Histedbr - História, Sociedade e Educação no Brasil

Leonardo Soares Quirino da Silva

Visita guiada pela História da Educação

Imagem da página inicial do site

Criado pelo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, o site Navegando na História do Brasil reúne os resultados de vinte anos de pesquisa. Publicado previamente em CD-ROM, o conteúdo está agora disponível na internet, chegando a um grupo mais abrangente de pessoas. Apesar de criado e sediado na Unicamp, o grupo é formado por pesquisadores de pelo menos outras 23 instituições superiores de ensino (veja nos créditos).

A estrutura do site tanto permite a navegação direta por uma das três grandes fases em que o material foi dividido – Colonial, Monárquica e Republicana – quanto a navegação dentro da produção do grupo em um dos outros cinco grupos – Apresentação, Artigos, Acervo, Glossário e Créditos.

Quanto à primeira forma de navegação, a histórica, o período colonial, por exemplo, está dividido em duas fases: jesuítico e pombalino. Ao escolher o primeiro, o visitante é levado a uma outra área, onde o período selecionado aparece subdivido em grupos temáticos que reúnem os artigos produzidos pelo grupo. O primeiro item é sempre um texto de introdução sobre o período histórico e, no caso do período jesuítico, há outras três subdivisões: Concepções pedagógicas, Organização escolar e Arquivos, fontes e estado da arte.

Na mesma página aparecem as subdivisões dos outros dois grandes períodos históricos. O período monárquico – Império – permanece como um campo único. O republicano, por sua vez, está dividido em cinco fases: Primeira República (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), Nacional Desenvolvimentismo (1946-1964), Período Militar (1964-1984) e Transição Democrática (1984 até hoje).

Essa mesma estrutura volta no campo Acervo, no subitem Fontes escritas, onde estão reunidos documentos digitalizados, como “A breve instrucçaó para ensinar a Doutrina christáa, ler e escrever aos Meninos e ao mesmo tempo os principios da Lingoa Portugueza, e sua Orthografîa” (período jesuítico) e parte da correspondência de Anísio Teixeira para personalidades como Monteiro Lobato e Gustavo Corção ou ainda o Parecer do CFE sobre Educação Moral e Cívica.

Neste campo, essa estrutura temporal é reproduzida nos subitens Vídeos, Referências documentais e referências bibliográficas. Ainda no Acervo, há uma pequena base iconográfica.

Outro item interessante para visita é o Glossário, onde há desde verbetes biográficos – por exemplo, sobre Benjamin Constant – até temas como Economia da Educação e o Index Librorum Prohibitorum.

Por fim, é possível conhecer a relação com os 105 artigos selecionados para fazer parte da base de dados. Eles estão organizados por título e por autor.

Como declarou o professor Demerval Saviani, na apresentação do site, o Navegando na História do Brasil é “uma importante contribuição sob dois aspectos: amplia o conhecimento disponível sobre a História da Educação Brasileira e (...) fornece pistas relevantes para o desenvolvimento de novas investigações”. E, melhor de tudo, esse conteúdo está agora ao alcance de um maior número de interessados na Internet.

Publicado em 16 de outubro de 2007