Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Centenário de Guimarães Rosa

Leonardo Vieira de Almeida

No próximo dia 27 de junho será comemorado o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa. Essa é uma das efemérides que marcam 2008 como o ano das comemorações literárias (400 anos de nascimento de Padre Antônio Vieira, 100 anos de morte de Machado de Assis, 100 anos de morte de Arthur de Azevedo e 100 anos de nascimento de Josué de Castro).

Para dar início às celebrações em homenagem a esse que foi um de nossos mais importantes escritores, o Portal da Educação Pública presenteia seus leitores com Natureza e artifício: a voz peregrina em O recado do morro, de Leonardo Vieira de Almeida, premiado com o 3º lugar no 2º Concurso de Ensaios Otto Lara Resende, patrocinado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em 2007. Leonardo é mestre em Literatura Brasileira pela Uerj, com pesquisa sobre a obra de Guimarães Rosa – O pacto fáustico em Grande Sertão: Veredas –, e doutorando em Estudos de Literatura Brasileira pela PUC-Rio.

Boa leitura!

NATUREZA E ARTIFÍCIO: A VOZ PEREGRINA EM O RECADO DO MORRO

O corpo da serpente: o corpo do mundo

Corpo de baile, obra seminal de João Guimarães Rosa, publicada em 1956, no mesmo ano de Grande Sertão: Veredas, constitui campo complexo para a exegese literária. Isso se deve a algumas chaves estruturadoras do projeto estético do escritor mineiro: a proliferação de camadas do intertexto; a correspondência entre forma e conteúdo; a projeção de escalas microscópicas em estruturas macroscópicas, refratando os semas nos sintagmas, e, por sua vez, estes últimos em corpúsculos maiores (os parágrafos, as páginas), até atingir o corpo final do texto. No caso de Corpo de baile, inicialmente publicado em dois volumes, posteriormente em um tomo, e, finalmente, em três exemplares, a estratégia rosiana se complexifica ainda mais. Nesse vasto panorama de mais de oitocentas páginas, as sete novelas (cada uma erigida sob a ótica das chaves estruturadoras) refletem e expandem sua problematicidade no conjunto total da obra. Por meio de um efeito dióptrico, temas, signos, lexias, compõem um espaço constelar, espécie de calidoscópio formador de imagens em constante mutação.

A referência ao calidoscópio, artefato óptico provido de pequenos pedaços de vidro colorido (ou de outro material), pressupõe a questão do espelhismo. Esse processo possibilita a construção de uma forma quiásmica, princípio simétrico que organiza o jogo ou combinação de imagens.

Desse modo, torna-se necessário desvendar a chave primeira de um projeto como Corpo de baile. Tal chave é apresentada pelo próprio Rosa, em carta a seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri, datada de 19 de novembro de 1963. O autor aponta o aspecto planetário ou de correspondências astrológicas existente na novela O recado do morro (Rosa, 2003, p.86). A mesma questão é examinada em detalhe por Heloísa Vilhena de Araújo em seu livro O roteiro de Deus: dois estudos sobre Guimarães Rosa. A partir da ideia desse corpo planetário, a crítica estabelece importantes correspondências com o pensamento de Ruysbroeck, um místico flamengo do século XIV, de cuja obra Guimarães Rosa extrai algumas epígrafes para Corpo de baile. A autora salienta que, no livro Ornamento do casamento espiritual, Ruysbroeck descreve o início, o crescimento e amadurecimento da vida espiritual do homem, tendo em vista a trajetória do Sol durante o ano, com suas estações. Tal pensamento segue a antiga tradição estabelecida no Timeu, de Platão, em que o desenvolvimento do corpo e da alma do homem possui estreita ligação com o corpo e alma do mundo, e, portanto, com o universo. Ainda segundo Platão, há uma relação fundamental entre a estrutura harmônica da alma do mundo e da música, derivando daí argumentos de suma importância tanto para a Cosmologia como para a Filosofia da música (já que os princípios que regem a construção da alma universal são os mesmos que entram na constituição da alma individual).

