fim século XX[3].

Mas existe outra maneira - mais dialética - de ler esses mesmos acontecimentos a partir do processo da reconstrução do sistema mundial e do sucesso da hegemonia norte-americana depois do fim da 2ª Guerra Mundial. Desse ponto vista, o renascimento competitivo da Alemanha e do Japão foi uma consequência necessária do crescimento econômico capitalista da "era de ouro" e da estratégia norte-americana de articulação preferencial da sua economia com as economias alemã e japonesa, induzida pela Guerra Fria, dentro da Comunidade Europeia, e pela Revolução Chinesa e as Guerras da Coreia e do Vietnã, no Sudeste Asiático. Foi esse mesmo sucesso econômico - e o consequente fortalecimento da Alemanha Ocidental - que permitiu que o governo social-democrata de Willy Brandt tomasse a iniciativa de se aproximar da União Soviética sem consultar os Estados Unidos, dando início à segunda movida geopolítica mais importante do início da década de 1970, a Ostpolitik, que seria mantida e aprofundada depois da reunificação da Alemanha[4] e do reaparecimento da Rússia no tabuleiro geopolítico europeu. Por outro lado, o aumento do peso econômico e da competitividade mundial da Europa e do Japão, junto com o aumento dos gastos expansionistas dos Estados Unidos no Vietnã, só poderiam acabar pressionando a paridade do dólar em relação ao ouro, estabelecida em Bretton Woods. Depois de 1968, cresceu o déficit orçamentário norte-americano, e os Estados Unidos começaram a apresentar déficits no seu balanço comercial, os primeiros desde a 2ª Guerra Mundial. Por isso, antes do momento da ruptura final do "padrão dólar", em 1973, as autoridades monetárias americanas já vinham discutindo o problema e analisando as alternativas mais favoráveis aos interesses dos Estados Unidos[5], incluindo as teses "desregulacionistas" que haviam sido defendidas (e derrotadas transitoriamente) pelos setores financeiros na Conferência de Bretton Woods. Desse ponto de vista, a "crise do dólar", no início dos anos 1970, não foi um acidente nem uma derrota: foi o resultado de um período de sucesso econômico e também uma mudança planejada da estratégica econômica internacional dos Estados Unidos, feita com o objetivo de manter a autonomia da política econômica e preservar a liderança mundial da economia norte-americana[6]. Da mesma forma, pode-se dizer que o fortalecimento tecnológico da União Soviética, no campo militar e espacial, que assustou os Estados Unidos na década de 70, também foi uma consequência inevitável da estratégia americana de contenção e de pressão militar e tecnológica contínua sobre a União Soviética, que serviu, ao mesmo tempo, para justificar os maciços investimentos tecnológico-militares dos Estados Unidos.

Por último, a chamada "insubordinação da periferia", que é incluída como parte da "crise dos 1970", foi ao mesmo tempo, pelo menos em parte, uma grande vitória geopolítica dos Estados Unidos, que apoiaram o processo da descolonização da África e da Ásia, ao lado da União Soviética. No final da 2ª Guerra, existiam cerca de 60 Estados nacionais, e no momento em que terminou a Guerra Fria, já havia cerca de 200 Estados nacionais independentes, em todo o mundo. E foi exatamente no período da "ordem regulada", ou da "hegemonia benevolente" dos Estados Unidos, que o sistema "interestatal" se universalizou, criando uma nova realidade e um desafio à "governança mundial" que começaram a se manifestar de forma mais aguda na década de 1960, durante a descolonização africana.

De vários pontos de vista, portanto, pode-se dizer que, no final dessa década, já havia se esgotado o espaço e o tempo da parceria virtuosa e da "hegemonia benevolente" dos Estados Unidos. Elas foram atropeladas por seu próprio sucesso e suas contradições e foram modificadas pelo poder de autotransformação do seu criador e hegemon, os Estados Unidos, que "fugiram para a frente", e redefiniu seu projeto internacional para manter sua dianteira, na corrida pelo poder e pela riqueza, dentro do sistema mundial. Afinal, como disse Norbert Elias, nesse sistema, "quem não sobe cai". E foi com esse objetivo que os Estados Unidos abandonaram o Sistema de Bretton Woods, recuperando sua liberdade de iniciativa monetária; e abandonaram o Vietnã e se aproximaram da China, renegociando sua posição expansionista no Sudeste Asiático e devolvendo aos chineses seus antigos "estados tributários" da Conchinchina. Foi exatamente assim que começou, em 1970, a grande transformação geopolítica do sistema mundial, que segue em pleno curso, no início do século XXI: num primeiro momento, a China e os Estados Unidos assumiram a reorganização conjunta do tabuleiro geopolítico do Sudeste Asiático[7], sem que os norte-americanos abandonassem sua proteção militar do Japão, de Taiwan e da Coreia do Sul. Mas depois essa mesma mudança estratégica dos anos 1970 acabou abrindo as portas e refazendo o mapa econômico do mundo, com a construção do eixo entre a China e os Estados Unidos, o qual se transformou na locomotiva da economia mundial[8].

Assim mesmo, não há dúvida de que a derrota no Vietnã teve papel importante no início da "revolução militar", que mudou a concepção estratégica e logística da guerra, no fim do século XX. Depois da derrota, os Estados Unidos desenvolveram novos sistemas de informação, controle e comando dos campos de batalha; e investiram pesadamente na produção de novos vetores, bombas teledirigidas e equipamentos sob comando remoto, uma nova tecnologia militar que foi experimentada na Guerra do Golfo, em 1991, e que depois se transformou numa ferramenta importante do projeto imperial americano, dos anos 90. Da mesma forma que a "crise do dólar", a desregulação dos mercados teve papel decisivo na "revolução financeira" dos anos 80/90 e no nascimento do novo sistema monetário "dólar-flexível", que também se transformou em ferramentas de poder fundamentais para a "escalada americana" nas décadas seguintes. Depois de 1991, com a eliminação da concorrência soviética e com a ampliação do espaço desregulado da economia mundial, criou-se um novo tipo de "território global", submetido à senhoriagem do dólar e à velocidade de intervenção das forças militares norte-americanas. Foi o momento em que o sistema mundial deixou para trás, definitivamente, a perspectiva de um modelo "regulado" de "governança global" e de "hegemonia benevolente" e começou a experimentar o novo projeto imperial americano que começou a ser desenhado nos anos 70, e alcançou "velocidade de cruzeiro" na década de 90, no período em que a China ainda digeria sua própria mudança de estratégia econômica e geopolítica internacional.

2.2. O limite do império

Depois da queda do Muro de Berlim, o bombardeio de Bagdá, em 1991, cumpriu um papel equivalente ao bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki, em 1945: definiu o poder e a hierarquia do sistema mundial, depois do fim da Guerra Fria. Mas dessa vez não houve um "acordo de paz", nem havia outra potência com capacidade de negociar ou limitar o poder unilateral dos Estados Unidos. Foi assim que, depois do fim da União Soviética e da Guerra Fria, e no auge da globalização financeira, o mundo experimentou na década de 1990, pela primeira vez na história, a possibilidade real de um império global. Mas essa nova "situação imperial" ficou encoberta, num primeiro momento, pela comemoração coletiva da vitória "ocidental" e pela força da ideologia da globalização, com sua crença no fim da história, das fronteiras nacionais e das próprias guerras. Só no início do século XXI, em particular depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, é que o projeto imperial americano ficou mais transparente.

