Rachacuca

Mariana Cruz

Para ficar com a mente sarada

Imagem da página inicial do site

Rachacuca é um site feito para quem está a fim de se distrair exercitando a mente. Sendo assim, segue à risca o velho chavão que nunca sai de moda: “aprender brincando”. Lá está uma série de problemas lógicos, enigmas e desafios de raciocínio que realmente fazem o que o nome do site sugere: racham a cuca.

Na página inicial, o primeiro quadrinho da esquerda para a direita é o Teste de inteligência; mas não pense que você vai sair de lá sabendo o número exato de seu QI. Trata-se apenas de um passatempo composto de 30 abreviações, cuja tarefa é desvendar o maior número possível de frases. O que significa 24H em um D? 3 R em um T? 26 L do A? É um ótimo modo de botar a cabeça para funcionar fazendo associações sobre diversos temas, desde geografia até desenho animado.

Depois de desvendar essas sentenças, é só ir um pouco mais abaixo para ver o outro teste de inteligência, o Teste de Einstein, um enigma com aparência de ser fácil, mas que dá trabalho. São cinco vizinhos de nacionalidades diferentes, que moram em casas de cores distintas. Cada um deles tem um animal, prefere um tipo de bebida e fuma um tipo de cigarro. A tarefa é descobrir, a partir de pequenas dicas dadas, tudo sobre cada indivíduo.

No quadro seguinte vem o Movie Quiz. É um jogo em que são mostradas fotografias com cenas de filmes. Cabe ao cinéfilo acertar o título. Há filmes de diferentes épocas e estilos. Para acertar os 30 títulos mostrados, o participante deve ser um verdadeiro amante da sétima arte que não se prenda a um só gênero. Como o primeiro filme é O Senhor dos Anéis, o visitante pode achar, de início, que se trata de um joguinho fácil sobre filmes clichês, mas ao ir adiante percebe que não é bem assim. Apesar de a maioria das fotos serem de atores conhecidos, a produção nem sempre é e a cena escolhida deixa dúvidas quanto ao filme.

Após esse breve passeio pelas produções de Hollywood, é hora de deixar o glamour de lado para quebrar a cabeça com contas matemáticas. O terceiro quadrinho chama-se Calculadoraquebrada; o objetivo é chegar aos números pedidos com a ajuda de uma máquina de calcular que só funciona parcialmente. São seis níveis, e, é claro, a cada passagem de nível o desafio vai ficando mais complicado; além disso, há um tempo-limite para resolver as contas. Com esse jogo, é treinada não só a capacidade como a velocidade de raciocínio.

No último quadrado é proposto um desafio lógico, em que o participante deve quebrar a cabeça para encher dois jarros d’água de tamanhos diferentes. Assim como o desafio anterior, a cada fase o grau de dificuldade cresce.

O site é um ótimo entretenimento para quem quer passar o tempo fazendo ginástica cerebral, ao invés de ficar passivamente em frente à televisão. As ilustrações são bem feitas e bem-humoradas, o que torna o site bem leve e atraente para todas as idades.

Publicado em 8 de janeiro de 2008

Publicado em 08 de janeiro de 2008