É como um grande corpo cosmológico que Guimarães Rosa concebe Corpo de Baile. No centro desse corpo encontra-se O recado do morro, novela que trata, nas palavras do próprio autor, de “uma canção a formar-se” (Rosa, 2003, p. 92), canção esta que se vai materializando ao longo de uma viagem em terras dos campos-gerais. Por sinal, a viagem é um elemento norteador do Corpo de Baile. Seguindo a ordem das novelas na versão original, verificamos que esse tema, em Campo geral, tem início no final do texto, quando Miguilim parte do Mutum da infância para a cidade grande, saudoso de seus olhos míopes. Em Buriti, a última novela, para não esquecermos a estrutura quiásmica, a viagem é do Miguilim adulto (Miguel) de volta ao Buriti Bom. Uma estória de amor e Cara-de-Bronze traçam a cartografia da alma: Manuelzão e Grivo partem em busca do “quem” das coisas. A estória de Lélio e Lina e Dão-Lalalão têm como caminho os descaminhos do amor. Ocupando o círculo interno, em torno do qual se equilibram as seis novelas, está O recado do morro. O amor, a palavra, a música, o aspecto zodiacal e cosmológico, a geografia sentimental da ficção rosiana. Como se todos os elementos que configuram as viagens em Corpo de baile convergissem para este corpo único, como se ele fosse o espelho, pedra brilhante que reflete todas as outras novelas num baile de luz: “A pedra preciosa de que falo é inteiramente redonda e igualmente plana em todas as suas partes” (Rosa, 1969). A citação é de Ruysbroeck, o Admirável, contribuindo para associarmos a pedra ao espelho, que gera reflexos que se movimentam, refratam-se, transformam-se, gerando repouso e movimento, opacidade e brilho, planos únicos e múltiplos (Araújo, 1996, p. 384).

No início da novela O recado do morro, em algum ponto desta “pedra brilhante”, distinguimos um S de estrada, pelo qual caminham cinco personagens, sendo guia Pedro Orósio. A linha não tem começo nem divisamos seu fim. Parece uma linha viva, uma abstração. Seus limites sinuosos fazem remeter ao ícone da serpente. Ícone da armadilha, e também suscetível a todas as representações, todas as metamorfoses. A serpente cósmica, grafema da viagem pelos ciclos do mundo, abraça a criação numa linha contínua. Sobre seus limites, figuramos um grande traçado cosmográfico e geográfico. Em torno de seu corpo, agregam-se múltiplas viagens entrelaçadas, que configuram por sua vez o corpo do texto, seguindo o desenho sinuoso da linguagem.

Portemos-nos, então, de lentes acuradas, como os grossos óculos do pesquisador Olquiste. Procuremos examinar em que sentido a viagem se estampa numa cartografia do artifício, como Guimarães Rosa naturaliza o falso, concebendo a gênese da própria linguagem. Escavemos as camadas semânticas e semióticas, como anfractuosidades do texto, em torno da serpente, do S de estrada. Pela configuração dessas anfractuosidades, o Corpo de baile rosiano pode se fazer presente por meio dos signos do desejo e da pergunta sobre o que é a literatura. O desejo peregrino seria o desejo de desnudamento do texto. Essa é a hipótese deste ensaio, ou seu recado.

Natureza e viagem: pelo S dos signos e das sagas

Píton e Apolo nos campos-gerais

Na primeira página de O recado do morro é apresentada a comitiva guiada por Pedrão Chãbergo ou Pê-Boi, enxadeiro dos Gerais: Alquiste, um pesquisador nórdico, trazendo uma câmera fotográfica, binóculo e caderneta para anotações; Frei Sinfrão, dono de uma casa de convento em Pirapora e Cordisburgo, lendo um breviário; seo Jujuca do Açude, fazendeiro de gado e filho de fazendeiro; Ivo, Ivo de Tal, Ivo da Tia Merência, tangendo burros cargueiros. Esses personagens se encontram em pleno sol nos campos-gerais, em algum dia de julho. Todos a cavalo, exceto Pê-Boi, que vai a pé, descalço. Pedro Orósio, por sua vez, possui o talhe e a força de um gigante.