A despeito disso, olhando retrospectivamente, pode-se ver que o próprio período Clinton - que foi o auge da utopia globalitária - seguiu, depois de 1993, a mesma orientação estratégica que vinha sendo adotada pelo governo Bush (pai), depois do fim da Guerra do Golfo, ambos convencidos de que o novo século deveria ser um "século americano". Durante os oito anos de seus dois mandatos, a administração Clinton manteve forte ativismo militar, apesar de sua retórica a favor da "convivência e integração pacífica dos mercados nacionais". Nesse período, segundo Andrew Bacevich, "os Estados Unidos fizeram 48 intervenções militares, muito mais do que em toda a Guerra Fria" (Bacevich, 2002, 143). Depois de 2001, a nova administração Bush (filho) mudou a retórica da política externa americana e voltou a usar a linguagem militarista, defendendo o direito unilateral dos Estados Unidos de fazer intervenções militares preventivas, em nome da sua "guerra global ao terrorismo", declarada depois dos atentados do 11 de setembro. Mesmo nos seus momentos mais belicistas, a administração Bush não abandonou o discurso a favor do liberalismo econômico nem as pressões concretas para obter a abertura e desregulação de todos os mercados nacionais.

Quando se olha a década de 90 do ponto de vista desse projeto imperial e de seu expansionismo militar, muito antes dos ataques terroristas, compreende-se melhor a rapidez e as intenções geopolíticas da ocupação americana dos territórios fronteiriços à Rússia que haviam estado sob influência soviética até 1991. O movimento de ocupação começou pelo Báltico, atravessou a Europa central, a Ucrânia e a Bielo-rússia, passou pela "pacificação" dos Bálcãs e chegou até a Ásia central e ao Paquistão, ampliando as fronteiras da OTAN, mesmo contra o voto dos europeus. Ao terminar a década, a distribuição geopolítica das novas bases militares norte-americanas não deixa duvidas sobre a existência de um novo "cinturão sanitário", separando a Alemanha da Rússia e a Rússia da China, e sobre a existência de um novo poder militar global, com o controle centralizado de uma infraestrutura mundial de poder com mais de 700 bases ao redor do mundo, com acordos de "apoio militar recíproco" assinados com cerca de 130 países, com o controle soberano de todos oceanos e com a capacidade de intervenção quase instantânea em qualquer ponto do espaço aéreo mundial. Da mesma forma, quando se olha para a década de 1990, do ponto de vista do projeto norte-americano de construção de um "império financeiro mundial", também se compreende melhor a lógica expansiva de sua política de desregulação, privatização e globalização financeira. No fim da década de 90, o dólar havia se transformado na moeda do sistema monetário internacional, sem ter padrão de referência que não seja o próprio poder americano e o arbítrio do seu banco central, o FED. E os títulos da dívida pública dos Estados Unidos haviam se transformado na base do novo sistema monetário, atuando como reserva e ativo financeiro de quase todos os governos do mundo.

Entretanto, logo depois, no início do século XXI, esse projeto imperial começou a apresentar algumas dificuldades, apesar de sua estrutura de poder global. Depois de vencer a Guerra do Afeganistão, os Estados Unidos lideraram e venceram a Guerra do Iraque, em 2003, conquistando Bagdá, destruindo as forças militares iraquianas e destituindo o presidente Saddam Hussein. Após suas duas vitórias, porém, as forças norte-americanas não conseguiram reconstruir os dois países nem conseguiram definir com precisão seus objetivos de longo prazo, depois da constituição de governos locais tutelados. Mas estes foram apenas os dois últimos episódios de uma experiência política e militar imperial que não tem sido bem-sucedida do ponto de vista dos objetivos imediatos dos Estados Unidos. Suas intervenções militares não expandiram a democracia nem os mercados livres; as guerras aéreas não foram suficientes, sem a conquista territorial; e a conquista territorial militar não conseguiu dar conta da reconstrução nacional dos países derrotados.

Com certeza não se trata de uma "crise final" do poder norte-americano, nem do apocalipse do sistema mundial; o que está acontecendo é que o projeto imperial dos Estados Unidos alcançou seu limite, dentro as regras do atual sistema mundial, e não tem como avançar mais. Por duas razões fundamentais: em primeiro lugar, parece impossível sustentar um império global sem colônias, só com bases militares, e os Estados Unidos não têm disposição nacional de arcar com os custos de um sistema colonial; em segundo lugar, uma vez mais, o sucesso da estratégia "asiática" dos Estados Unidos, dos anos 1970, já gerou uma nova realidade que lhe escapa ao controle e, hoje, os Estados Unidos não têm mais como frear a expansão econômica da China, nem como conceber um império mundial que não contasse pelo menos com uma parceria chinesa.

Mas, neste momento, o quadro é bem mais complicado, porque o atolamento militar americano no Oriente Médio e a velocidade gigantesca do expansionismo econômico chinês estão provocando, em conjunto, uma rápida fragmentação do sistema mundial e a volta da luta pelas supremacias regionais. Ninguém mais acredita na possibilidade de uma "vitória definitiva" na "guerra global" ao terrorismo, na forma em que vem sendo conduzida pelos Estados Unidos, desde 2001. Nem acredita que se possa parar, interromper ou desacelerar a "asiatificação" da economia mundial. E não existe, neste momento, mais nenhum projeto "ético" ou ideologia capaz de mobilizar a opinião pública mundial, legitimar as intervenções americanas ou agregar as principais potências. A utopia da globalização se converteu num lugar comum e perdeu sua capacidade de convencimento; a social-democracia padece de anemia profunda; e o nacionalismo está reaparecendo por todos os lados. E não existe, dentro dos Estados Unidos, neste momento, nenhuma alternativa política suficientemente poderosa, com um projeto claro de mudança de sua atual estratégia internacional. Enquanto isso, estamos assistindo a um retorno do sistema mundial à "geopolítica das nações" e à competição mercantilista entre suas economias nacionais, com repercussões em todos os cantos do mundo.

3. A VOLTA DAS NAÇÕES

Resumindo: neste início do século XXI, a crise expansiva do império norte-americano está reacendendo a competição entre as nações e, em todos os lados, o que se observa é uma diminuição da capacidade de intervenção unilateral dos Estados Unidos, com o aumento dos graus de incerteza e de liberdade de ação das velhas e novas potências em cada um dos "tabuleiros regionais" do sistema mundial:

