Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Mathematikando e Matemática na veia

Alexandre Alves

Duas doses de matemática

Imagem da página inicial do site
http://opensadorselvagem.org/blog/mathematikando/
Imagem da página inicial do site
http://matematica-na-veia.blogspot.com/

Desta vez optamos por fazer do site da vez uma dupla de blogs sobre o mesmo assunto: Matemática, com M maiúsculo. O melhor é que não se limitam à Matemática da álgebra, geometria e aritmética.

Os blogs Matemática na veia e Mathematikando têm o mesmo DNA. Talvez o primeiro seja um pouco mais carregado nas tintas de temas de sala de aula – não à toa se classifica como “o blog da Educação Matemática”. Além dos posts organizados por entrada, a subdivisão dos posts é bastante semelhante – algumas são repetidas. No primeiro há mais posts em cada categoria.

Categorias como curiosidades, artes e matemática, contos, fábulas e humor remetem a algo além da ciência dos números. Para quem gosta do assunto mas, ao dar aulas, não quer se limitar a fórmulas, equações e cálculos, este blog tem tudo para ajudar a preparar um bom curso e cativar os alunos para assuntos que podem render boas conversas depois da escola.

Frases de matemáticos, histórias, lendas, biografias de matemáticos e cientistas são categorias que atraem os leigos por mostrar que essa ciência, ainda que alguns a considerem árida, pode ganhar tonalidades mais agradáveis.

O uso e o estudo da Matemática na escola não foram esquecidos: nas categorias aulas, educação, função, geometria, simulados, vestibular e provas, por exemplo, estão reunidos exemplos e modelos de atividades e avaliações, além de formas de apresentação de conteúdos.

Claro que a informática e a internet não poderiam ficar de fora: há categorias que contemplam esses assuntos, como downloads, planilhas excel, serviços de internet, tecnologia e softwares, entre outros.

Em resumo: se você gosta de matemática mas não quer se limitar ao que aprendeu ou está estudando na escola, se você quer conhecer outras maneiras de estudar ou aprender conceitos, este é um baú de novidades e informações interessantes – algumas vezes, úteis.

Publicado em 25 de março de 2008

Publicado em 25 de março de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.