“Desde ali, o ocre da estrada, como de costume, é um S, que começa grande frase” (Rosa, 1969, p. 5). É por este S, início da frase, que caminha a comitiva. S que, por seu lado, corresponde à letra que abre a novela: “Sem que bem se saiba”. Nesse sentido, visualizamos que a viagem dos peregrinos não é apenas por algum lugar específico dos campos-gerais, ela é também o percurso da linguagem, trajeto sinuoso, como veremos, acompanhando seu próprio desenho.

Sob esse ponto de vista, é importante lembrarmos o interesse de Guimarães Rosa pelo valor iconográfico dado ao texto. Podemos, seguindo essa linha, salientar um ponto de reforço a esse problema. Tal ponto é delimitado com precisão por Vilém Flusser no ensaio Concreto-abstrato. Flusser, analisando os poetas concretos da geração de Haroldo de Campos, Décio Pignatari e outros, aponta para a importância do movimento concreto como foco de resistência contra o “processo civilizante”, que considera “um avanço a partir da plenitude do significado em direção à amplitude do insignificado” (Flusser, 2002, p. 151). Segundo o crítico, esse processo teve três fases, ou três idades: a Idade Antiga, a Idade Média e a Idade Moderna. Nos três casos, sempre se partiu do “concreto dos mitos”, do “concreto da fé” ou do “concreto sensorial”, progredindo e decaindo em abstrações ocas. Adão ou Ahriman, nomes próprios cheios de significado do “concreto dos mitos”; Deus, alma e salvação, referentes ao “concreto da fé”; pedra, queda e conhecimento, de acordo com o “concreto sensorial”. Desses, numa forma degradada, partiu-se para a “lógica aristotélica” ou “antropocentrismo” ou “plotinismo”; “prova ontológica”, “realismo” e “tomismo”; “antipróton”, “campo unificado” e “indeterminabilidade de Heisenberg”. Para Flusser, a civilização parece ter chegado a um ponto em que os nomes próprios concretos dos sentidos se estagnam em conceitos científicos. É nesse preciso instante que surge a poesia concreta, que, para o autor, apresenta-se inibida, atrelada a abstrações ultrapassadas.

Mesmo sem citá-lo, parece que o nome Guimarães Rosa sobrepaira no ensaio de Flusser. Porque, de fato, em sua prosa, o escritor mineiro conseguiu recuperar a qualidade do “concreto”, dando outra dimensão à língua. Em sua obra encontramos palavras relacionadas ao “concreto dos mitos”: Salomão, Sansão; ao “concreto da fé”: Apocalipse, Jesus Cristo, Verbo; ao “concreto sensorial”: pedra, pirâmide, sino, para ficarmos com o vocabulário de O recado do morro. Além disso, Rosa também explora as potencialidades da própria letra. Sem dispor da forma poética dos caligramas, cujas linhas ou caracteres gráficos compõem uma figura relacionada com o conteúdo ou a mensagem do texto, o autor, na medida em que inscreve um sinal gráfico no corpo da página, constrói um desenho que pode ser lido por dois enfoques: o concreto, isolado do texto que o cerca, significa-se a si mesmo. Se o relacionarmos com os outros vocábulos, opera-se uma tradução de seus reflexos sobre o que lhe é exterior e vice-versa. Não é outro o caso do S em O recado do morro. Lido isoladamente, ele já guarda uma ampla gama de simbolismos: na ornamentação primitiva, como um princípio de unificação entre o céu e a Terra, o masculino e o feminino, a montanha e o vale, trombas e turbilhões. Essa letra pode simbolizar, do mesmo modo, a ligação entre o alto e o baixo, ascensão e queda. De acordo com Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, em seu Dicionário de símbolos, “também é possível ver nela a subida sinuosa da fumaça sacrificial. O que domina nessas percepções diversas é o símbolo de uma unidade de movimento que põe em relação seres, elementos, níveis diferentes” (Chevalier e Gheerbrant, 1995, p. 793).