  1. começando pelo Oriente Médio, que se transformou no epicentro da conjuntura internacional e no principal símbolo das limitações atuais do projeto imperial americano: o insucesso da intervenção militar, sobretudo depois do fim da Guerra do Iraque, desacreditou definitivamente o projeto do "Grande Médio Oriente" da segunda administração Bush, que se propunha a implantar democracias e mercados livres no território situado entre o Marrocos e o Paquistão. Mas, além disto, corroeu a credibilidade das ameaças norte-americanas de intervenção no Irã, na Coreia do Norte ou em qualquer outro Estado com alguma força militar e apoio internacional. Muito mais grave do que isso, entretanto, é a guerra civil que ameaça estilhaçar o território do Iraque e que não tem perspectiva de conclusão. E é o efeito paradoxal da ação norte-americana, que provocou uma reviravolta na correlação de poder regional, ao fortalecer o eixo de poder xiita, liderado pelo Irã, que se transformou no grande desafiante da hegemonia norte-americana no Oriente Médio. Com o aumento do poder dos xiitas na região, o Irã exerce hoje uma influência, cada vez maior, no próprio Iraque, no Líbano, na Palestina e dentro de todos os grupos islâmicos mais resistentes ao poder de Israel e dos Estados Unidos, dentro da região. Esse aumento da influência iraniana acirrou a competição regional com Israel mas também com Egito, Arábia Saudita e Jordânia, e pode ter desdobramentos muito complicados, se desencadear uma corrida atômica na região. Os Estados Unidos seguirão tendo grande influência no Oriente Médio, mas perderam sua posição arbitral, e daqui para frente terão que conviver com a presença ativa da Rússia, da China e de outros países com interesses nos recursos energéticos do Oriente Médio. E, sobretudo, com o desafio e a competição hegemônica com o Irã, dentro da própria região.
  2. na Europa, a situação é menos conflitiva, mas é indisfarçável o aumento da resistência ao unilateralismo norte-americano e ao poder militar da OTAN. Aumentou o tamanho da União Europeia e a extensão da OTAN, mas a Europa vive, neste momento, uma situação de paralisia estratégica e decisória. E seu principal problema está cada vez mais visível: a União Europeia não dispõe de um poder central unificado e homogêneo, capaz de definir e impor objetivos e prioridades estratégicas ao conjunto dos Estados associados. Pelo contrário, está cada vez mais dividida entre os projetos europeus de seus membros mais importantes: a França, a Grã Bretanha e a Alemanha. Uma divergência que não esconde a competição secular entre esses três países, que ficou adormecida depois da 2ª Guerra Mundial mas reapareceu depois do fim da Guerra Fria, com a reunificação da Alemanha e o ressurgimento da Rússia. É indisfarçável o temor atual da França e da Grã-Bretanha, frente ao fortalecimento da Alemanha, no centro da Europa.[9] E não há dúvida de que a reunificação da Alemanha e o reaparecimento da velha Rússia no cenário europeu atingiram fortemente o processo da unificação europeia. A Alemanha fortaleceu sua posição como a maior potência demográfica e econômica do continente, e passou a ter uma política externa mais autônoma, centrada nos seus próprios interesses nacionais. Depois da reunificação, a Alemanha vem aprofundando sua Ostpolitik dos anos 1960 e vem promovendo forte expansão econômico-financeira na direção da Europa Central e da Rússia. Uma estratégia que recolocou a Alemanha no epicentro da luta pela hegemonia dentro de toda a Europa e dentro da própria União Europeia, ofuscando o papel da França e desafiando o "americanismo" da Grã-Bretanha. Não é impossível uma aliança estratégica da Alemanha com a Rússia, que é a maior fornecedora de energia da Alemanha e de toda a Europa, além de ser a segunda maior potência atômica do mundo. Mas, se esta aliança existir, afetará radicalmente o futuro da União Europeia e de suas relações com os Estados Unidos, e não é improvável que traga de volta a competição geopolítica dos Estados europeus que foram os fundadores do atual sistema mundial.
  3. Na América Latina, o cenário é um pouco diferente, porque até hoje a América foi o único continente do sistema mundial onde nunca existiu uma disputa hegemônica entre os seus próprios Estados nacionais. Primeiro, ela foi colônia; em seguida, "fronteira de expansão" ou "periferia" da economia europeia; e, depois de sua independência, esteve sempre sob a égide anglo-saxônica: da Grã-Bretanha, até o fim do século XIX, e dos Estados Unidos, até o início do século XXI. Por outro lado, nesses quase dois séculos de vida independente, as lutas políticas e territoriais abaixo do Rio Grande nunca atingiram a intensidade nem tiveram os mesmos efeitos que na Europa. E tampouco se formou na América Latina um sistema integrado e competitivo de Estados e economias nacionais, como viria a ocorrer na Ásia depois de sua descolonização. Como consequência, os Estados latino-americanos nunca ocuparam posição importante nas grandes disputas geopolíticas do sistema mundial, e funcionaram durante todo o século XIX como uma espécie de laboratório de experimentação do "imperialismo de livre comércio". Depois da 2ª Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, os governos sul-americanos se alinharam com os Estados Unidos, à exceção de Cuba, e depois da Guerra Fria, durante a década de 1990, a maioria dos governos da região aderiu às políticas e reformas neoliberais preconizadas pelos Estados Unidos. Mas agora, no início do século XXI, a América do Sul, em particular, está vivendo uma grande mudança, com uma virada à esquerda da maioria dos seus governos, que são críticos das políticas neoliberais e do "imperialismo norte-americano". Nesse sentido, é inegável que está em curso uma mudança no relacionamento da América do Sul com os Estados Unidos, sobretudo depois da moratória bem-sucedida da Argentina, em 2001, do fracasso do golpe de Estado na Venezuela, que contou com a simpatia norte-americana, em 2002, e da rejeição do projeto norte-americano da Alca, na reunião de Punta del Este, em 2005. Tudo isso ao mesmo tempo em que se expandia o Mercosul, em que se formava a Comunidade Sul-Americana de Nações e a Alba e ressurgia no continente a proposta de construção de um "socialismo do século XXI", esquecida desde a derrota de Salvador Allende, em 1973.
  4. Durante a década de 90, generalizou-se a convicção de que a África seria um continente "inviável" e marginal dentro do processo vitorioso da globalização econômica. Tratava-se de um continente que não interessaria às grandes potências nem às suas corporações e seus bancos privados. Mas a África não é tão simples nem homogênea, com seus 53 Estados, 5 grandes regiões e seus quase 800 milhões de habitantes. Um mosaico gigantesco e fragmentado de Estados, onde não existe um verdadeiro sistema estatal competitivo, nem se pode falar de uma economia regional integrada. De fato, o atual sistema estatal africano foi criado pelas potências coloniais europeias e só se manteve "integrado" até 1991, graças à Guerra Fria e à sua disputa bipolar, que atingiu a África setentrional, depois da crise do Canal de Suez em 1956; e a África central, depois do início da luta pela independência do Congo, na década de 60; e, finalmente, a África austral, depois da independência de Angola e Moçambique, em 1975. Depois da Guerra Fria e do fracasso da "intervenção humanitária" dos Estados Unidos, na Somália, em 1993, o presidente Clinton visitou o continente africano, em 1998, e definiu a estratégia americana - de "baixo teor" - para o continente negro: paz e crescimento econômico, através dos mercados, da globalização e da democracia. Poucos anos depois, durante o primeiro governo republicano de George Bush (filho), os Estados Unidos participaram de várias negociações e de forças de paz e se envolveram no controle dos processos eleitorais das novas democracias, da Libéria, da Serra Leoa, do Congo, do Burundi e do Sudão. Mas de fato a preocupação dos Estados Unidos com a África se restringe hoje quase exclusivamente à disputa das regiões petrolíferas e ao controle e repressão das forças islâmicas e dos grupos terroristas do "Chifre da África". Nesse sentido, apesar dos gestos de boa vontade, tudo indica que a velha Europa não tem mais "fôlego", e os Estados Unidos não têm mais "capacidade instalada" para cuidar do projeto de "renascimento africano", proposto pelo presidente Mandela na década de 90. Assim, não é improvável que, nesse vácuo, acabe surgindo uma luta hegemônica local ou que a nova presença econômica maciça da China e da Índia acabe se transformando num fator político importante dentro da região.
  5. Por fim, no leste asiático, o sistema regional de Estados e economias nacionais lembra cada vez mais o velho modelo europeu de acumulação de poder e riqueza, que está na origem do atual sistema mundial. É a região de maior dinamismo econômico dentro desse sistema e, ao mesmo tempo, é onde está em curso a competição mais intensa e explícita pela hegemonia regional, envolvendo suas velhas potências imperiais, a China, o Japão e a Coreia, mas também a Rússia, e os Estados Unidos. Até os anos 1930, o Japão foi o principal aliado da Grã-Bretanha na região, e depois também dos Estados Unidos até a invasão japonesa da China, em 1938. Durante a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se opuseram à invasão japonesa e se aproximaram da China, patrocinando sua participação na reunião tripartite de Moscou, em que foi convocada a Conferência de São Francisco, e depois patrocinaram a inclusão da China no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Com o começo da Guerra Fria e com a vitória da Revolução Chinesa, seguida pelas Guerras da Coreia e do Vietnã, o Japão foi "reabilitado" e transformado em "protetorado militar" dos Estados Unidos, com posição econômica muito importante dentro da hegemonia americana no Sudeste Asiático. Mas, a partir da década de 1970, a mudança da estratégia internacional dos Estados Unidos e sua reaproximação da China alteraram essa arquitetura regional montada depois da 2ª Grande Guerra. Na nova configuração, fortaleceu-se a posição chinesa, aumentando sua competição regional com o Japão, que foi agravada recentemente com a primeira experiência nuclear da Coreia do Norte. No início do século XXI, o envolvimento dos Estados Unidos com o Oriente Médio e com sua "guerra global" ao terrorismo, diminuiu sensivelmente sua capacidade de intervenção direta nos assuntos do Leste Asiático. E está cada vez mais claro que, se aumentar o distanciamento norte-americano da região, haverá um rápido rearmamento japonês, com forte conotação nacionalista. Mais do que isto: se a Coreia do Norte não interromper suas experiências atômicas, o mais provável é que o Japão venha a ter o seu próprio arsenal atômico. Um quadro que pode complicar-se ainda mais se a Índia for obrigada a envolver-se nessa disputa hegemônica, por sua própria decisão ou por conta de uma aliança estratégica com os Estados Unidos. De qualquer maneira, a grande novidade geopolítica da região e a grande incógnita sobre seu futuro, está ligada à nova expansão global da China. Até o momento, ela tem se mantido fiel ao modelo original da expansão chinesa, do século XV, que foi basicamente diplomática e mercantil, à diferença da expansão bélica e mercantil - e depois capitalista - dos europeus. Do ponto de vista geopolítico, o mais provável é que a China se restrinja à luta pela hegemonia no Sudeste Asiático, e à região próxima, no Pacífico. Mas se a China seguir os caminhos de todas as grandes potências desse sistema mundial, em algum momento terá que combinar sua expansão econômica com uma expansão político-militar global. E, nesse caso, enfrentará a resistência e o poder anglo-americano. Mas não está excluída a possibilidade de que se repita o que já ocorreu no século XVII, com a fusão dos interesses econômicos anglo-holandeses, e no século XX, com a fusão dos interesses anglo-americanos. A grande novidade, entretanto, é que já não se trataria de uma relação de competição, guerra e fusão entre europeus ou descendentes de europeus; tratar-se-ia de um retorno às relações e à competição que esteve no ponto de partida do sistema, uma espécie de "ajuste de contas", entre os asiáticos e os europeus e seus descendentes.

