Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Sua Língua

Karla Hansen

A sua, a nossa Língua Portuguesa

Imagem da página inicial do site
http://www.sualingua.com.br

Se você é do tipo que tem, sempre ao alcance das mãos, um ou mais dicionários, uma gramática ou manual de redação e costuma recorrer a eles com certa regularidade, vai gostar de saber que existe na internet um espaço para pessoas que querem falar e escrever melhor, ampliar seus conhecimentos ou simplesmente se deleitar com o estudo do nosso tão rico idioma.

É o site “Sua Língua”, do Doutor Cláudio Moreno, gaúcho boa-praça, com sete livros publicados e vasta experiência no ensino de português. Preferindo a tradução “sítio” ao termo em inglês adotado aqui, o professor se dispõe a tirar dúvidas dos internautas sobre o certo e o errado, comentando com elegância e bom-humor os deslizes, ou não, do falar cotidiano e fatos da mídia como, o recente sugerimento, do Dunga são motivos para verdadeiras aulas de português. Também há curiosidades sobre nossa língua, como a origem de vocábulos e expressões latinas, a seção “Como se escreve?”, sobre a grafia das palavras, lições de gramática e um pouco de tudo para aumentar e enriquecer nosso conhecimento, no entanto, sem dogmatismos ou ortodoxias.

Cláudio Moreno também é bom prosador e, mantendo o seu tema preferido, o bem falar e escrever a língua portuguesa, ele publica artigos que informam e entretém o leitor. Esta é, aliás, a principal fonte de conteúdo para o site. Doutor Cláudio, como é chamado, mantém uma intensa troca com leitores interessados que fazem perguntas ou comentam algum tema ou matéria. Além disso, na seção “O Leitor com a Palavra”, são os internautas que divulgam saberes curiosos e, às vezes, raros, sobre particularidades do idioma.

Para quem, além de tirar dúvidas ou simplesmente se divertir, quer testar o que sabe sobre a língua, vale a pena conferir a seção “Testes”, em que existem exercícios (por enquanto sobre três assuntos apenas: “concordância com verbos impessoais”, “concordância verbal – o deslocamento do sujeito” e “a passiva sintética”), que vêm com resultados e explicações detalhadas para cada resposta.

Fica, então, o convite para que, como os dicionários, manuais de redações e gramáticas que nos ajudam a manter o idioma sempre afiado, você tenha o endereço de “Sua Língua” à mão, ou melhor, na lista dos preferidos.

Publicado em 30 de janeiro de 2007

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.