Por outro lado, em relação a uma das camadas do enredo da novela de Guimarães Rosa, o tema da emboscada, o desenho do S se torna a linha da serpente, como já vimos, ícone da armadilha. Isso se levarmos em conta o referencial semântico. Porque, se atentarmos para o plano semiótico, a sinuosidade da serpente representa a armadilha textual: seu verso e anverso.

Na mitologia grega, há uma famosa serpente, também considerada por muitos um dragão fêmea, que guardava o Oráculo deGeia, a Terra Primordial. Trata-se de Píton, que simbolizava a autoctonia e o poder primitivo das forças telúricas. Apolo, o deus solar, se dirigiu a Delfos (lugar onde se encontrava o oráculo) e derrotou Píton. Simbolicamente, a luta de Apolo contra a serpente representa a vitória do deus patrilinear contra a potência matrilinear e telúrica ligada às trevas (Brandão, 2000, p. 94).

O S, a serpente inscrita no mapa de O recado do morro, tem seu aparente início sob a luz do sol, Apolo. Rastreando seu percurso, podemos detectar que ao longo dele se embaralham, de modos diversos, figuras e situações.

A viagem geográfica, uma música por formar-se, a temática do rei traído, as referências apocalípticas, o cosmos, o zodíaco, a pesquisa científica, todos esses fios seguem, como a comitiva, o corpo tortuoso da serpente délfica que se estende pela paisagem dos campos-gerais. No entanto, esta é apenas uma das leituras possíveis do grafema. Porque, além de ser um ícone da armadilha, a serpente também representa a troca cambiante: as duas serpentes enroscadas em sentido inverso numa vareta compõem o emblema de Hermes, mensageiro dos deuses, guia dos seres em suas mudanças de estado, as direções ascendentes e descendentes.

Nesses termos, torna-se pertinente assinalar o aspecto mercurial da linguagem na novela O recado do morro. O enigma emitido pelo Morro da Garça só poderá transformar-se em canção se o seu teor ininteligível, obscuro, for banhado pelo brilho de Apolo. A vitória do deus de Delfos contra Píton encarnaria simbolicamente a própria dinâmica do texto rosiano, sua capacidade apolínea e solar “(...) de dar forma ao símbolo, integrando os elementos dispersos, intensos e conflituados da experiência do limite e da fantasia, da negatividade e da positividade” como escreve José Miguel Wisnik no ensaio Recado da viagem (1998, p. 168).

Apolo: deus do equilíbrio e da harmonia dos desejos, cujo número, sete, é o número da perfeição; que une simbolicamente céu e Terra, o princípio masculino e feminino, a luz e as trevas. Hermes; deus do comércio; inventor da lira, feita de cordas fabricadas com tripas de bois; responsável pela troca entre o céu e a Terra, mediação que pode converter o comércio em simonia ou santificação; mantenedor da viagem entre os limites infernais, terrestres e celestes.

Como se vê, Apolo e Hermes possuem muitas características em comum. Apolo, na Ilíada, é aparentado à noite, dono do arco de prata e brilhante como a Lua. Zeus lhe enviou uma lira e um carro guiado por cisnes. Segundo outra manifestação do mito, a primeira lira que Apolo adotou foi a de Hermes.

Deuses da canção e da viagem, da ascensão e da queda. São justamente essas chaves que se manifestam, do mesmo modo, na figura de Pedro Orósio. Guia e futuro decifrador da música, capitaneia os quatro peregrinos em sua marcha pelos campos-gerais, seguindo a trilha sinuosa da serpente.

A gesta de Óros e Bukólos

Ao acompanhar a viagem de Pedro Orósio pelo S e a natureza que o circunda, é possível observar que uma das referências intertextuais com a qual dialoga é a gesta da Idade Média. Particularmente se tivermos em vista que seo Alquist, após escutar a canção composta pelo violeiro Laudelim Pulgapé, faz o paralelo com Saxo Grammaticus e o herói Hrolf Kraki. Grammaticus, considerado um dos mais notáveis historiadores da Idade Média (viveu, provavelmente, entre fins do século XII e início do século XIII) e um de seus grandes escritores, foi o autor da obra Gesta Danorum, composta por dezesseis livros que tratam das sagas de diversos reis escandinavos. Um desses livros é A saga do Rei Hrolf Kraki e seus campeões. Hrolf e seus doze cavaleiros, no final do livro, são mortos numa armadilha preparada por sua meia-irmã Skuld, filha de seu pai, Helgi, com uma elfa.