4. UMA NOVA GEOMETRIA ECONÔMICA

No final dos anos 1990, a economia mundial perdeu fôlego, anunciando uma desaceleração cíclica para a primeira década do século XXI. Depois de 2001, entretanto, houve reversão das expectativas, e a economia retomou seu crescimento de forma generalizada e contínua, com baixa inflação e sem maiores desequilíbrios nos balanços de pagamento. Mas não existe explicação consensual para o que se passou em 2001, apesar de muitos analistas atribuírem o novo ciclo ao impulso da política econômica "hiperativa" do governo norte-americano, depois dos atentados de 11 de setembro. Assim mesmo, chama atenção a coincidência temporal dessa retomada econômica, com o retorno da "geopolítica das nações" e com o aumento da competição entre os Estados e as economias nacionais. Dentro dessa perspectiva, o papel decisivo é para a reversão econômica de 2001, que cumpriu a política econômica e monetária da China, praticada depois da crise financeira asiática de 1997, quando os chineses assimilaram as perdas necessárias à manutenção da estabilidade da sua moeda e aceleraram seu gasto público para manter o dinamismo de seu mercado interno, liderando a retomada quase imediata da economia regional[10]. Já dissemos, no início deste trabalho, que essa convergência entre a geopolítica e a acumulação do capital não é permanente nem universal. Há momentos históricos e setores econômicos em que seu distanciamento é maior e outros em que a convergência é muito grande. Mas não há dúvida de que a geopolítica e a economia andam quase juntas, quando se trata da competição e da luta por recursos naturais escassos e estratégicos, tanto para os Estados como para os capitais privados. E nesse campo a disputa mais violenta sempre se deu em torno do controle e da monopolização das fontes energéticas indispensáveis ao funcionamento econômico do sistema mundial e de todas as suas economias nacionais, em particular as das grandes potências.

4.1. Estados Unidos, China e Índia

Agora, de novo, a grande competição econômica e a grande disputa geopolítica estão se dando em torno dos territórios e das regiões que dispõem dos excedentes energéticos para mover a nova "locomotiva" do crescimento mundial, puxada pelos Estados Unidos e a China, com efeitos imediatos sobre a Índia. Basta olhar para as duas pontas desse novo eixo - Ásia e EUA - e para suas necessidades energéticas atuais e futuras, para visualizar o mapa das disputas e de suas sinergias positivas, através do mundo. Em conjunto, a China e a Índia detêm um terço da população mundial e vêm crescendo, nas duas últimas décadas, a uma taxa média entre 6% e 10% ao ano. Por isso mesmo, ao fazer seu Mapa do Futuro Global, em 2005, o Conselho de Inteligência Nacional dos Estados Unidos previu que, se forem mantidas as atuais taxas de crescimento das duas economias nacionais, até 2020 a China deverá aumentar seu consumo energético em 150% e a Índia, em 100%. Mas nenhum dos dois países tem condições de atender suas necessidades através do aumento da produção doméstica de petróleo ou de gás. A China já foi exportadora de petróleo, mas hoje é o segundo maior importador de óleo do mundo. E essas importações atendem a apenas um terço de suas necessidades internas. No caso da Índia, sua dependência do fornecimento externo de petróleo é ainda maior: nestes últimos quinze anos essa dependência aumentou de 70% para 85% do seu consumo interno.

Para complicar ainda mais o quadro da competição econômica e geopolítica na Ásia, o Japão e a Coreia também dependem de suas importações de petróleo e gás para sustentar suas econômicas domésticas. Essa situação de carência coletiva e competitiva é que explica a aproximação recente, de todos esses países asiáticos, do Irã, a despeito da forte oposição dos Estados Unidos. E explica também a ofensiva diplomática e econômica da China e da Índia na Ásia Central, na África e na América Latina, como também no Vietnã e na Rússia, além da participação conjunta de China e Índia na disputa com Estados Unidos e Rússia pelo petróleo do Mar Cáspio e seus oleodutos alternativos de escoamento.

A estratégia de competição e expansão é seguida também pelas grandes corporações privadas chinesas e indianas, que já saíram de sua zona tradicional de atuação e hoje operam no Irã, na Rússia e até nos Estados Unidos, com impactos militares quase imediatos, como diagnostica o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, que atribui a essa disputa energética a recente reestruturação das marinhas militares da China e da Índia e sua presença cada vez maior no Mar da Índia e no Oriente Médio.

Na outra ponta deste novo eixo dinâmico da economia mundial estão os Estados Unidos, que continuam sendo os maiores consumidores de energia do mundo e que, além disso, estão empenhados em diversificar suas fontes de fornecimento para diminuir sua dependência em relação aos países do Oriente Médio. Hoje a Arábia Saudita só atende a 16% da demanda interna dos Estados Unidos, que já conseguiram deslocar a maior parte do seu fornecimento de energia para dentro de sua zona imediata de segurança estratégica, situada no México e no Canadá, seguidos pela Venezuela, que é seu quarto maior fornecedor de petróleo. Além disso, os Estados Unidos vêm trabalhando ativamente para obter um acordo estratégico de longo prazo com a Rússia e têm avançado de forma agressiva e competitiva sobre os novos territórios petrolíferos situados na África Subsaariana, na Ásia Central e na região do Mar Cáspio. Portanto, os Estados Unidos estão disputando com a China e com a Índia todos os territórios com excedentes energéticos atuais ou potenciais. E essa competição está se transformando num novo triângulo econômico, complementar e competitivo a um só tempo, que está cumprindo uma função organizadora e dinamizadora de várias regiões e economias nacionais, através de todo o mundo, incluindo a América do Sul e a África.

