Mathematikando e Matemática na veia

Duas doses de matemática

Imagem da página inicial do site
Imagem da página inicial do site

Desta vez optamos por fazer do site da vez uma dupla de blogs sobre o mesmo assunto: Matemática, com M maiúsculo. O melhor é que não se limitam à Matemática da álgebra, geometria e aritmética.

Os blogs Matemática na veia e Mathematikando têm o mesmo DNA. Talvez o primeiro seja um pouco mais carregado nas tintas de temas de sala de aula – não à toa se classifica como “o blog da Educação Matemática”. Além dos posts organizados por entrada, a subdivisão dos posts é bastante semelhante – algumas são repetidas. No primeiro há mais posts em cada categoria.

Categorias como curiosidades, artes e matemática, contos, fábulas e humor remetem a algo além da ciência dos números. Para quem gosta do assunto mas, ao dar aulas, não quer se limitar a fórmulas, equações e cálculos, este blog tem tudo para ajudar a preparar um bom curso e cativar os alunos para assuntos que podem render boas conversas depois da escola.

Frases de matemáticos, histórias, lendas, biografias de matemáticos e cientistas são categorias que atraem os leigos por mostrar que essa ciência, ainda que alguns a considerem árida, pode ganhar tonalidades mais agradáveis.

O uso e o estudo da Matemática na escola não foram esquecidos: nas categorias aulas, educação, função, geometria, simulados, vestibular e provas, por exemplo, estão reunidos exemplos e modelos de atividades e avaliações, além de formas de apresentação de conteúdos.

Claro que a informática e a internet não poderiam ficar de fora: há categorias que contemplam esses assuntos, como downloads, planilhas excel, serviços de internet, tecnologia e softwares, entre outros.

Em resumo: se você gosta de matemática mas não quer se limitar ao que aprendeu ou está estudando na escola, se você quer conhecer outras maneiras de estudar ou aprender conceitos, este é um baú de novidades e informações interessantes – algumas vezes, úteis.

Publicado em 25 de março de 2008