Por sua vez, Pê-Boi se configura como um rei medieval dos campos-gerais, a quem se unem também traços de Sansão (referido por Alquist) e de Héracles. É importante lembrar que, na história de Deucalião e Pirra, que consta do livro primeiro de As metamorfoses, de Ovídio, os únicos descendentes do dilúvio que devastou a humanidade são incumbidos da tarefa de carregar pedras em suas costas e lançá-las no ar, daí surgindo uma nova raça de seres humanos. O designativo de pedra, tanto no nome próprio (Pedro) quanto no sobrenome (Orósio, óros: montanha), salienta a estreita ligação entre o homem e esse símbolo, apresentando ambos um movimento duplo de subida e de descida. Segundo Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, “O homem nasce de Deus e retorna a Deus. A pedra bruta desce do céu; transmutada, ela se ergue em sua direção” (Chevalier e Gheerbrant, 1995, p. 696). A viagem de Pedro Orósio é uma ascese, que só pode ser atingida com o domínio da voz do Morro da Garça, domínio do homem sobre a pedra, que, muitas vezes, apresenta traços bovinos, tauromáquicos. O outro nome de Pedro Orósio, Pedrão Chãbergo, reforça ainda mais essa questão, pois “bergo” deriva do francês berger, pastor, vaqueiro (Machado, 1976, p. 110). Nesse sentido, Pê-Boi precisa domar a pedra, subjugar a rês bravia, daí podermos associá-lo à figura do bukólos (vaqueiro) e do rei medievo, assunto explorado desde José de Alencar, em Nosso cancioneiro, passando por Euclides da Cunha (Os sertões), Câmara Cascudo (Vaqueiros e cantadores) e outros. Guimarães Rosa, em Pé-duro, chapéu de couro, presta sua dívida a alguns desses autores.

Todos esses elementos de O recado do morro comportam a releitura rosiana dos textos da Idade Média, a que se agregam influências bíblicas, cosmológicas, musicais, reinserindo-as no universo do sertão. Daí a importância que acreditamos deva ser dada ao conceito de antinatureza proposto por Clément Rosset, em seu livro A antinatureza: elementos para uma filosofia trágica. Nessa obra, a partir de um exame dos filósofos trágicos (Empédocles, Lucrécio, Maquiavel, Hobbes, Nietzsche), Rosset defende a ideia de que a natureza mostra-se sempre como miragem: “(...) escapa no momento em que acreditávamos tê-la agarrado e surge num ponto imprevisível do horizonte, o qual abandonará no instante em que olhar tiver tido tempo de lá se fixar” (Rosset, 1989, p. 19). Isso quer dizer: o mundo da natureza é o mundo do artifício. No caso de O recado do morro, tendo em vista o tema das sagas medievais, podemos observar que sua leitura não é apenas intertextual, porque a naturalização do artifício empreendida por Rosa inscreve os signos da literatura da Idade Média sobre a própria phýsis, como no trecho a seguir: “À formiga, sumiu-se na ladeira, tapado por uma aresta de rocha e um gravatá – panóplia de muitas espadas presas pelos punhos” (Rosa, 1969, p. 24). A panóplia é uma armadura completa do cavaleiro medieval europeu. De fato, o escritor mineiro proporciona, por meio de seu projeto estético, ler no espaço da natureza o espaço dos livros. A gesta de Pedro Orósio pelos campos-gerais parece acompanhar páginas de livros impressas no horizonte do sertão.