4.2. Estados Unidos, China e América do Sul

No caso da América do Sul, ocorreu no início do século XXI também uma reversão das expectativas econômicas pessimistas,. Prognosticava-se um período de "vacas magras", com crescimento baixo e desequilíbrios externos, sobretudo depois das crises da Argentina e da Venezuela, em 2001 e 2003. Mas depois de 2002 houve retomada do crescimento em todos os países do continente, liderada - paradoxalmente - pelas economias da Argentina e da Venezuela, que superaram a crise e já alcançaram seus níveis de atividade anteriores à crise, crescendo a taxas médias entre 7% e 9% nestes últimos quatro anos, enquanto o resto do continente está crescendo a taxas médias que variam entre 3,5% e 5,5,%, com a exceção mais notável do Brasil, que vem crescendo (há mais de duas décadas) a uma taxa média aproximada de apenas 2,5%. Como em outros momentos da economia internacional, agora de novo as economias exportadoras sul-americanas estão acompanhando o ciclo expansivo da economia mundial, liderado pelos Estados Unidos e pela China. Mas existe uma grande novidade, nesse novo ciclo de crescimento sul-americano: o peso decisivo das exportações, importações e investimentos asiáticos no continente, em particular da China, que tem sido a grande responsável pelo aumento das exportações sul-americanas de minérios, energia e grãos. E, ao mesmo tempo, suas exportações para a América Latina aumentaram 52% em 2006, enquanto as dos Estados Unidos só aumentaram 20%. Só para o Brasil, as vendas chinesas cresceram 53%, enquanto as exportações brasileiras para a China cresceram 32% no mesmo ano. Em 2006, o Brasil já importou mais da Ásia do que de seus parceiros tradicionais, os Estados Unidos e a Europa, e a China já superou o Brasil como maior fornecedor de produtos manufaturados para os países da América Latina. Para que se tenha uma ideia da velocidade dessas mudanças, basta dizer que, em 1990, o Brasil fornecia 10% das importações de manufaturados do Chile, enquanto a China fornecia 1%; 15 anos depois, o Brasil fornece 13% e a China já chegou a 12%. Mas, além do comércio, a China está ocupando um papel cada vez mais importante dentro da região como investidor, competindo com as fontes tradicionais de capital de investimento na América do Sul.

Do ponto de vista interno da economia sul-americana, os novos preços internacionais dos minérios e da energia têm fortalecido a capacidade fiscal dos estados produtores e estão servindo para financiar alguns projetos ambiciosos de integração física e energética dentro do próprio continente. Além disso, as vultosas reservas da Venezuela em moeda forte já lhe permitiram atuar duas vezes como "emprestador em última instância" da Argentina e do Paraguai, criando um novo tipo de relacionamento e de integração absolutamente original na história da América do Sul.

De todos os pontos de vista, portanto, a China vem cumprindo um papel novo e fundamental na economia sul-americana. Os Estados Unidos seguem sendo a potência hegemônica na América do Sul, e não é provável que os chineses se envolvam politicamente na região. Mas não há duvida que esta "bonança" internacional liderada pelos Estados Unidos e pela China tem contribuído para o surgimento de um triângulo econômico novo, que deve contribuir para o aprofundamento das relações materiais e políticas Sul-Sul e para uma maior autonomia da política externa da América do Sul com relação aos seus centros tradicionais de poder econômico e político.

4.3. China, Índia e África

No caso da África, também ocorreu algo análogo. Na década de 90, depois da Guerra Fria e no auge da globalização financeira, o continente africano ficou praticamente à margem dos novos fluxos de comércio e de investimento, reforçando a imagem, muito difundida, de um continente inviável, com "Estados falidos", "guerras civis", "genocídios" e grandes epidemias, mas, além disto, com apenas 1% do PIB mundial, 2% das transações comerciais globais e menos de 2% do investimento direto estrangeiro em todo o mundo. Assim mesmo, nas primeiras décadas da independência, alguns dos novos Estados africanos tiveram crescimento econômico equiparável ao dos Estados desenvolvimentistas mais bem-sucedidos da Ásia e da América Latina. Esse sucesso inicial, entretanto, foi atropelado pela crise econômica dos anos 1970 e pela mudança de rumo do sistema econômico mundial. A partir dos 70/80, a economia africana experimentou um declínio contínuo, até alcançar os níveis muito baixos da década de 90. No longo prazo, entretanto, como na América Latina, a maioria das economias africanas depende das suas exportações de matérias-primas, e seu desempenho acompanha os ciclos da economia internacional. E é isso que vem ocorrendo uma vez mais.

Desde o final da década de 90, pelo menos, está em curso uma nova mudança do panorama econômico africano, em particular na África subsaariana. O crescimento econômico médio, que era de 2,4% em 1990, passou para 4,5% entre 2000 e 2005, alcançando a taxa de 5,3% em 2006, com uma previsão de que chegue a 5,5% em 2007 e 2008. Desde a metade da década de 90, 16 países da região, onde vivem 35% da população do continente, vêm crescendo a taxas superiores a 5,5%; alguns países produtores de petróleo crescem a taxas "exorbitantes", como Angola, 16,9%; Sudão, 11,8%; e Mauritânia, 17,9%.

Por trás dessa transformação africana, o que se esconde, uma vez mais, como na América do Sul, é o enorme crescimento dos dois gigantes asiáticos, China e Índia, países que consumiam, em 2000, 14% das exportações africanas e hoje consomem 27%, o mesmo que a Europa e os Estados Unidos. Enquanto as exportações asiáticas para a África vêm crescendo 18% ao ano, o mesmo está acontecendo com os investimentos diretos chineses e indianos na África Negra, concentrados em energia, minérios e infraestrutura. Basta dizer que já existem no continente africano mais de 800 companhias chinesas, com 900 projetos de investimento e 80.000 trabalhadores orientais. Um verdadeiro "desembarque econômico" liderado por empresas estatais que vêm sendo seguidas, ainda que em menor escala, pelo governo e pelos capitais privados indianos, que estão fazendo um movimento análogo de investimento maciço, e de aprofundamento de suas relações políticas, econômicas e culturais com a África.

Deste ponto de vista, todos os sinais apontam na mesma direção: a África subsaariana está se transformando na grande fronteira de expansão econômica - e talvez política e demográfica - da China e da Índia, nas primeiras décadas do século XXI. Nesse sentido, está se formando um novo triângulo geoeconômico envolvendo China, Índia e África Negra. Mas não é provável que os Estados Unidos abandonem suas posições na região, sobretudo na luta por sua "segurança energética". Entretanto, não há nada que impeça que a África possa se transformar também num espaço privilegiado de negociação e fusão entre os interesses econômicos asiáticos e norte-americanos.

Em síntese: a mudança das relações econômicas entre a Ásia, a África e a América Latina lideradas pela China e pela Índia, é um fato de enorme importância no redesenho econômico do sistema mundial. Pela primeira vez na história do sistema econômico mundial as relações Sul-Sul adquirem densidade material importante e expansiva, com capacidade de gerar interesses concretos no mundo do capital e do poder. Quase no mesmo espaço onde floresceram, no século XX, as ideologias terceiro-mundistas e o movimento dos países não-alinhados.

