Usando a energia do Sol

Leonardo Soares Quirino da Silva

Projetos de aquecedores solares de baixo custo viabilizam uso da energia solar na sala de aula

Verão, sol, calor e a última coisa que se pensa é em banho quente. Contudo, o ano não é sempre assim. Logo vem o outono, com temperaturas mais amenas e dias equilibrados e a necessidade de se enfrentar a água fria para se tirar o dia do corpo.

No Brasil, a alternativa mais comum para "um banho de alegria em um mundo de água quente" é o chuveiro elétrico. O problema é o custo da energia. Segundo sites de empresas de distribuição de energia elétrica, o chuveiro pode representar de 25% a 35% da conta e cerca de 8% de toda a eletricidade consumida por ano no Brasil.

Uma alternativa para reduzir a conta e colaborar com a preservação do meio ambiente é o uso da energia solar. O Sol, graças, está sempre aí, aquece até quando a gente não precisa, coisa e tal, daí é uma alternativa viável que reduziria a quantidade de água e combustíveis fósseis ou nucleares necessários para a geração de energia.

O ponto é que o preço de um sistema de aquecimento solar pode ir de R$ 826 a uns R$ 2,2 mil. Por essa equação, quem não tem dinheiro teria que continuar caçando com chuveiro elétrico.

Foi pensando em como oferecer água aquecida pelo sol para essas pessoas, que apareceram organizações como a Sociedade do Sol, de São Paulo. A sociedade distribui kits de aquecedores para as escolas na região da Grande São Paulo.

Para nós, que estamos bem longe de lá, eles entregam o mapa da mina sob a forma de um manual que ensina a fabricar o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Este equipamento economizaria cerca de R$ 390 por ano. O ASBC não pretende substituir integralmente o chuveiro elétrico, mas pré-aquecer a água, o que leva a redução do consumo.

A mesma instituição tem projetos pedagógicos para o ASBC. Nestes, os professores ensinam aos alunos as vantagens do uso da energia solar. Uma reportagem sobre o uso desse recurso em projeto foi publicada pela revista Nova Escola em 2004.

Bom, também é possível fazer um aquecedor solar todo com material reciclável. O senhor José Alcino Alano, de Tubarão (SC), tem um projeto que recicla garrafas PET e caixas de leite longa vida e que junta plástico e tubos de PVC. O projeto é similar ao ASBC da Sociedade do Sol, que comparou os dois equipamentos.

Querendo saber mais sobre as questões que envolvem o uso da energia solar no Brasil? É possível baixar o livro Um Banho de sol para o Brasil, dos físicos Décio Rodrigues e Roberto Matajs.

23/1/2007

Publicado em 23 de janeiro de 2007