5. VÁRIAS GEOMETRIAS POLÍTICAS

Na geopolítica das nações, não há lugar para alianças baseadas apenas em médias estatísticas, semelhanças sociológicas ou analogias históricas. E as coincidências ideológicas só operam com eficácia quando coincidem com as necessidades dos países, do ponto de vista do seu desenvolvimento e de sua segurança. Desse ponto de vista, a formação de um espaço econômico unificado por grandes fluxos comerciais e financeiros entre China, Índia, Brasil e África do Sul é um fato novo e muito importante, que pode vir a ser a base material de algumas parcerias setoriais e localizadas entre todos ou alguns desses quatro países. Mas é muito pouco provável que esse simples nexo econômico sustente ou justifique uma aliança estratégica entre eles, de tipo geopolítico e de longo prazo. Por isso, a construção de uma agenda comum entre China, Índia, Brasil e África do Sul deve partir do reconhecimento das diferenças existentes entre suas distintas inserções e interesses dentro do sistema mundial. São quatro países que ocupam posição de destaque nas suas respectivas regiões, devido ao tamanho de seu território, de sua população e de sua economia. Mas essa semelhança esconde diferenças muito grandes de interesses, de perspectivas estratégicas e de capacidade de implementação autônoma de decisões no campo internacional.

i) China e Índia

Ao contrário do Brasil e da África do Sul, China e Índia possuem civilizações milenares e um terço da população mundial. Mas, mais importante do que isso, é o fato de que esses dois gigantes asiáticos possuem entre si 3.200 quilômetros de fronteira comum e fazem fronteira com Paquistão, Nepal, Butão e com Mianmá. Além disso, China e Índia têm territórios em disputa, guerrearam entre si nas últimas décadas e são potências atômicas. Dentro desse xadrez geopolítico, os indianos consideram que as relações amistosas da China com o Paquistão, com Bangladesh e com o Sri Lanka fazem parte de uma estratégia chinesa de "cerco" à Índia e de expansão chinesa no Sul da Ásia, a "zona de influência" imediata dos indianos. Por sua vez, os chineses consideram que a aproximação recente entre os Estados Unidos e a Índia - e sua nova parceria estratégica e atômica - fazem parte de uma estratégia de "cerco" da China. Tudo isso são fatos, expectativas e desdobramentos que caracterizam uma relação muito próxima de competição territorial e bélica em torno da supremacia no Sul e no Sudeste da Ásia envolvendo Estados Unidos, China e Índia. Além disso, como já vimos, China e Índia também competem, neste momento, na Ásia Central, no Oriente Médio e na África para assegurar sua "segurança energética". A China investe hoje pesados recursos na modernização de suas forças armadas e dos seus arsenais, como no caso de sua frota submarina, movida simultaneamente a diesel e a energia atômica, o que caracteriza uma indiscutível preocupação de controle marítimo do Pacífico Sul. E o mesmo se pode dizer do recente desenvolvimento do novo sistema chinês de ataque e destruição de satélites - tecnologia que só os Estados Unidos e a Rússia tinham - e que a coloca em condições de destruir o nexo básico de controle da nova tecnologia de guerra norte-americana.

Por outro lado, não é segredo para ninguém que a China ocupa hoje um lugar central dentro do planejamento estratégico dos Estados Unidos, ocupando a posição do adversário potencial necessário à organização e expansão do poder americano. Afinal, a China teve um papel decisivo nas Guerras da Coreia e do Vietnã e apresenta quase todas as características das grandes potências que se formaram dentro do sistema mundial desde suas origens europeias, no século XVI. Com a diferença (como já vimos) de que, até agora, o expansionismo chinês fora da Ásia tem sido quase estritamente diplomático e econômico. Entretanto, dentro da Ásia, o projeto chinês é claramente hegemônico e competitivo também do ponto de vista militar.

A Índia, por outro lado, ainda não tem características de uma potência expansiva e se comporta estrategicamente, como um Estado que foi obrigado a se armar para proteger e garantir sua segurança numa região de alta instabilidade, onde sustenta uma disputa territorial e uma competição atômica com seu vizinho Paquistão. Mas, assim mesmo, desenvolve e controla tecnologia militar de ponta, como seu sofisticado sistema balístico e seu próprio arsenal atômico, além de possuir um dos exércitos mais bem treinados de toda a Ásia. Assim mesmo, foi só depois da sua derrota militar para a China, em 1962, e da primeira explosão nuclear chinesa, em 1964, logo antes da sua guerra com o Paquistão, em 1965, que a Índia abandonou o "idealismo prático" da política externa de Neruh e adotou a realpolitik do primeiro-ministro Bahadur Shastri, que autorizou o início do programa nuclear indiano na década de 1960. Foi quando mudou a política externa da Índia, e começou a ser montada a sua nova estratégia atômica de defesa nacional, que atingiu sua maturidade com as explosões nucleares de 1998 e com o sucesso do míssil balístico indiano Agni II em 1999. Foi naquele momento, exatamente no auge da "utopia da globalização", que a Índia assumiu plenamente a condição de potência nuclear e passou a definir sua estratégia de inserção regional e internacional com base na expansão do seu poder econômico e militar. Com essa nova perspectiva estratégica, a Índia luta hoje pelo acesso e controle de recursos energéticos na África e no Oriente Médio, mas também na Ásia Central, apesar de que, nesta região, a China tenha tomado a dianteira e já lidere a Organização de Cooperação de Shangai, criada por sua iniciativa em 1996, junto com Rússia, Cazaquistão, Quirquistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Por outro lado, em 2002 a Índia estabeleceu com o Japão uma Parceria Global para o século XXI e vem estreitando suas relações com a Rússia em torno de questões energéticas e estratégicas de mais longo prazo.

ii) Brasil e África do Sul

O Brasil e África do Sul compartem com China e Índia o fato de serem os Estados e as economias mais importantes de suas respectivas regiões, responsáveis por uma parte expressiva da população, do produto, e do comércio interno e externo da América do Sul e da África. Mas não têm fronteiras entre si, não têm disputas territoriais com seus vizinhos, não enfrentam ameaças internas ou externas à sua segurança e não são poderes militares relevantes, principalmente depois que a África do Sul abandonou seu programa nuclear, em 1991. A África do Sul viveu duas histórias importantes depois de sua independência e teve duas inserções internacionais absolutamente diferentes, antes e depois do fim do apartheid e da eleição de Nelson Mandela, em 1994. Depois da 2ª Guerra Mundial e durante o período do apartheid, entre 1948 e 1991, a África do Sul enfrentou uma rebelião social e política interna quase permanente, foi objeto do boicote da comunidade internacional e na década de 80 travou uma guerra regional com os países da Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), também chamados de Paises da Linha de Frente. Mas depois do fim do apartheid e da eleição de Mandela a questão da segurança interna e da inserção internacional da África do Sul mudou radicalmente, em particular no caso da África Negra e dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), criada em 1990 reunindo os antigos inimigos Botsuana, Maurício, Namíbia, Zimbábue e Tanzânia, além da própria África do Sul. Fora dessa "zona de influência" imediata, a África do Sul envolveu-se em quase todas as ações e negociações de paz ocorridas dentro do continente negro na década de 90 e nos primeiros anos do século XXI, mas sem apresentar nenhum traço expansivo ou disposição para uma luta hegemônica dentro da África. Pelo contrário, tem sido um país que se move com enorme cautela, talvez devido ao seu próprio passado racista e belicista. Por outro lado, desde o primeiro governo de Mandela, a África do Sul tem se proposto cumprir um papel de "Cabo da Boa Esperança", conectando os países da Ásia e da América Latina, e tentando ocupar um lugar importante dentro dessa nova geometria econômica. Em 1997, assinou com a Índia a Declaração do Red Fort, em que ambos propõem uma ação conjunta de aproximação com a América Latina que contribuiu decisivamente para a criação, em 2003, do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBSA). Em 1998, o chanceler Alfred Nzo confirmou essas prioridades diante do parlamento sul-africano e definiu como objetivo estratégico da África do Sul estabelecer relações sólidas com os países-chave da conexão entre Ásia, África e América Latina para "fortalecer a voz do Sul nos foros internacionais". A despeito disso, o volume e o ritmo de crescimento do PIB sul-africano, o tamanho de sua população e suas limitações militares impedem que a África do Sul tenha qualquer tipo de pretensão à supremacia fora de sua região imediata, na África Austral.

No outro lado do Atlântico, a história regional e internacional do Brasil foi sempre mais tranquila e linear. O Estado brasileiro nunca teve características expansivas nem disputou a hegemonia do seu próprio continente com a Grã-Bretanha ou com os Estados Unidos. Depois de 1850, o Brasil não enfrentou mais guerras civis ou ameaças de divisão interna, e depois da Guerra do Paraguai, na década de 1860, o Brasil teve apenas uma participação pontual, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial e algumas participações posteriores nas "forças de paz" das Nações Unidas. Sua relação com os vizinhos da América do Sul, depois de 1870, foi sempre pacífica e de pouca competitividade ou integração política e econômica, e durante todo o século XX sua posição dentro do continente foi quase sempre a de sócio auxiliar da hegemonia continental dos Estados Unidos. Depois da 2ª Guerra Mundial, o Brasil não teve maior participação na Guerra Fria, mas, apesar do seu alinhamento com os Estados Unidos, começou uma política externa mais autônoma e global a partir da década de 1960, quando se aproximou da Ásia, da África e dos países socialistas, se acercou do Movimento dos Países Não-Alinhados e teve participação ativa nas negociações para a criação da Alalc, da Unctad e do Grupo dos 77. Na década de 70, em particular no governo do general Ernesto Geisel, o Brasil se propôs um projeto internacional de "potência intermediária", aprofundando sua estratégia econômica desenvolvimentista, rompendo seu acordo militar com os Estados Unidos, ampliando suas relações afro-asiáticas, e assinando um acordo atômico com a Alemanha. Mas sua crise econômica dos anos 1980 e o fim do regime militar desativaram esse projeto, que foi completamente engavetado nos anos 90, quando o Brasil voltou a se alinhar com os Estados Unidos e seu projeto de criação da Alca, um sonho norte-americano desde o fim do século XIX. Mais recentemente, entretanto, depois de 2002, a política externa brasileira mudou uma vez mais de rumo e definiu como suas novas prioridades a integração sul-americana, através do Mercosul e da Comunidade Sul-Americana de Nações, e uma relação mais estratégica com os países-chave da África e da Ásia, em particular a África do Sul, a Índia e a China.

O projeto da integração sul-americana remonta às ideias de Simon Bolívar, na primeira metade do século XIX. Mas a construção do mercado comum regional começou nos anos 1960, com a criação da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc), e teve dois momentos decisivos: a criação da Comunidade Andina, em 1969, e a criação do Mercosul, em 1991. Por fim, em 8 de dezembro de 2004, os países do Pacto Andino e do Mercosul assinaram a Declaração de Cuzco, lançando as bases da Comunidade Sul-Americana de Nações. O Brasil vem incentivando, nos últimos anos, o aprofundamento desse projeto de integração, mas enfrenta algumas limitações importantes, porque não é considerado - hoje - um "modelo de desenvolvimento" de sucesso a ser seguido pelos demais países do continente, como acontece com a China e a Índia no Sudeste e no Sul da Ásia. E, além disso, tem tido pouca capacidade de atender às necessidades materiais dos seus vizinhos, devido a seu baixo crescimento econômico e sua baixa capacidade de investimentos públicos e privados, mas, sobretudo, devido à baixa capacidade de coordenação estratégica do Estado brasileiro, depois de sua crise nos anos 1980 e de sua desmontagem neoliberal na década de 90.

iii) A rota da "boa esperança"

Como se pode ver, as diferenças dinâmicas entre China, Índia, Brasil e África do Sul são enormes. A China e a Índia, depois dos anos 1990, se projetaram dentro do sistema mundial como potências econômicas e militares, têm claras pretensões hegemônicas nas suas respectivas regiões e ocupam hoje uma posição geopolítica global absolutamente assimétrica com relação ao Brasil e à África do Sul. Apesar disso, o Brasil, a África do Sul e a Índia - e mesmo a China, ainda que seja por pouco tempo mais - ainda ocupam a posição comum dos "países ascendentes", que sempre reivindicam mudanças nas regras de "gestão" do sistema mundial e na sua distribuição hierárquica e desigual do poder e da riqueza. Por isso, neste momento, compartilham uma agenda reformista com relação ao Sistema das Nações Unidas e à formação do seu Conselho de Segurança, da mesma forma como compartem posições liberalizantes na Rodada de Doha, formando o G20 dentro da Organização Mundial do Comércio.

Nessas questões políticas e econômicas, entretanto, pode-se prever um afastamento progressivo da China, que já vem atuando em vários momentos com a postura de quem comparte e não de quem questiona a atual configuração de poder mundial. Daqui para a frente, seu comportamento será cada vez mais o de uma grande potência, como todas as que fazem ou fizeram parte do "círculo dirigente" do sistema mundial. E por isso é de se esperar maior convergência de posições entre a Índia, a África do Sul e o Brasil do que com a China. Mesmo com relação à Índia as convergências políticas deverão ser tópicas, porque Brasil e África do Sul devem se manter fiéis ao "idealismo pragmático" de suas atuais políticas externas. Nenhum dos dois demonstra vontade nem dispõe das ferramentas de poder e dos desafios indispensáveis ao exercício da realpolitik própria das grandes potências. Ambos devem se manter na sua posição atual de porta-vozes pacíficos dos "injustiçados" de todo mundo e do "bom senso ético universal".

Do ponto de vista econômico, entretanto, a nova geografia do comércio e dos investimentos dentro da região Sul-Sul deve aprofundar os nexos materiais entre esses quatro países e suas regiões; nesta perspectiva, a África do Sul se transformará num novo Cabo da Boa Esperança, entre as "Índias" e a América: as duas pontas do expansionismo europeu que deu origem ao atual sistema mundial.

6. UMA AGENDA SOCIAL CONVERGENTE

China, Índia, Brasil e África do Sul compartem sociedades com altos níveis de desigualdade na distribuição da renda, da riqueza e do acesso aos direitos sociais básicos, com graves problemas urbanos, de infraestrutura, de favelização e miséria, com regiões rurais de baixa produtividade e grandes contingentes de população sem atendimento de suas necessidades básicas de saneamento, energia e alimentação. Mas, apesar da luta comum dos países mais pobres por melhor redistribuição do poder e da riqueza mundial e do apoio dos organismos internacionais e da ajuda solidária eventual das grandes potências e dos organismos não-governamentais, a resposta ao desafio da pobreza e da desigualdade segue sendo uma responsabilidade de cada um dos Estados nacionais onde os "pobres do mundo estão 'estocados' e onde se geram e acumulam os recursos capazes de alterar a distribuição do poder e da riqueza entre os grupos sociais" (Fiori, 2001, 139). Nesse sentido, o primeiro ponto da agenda social comum de China, Índia, Brasil e África do Sul é a multiplicação dos empregos e da renda da população, e isso é rigorosamente inviável sem um crescimento econômico acelerado, no caso desses quatro países. Só com a expansão do investimento público e privado será possível aumentar as taxas de crescimento econômico, e só com altas taxas de crescimento é possível um controle social e uma política ousada de bloqueio do processo de polarização da riqueza, que acompanha inevitavelmente o desenvolvimento capitalista, quando fica entregue às suas forças de mercado. Nesse sentido, além do investimento público, são indispensáveis políticas ativas de redistribuição da riqueza através dos salários, mas, sobretudo, através do fornecimento barato de alimentos de consumo popular e da oferta de equipamentos e serviços públicos universais de saúde pública, educação, saneamento, energia, transportes e comunicação. Esta é a única forma de superar as políticas assistenciais de tipo transitório, transformando a distribuição de renda e a inclusão social numa conquista permanente e estrutural das sociedades civis.

Deste ponto de vista, não há dúvida de que existe hoje uma distância crescente entre os avanços sociais da China e da Índia; com relação ao Brasil e à África do Sul esta diferença tem a ver com as taxas médias de crescimento de suas economias nas últimas décadas e com o grau de preocupação de seus governos com a questão das desigualdades sociais. A China cresce, há 27 anos, a uma taxa média de 9,6%, enquanto o Brasil e a África do Sul, a uma taxa aproximada de 2,5%; só depois de 2003 a Índia vem mantendo uma taxa próxima dos 8%. A China realiza anualmente investimentos públicos e privados da ordem de 30% a 40% do seu PIB, enquanto no Brasil o investimento não passa de 20% do PIB. A Índia hoje está numa situação semelhante à da China no início da década de 1980, e seu boom econômico ainda não atingiu a agricultura, onde vive cerca de 60% da população indiana, que cresce a uma taxa de 3,9%, bem abaixo da média nacional de 8.4%, em 2005. E as perspectivas para os próximos anos, são de que esses diferenciais se mantenham, com a Ásia crescendo a uma média de 8% a 9% ao ano e o Brasil e África do Sul a uma taxa média entre 3% e 4%, ainda que no Brasil, nos últimos anos, tenha havido também pequena diminuição nos índices de desigualdade social, graças ao aumento do valor do seu salário, superior às taxas de inflação, e graças também a suas políticas distribuitivistas do tipo assistencial ou emergencial.

Mas existe uma convergência muito importante entre esses países, a despeito das diferenças de suas estratégias econômicas: é a prioridade que vem sendo atribuída pelos seus atuais governos à promoção da inclusão e da equidade social. E nesse sentido se pode dizer que existe uma agenda de preocupações sociais comuns, entre eles, com o combate à fome e à pobreza e com a garantia da segurança alimentar, da saúde, do emprego, da educação, dos direitos humanos e da proteção ao meio ambiente, uma vontade política que aparece de forma explícita na Declaração de Brasília de 2003, constitutiva do Grupo IPSA, e nos seus documentos de trabalho posteriores, em que a Índia, a África do Sul e o Brasil se propõem a cooperar e promover conjuntamente ações eficazes de combate a todo tipo de desigualdade, de defesa do meio ambiente e de luta comum contra as grandes epidemias, como a "gripe aviária" e da AIDS, entre outras, que já ameaçam transformar-se em pandemias.

Em todos esses campos vem se consolidando uma agenda comum e uma vontade política de cooperação intergovernamental no campo científico e tecnológico. E tem se ampliado o espaço de atuação das organizações não-governamentais presentes nesses quatro países.

Saltando para uma perspectiva mais ampla, também é possível reconhecer que, na virada do século XXI, a nova geopolítica das nações tem trazido consigo uma grande mobilização social e política a favor de transformações sociais e igualitárias das sociedades mais afetadas pelas mudanças do sistema mundial. Como já vimos, o mundo viveu uma era de euforia liberal depois de 1990, mas parece que agora está em curso uma nova era de convergência entre os movimentos de autoproteção nacional que questionam o status quo internacional e os movimentos sociais que estão lutando contra a desigualdade dentro de cada um desses países e regiões. O fim do apartheid e a democratização da África do Sul foram um momento emblemático dessa reversão, mesmo que depois de 1994 o governo do presidente Mandela tenha mantido a mesma política econômica do governo anterior, de corte ortodoxo e neoliberal. Numa perspectiva de longo prazo, entretanto, a mudança na África do Sul representou o fim do colonialismo europeu e o ápice da luta de libertação da África Negra. Por sua vez, depois de 2001, na América do Sul e no Brasil, os novos governos de esquerda estão se propondo a reagir contra as políticas neoliberais e a realizar políticas mais igualitárias de transformação social. Todos os estudos internacionais reconhecem que o crescimento econômico da China e da Índia, como acabamos de ver, tem diminuído velozmente a miséria nesses dois países, mesmo que suas desigualdades sociais ainda sejam muito grandes.

Esse retorno da "questão social", junto com a "questão nacional" nos anos recentes relembra a tese clássica do economista austríaco Karl Polanyi sobre as origens da "grande transformação" igualitária das sociedades mais desenvolvidas depois da 1ª Guerra Mundial e da crise de 1930.

Segundo Polanyi, essa grande mudança da "civilização liberal", que havia sido vitoriosa e incontestável no século XIX, aconteceu como consequência de uma tendência de todas as economias e sociedades liberais, que seriam movidas simultaneamente por duas forças contraditórias, de tipo material e social. A primeira delas seria "liberal-internacionalizante" e empurraria as economias e sociedades nacionais na direção da globalização, da universalização dos mercados "autorregulados" e da desigualdade social. A segunda atuaria na direção oposta, de "autoproteção das sociedades e das nações" contra os efeitos destrutivos dos mercados autorregulados, que ele chamou de "moinhos satânicos". No caso dos países europeus, sobretudo no século XX, esses dois movimentos de autoproteção - nacional e social - convergiram sob a pressão externa das duas grandes guerras mundiais, da crise econômica da década de 1930, e depois da própria Guerra Fria, criando um grande consenso social a favor das políticas de crescimento econômico, pleno emprego e bem-estar social, consideradas até então heréticas pelos liberais. Fora da Europa e dos Estados Unidos, entretanto, esse "duplo movimento" de autoproteção nacional e social raramente aconteceu de forma convergente, pelo menos até o final do século XX, talvez porque esses países e regiões não tenham enfrentado os desafios externos que acabaram solidarizando suas elites com suas populações nacionais, até por uma razão de necessidade mútua.

Karl Polanyi não previu a "restauração liberal-conservadora" dos mercados autorregulados que ocorreu depois de 1980. Nem poderia ter previsto, portanto, que no início do século XXI pudesse estar se generalizando uma reação contra os efeitos destrutivos e "desigualizantes" das políticas neoliberais das duas décadas anteriores. Assim mesmo, acumulam-se as evidências de que está em curso um movimento cada vez mais amplo e universal a favor da democracia e da igualdade social, uma espécie de retorno do mundo do trabalho e dos excluídos, depois de três décadas de supremacia incontrastável do mundo do capital. A grande novidade, entretanto, é que neste início de século o movimento de "autoproteção nacional e social" está começando pela periferia do sistema mundial e está ocorrendo sem a existência prévia de guerras e destruições maciças. Por isso, se essa tendência se confirmar e se ampliar, não é impossível a convergência entre as sociedades civis e os governos da China, da Índia, do Brasil e da África do Sul para liderar um grande projeto de redistribuição mais igualitária do poder e da riqueza oligopolizados pelas grandes potências dentro desse sistema mundial criado pelos europeus no momento em que conquistaram, submeteram e conectaram a Ásia, a África e a América, a partir do século XVI.

Referências

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Publicado em 11 de setembro de 2007.

Publicado em 11 de setembro de 2007

Como citar este artigo (ABNT)

. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/7/36/a-nova-geopolitica-das-nacoes

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