Sob esse ponto de vista, se o tema da viagem é motivo norteador da novela O recado do morro, torna-se relevante apontar o artigo de Bento Prado Jr., O destino decifrado: linguagem e existência em Guimarães Rosa. Nesse texto, o crítico faz o paralelo entre a peregrinação de Pedro Orósio e a de Dom Quixote, ambas ligadas pelo tema da cavalaria andante. De acordo com Prado Jr., o herói de Cervantes e os heróis de Guimarães Rosa seguem o mesmo espaço, só que em direções diferentes. Rosa procura reconstituir o horizonte que se dissolvera nas andanças do Cavaleiro da Triste Figura. É aí que Prado Jr. remete à obra de Michel Foucault As palavras e as coisas, particularmente o capítulo Representar, em que o filósofo francês define Quixote como leitor de um universo mudo, a Mancha do século XVII, em busca dos signos e das semelhanças codificados nos romances de cavalaria. Seu itinerário acaba por provar a cisão entre a linguagem e o mundo, em que a sabedoria transformou-se em delírio (Prado Jr., 1995, p. 25). O caminho percorrido por Rosa é o espelho inverso: seus heróis partem da decifração de um texto inscrito na própria natureza. Ou ainda, numa phýsis enquanto espaço do falso, agregam-se elementos tanto da geografia (a Gruta de Maquiné, o Morro da Garça, os Gerais, em O recado do morro) quanto fragmentos do próprio vocabulário das gestas medievais:

Agora, pelas penedias, escalam cardos, cactos, parasitas agarrantes, gravatás se abrindo de flôres em azul-e-vermelho, azagaias de piteiras, o páu-d’óleo com raízes de escultura, gameleiras manejando como alavancas suas sapopemas, rachando e estalando o que acham; a bromélia cabelos-do-rei, epífita; a chita – uma orquídea; e a clateia, sofredora, rosíssima e roxa, que ali vive no rosto das pedras, perfurando-as (Rosa, 1969, p. 8).

“Gameleiras manejando como alavancas suas sapopemas”; “a bromélia cabelos-do-rei”. No primeiro exemplo, a imagem das árvores parece nos remeter aos aríetes, máquinas de guerra com que se derrubavam as muralhas ou portões de cidades sitiadas. Já no segundo, cabelos-do-rei sopram na superfície de uma planta. O texto rosiano, como fala uma vez mais Bento Prado Jr., se identifica no “sopro impessoal que silva por entre as folhas do Lógos em estado selvagem (selva selvaggia) ou no traçado das picadas, no desenho das veredas que estruturam o Sertão sauvage, salvage” (Prado Jr., 1995, p. 226). Mas não só a flora se transforma em heráldica. Também os estratos geológicos são decodificados, na medida em que as palavras se tornam verdadeiros espeleotemas, compondo uma “natureza” saturada de códigos linguísticos:

E nas grutas se achavam ossadas, passadas de velhice, de bichos sem estatura de regra, assombração deles – o megatério, o tigre-de-dente-de-sabre, a protopantera, a monstra hiena espélea, o páleo-cão, o lobo espéleo, o urso-das-cavernas –, e homenzarros, duns que não há mais (Rosa, 1969, p. 7).

A “monstra hiena espélea” e o “lobo espéleo” são ossadas de animais selvagens revestidas de salitre no interior das grutas. Tal dado faz lembrar as pesquisas do cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que, em 1833, durante uma viagem para estudar a flora brasileira, ao passar por Curvelo, em Minas Gerais, visitou a Lapa Nova de Maquiné, tendo escrito com minúcias os espeleotemas encontrados. Sabemos do interesse de Guimarães pelos relatos de viajantes (Humboldt, Spix e Martius), além de suas próprias viagens ao interior de Minas Gerais para colher em campo o material vivo de sua obra. Essa é mais uma referência importante que vem se somar ao universo de O recado do morro, o relato científico, materializado na natureza e na caderneta de seo Alquist.

É cercada por esses signos que seguem a comitiva chefiada por Pedro Orósio. Mas não só a natureza traz em sua “geografia” indícios do recado (fragmentos da futura armadilha ao qual poderá sucumbir o enxadeiro Pê-Boi). O Morro da Garça começa a “falar”. Sua voz, ainda esfingética, viaja de recadeiro em recadeiro: os cinco loucos, o menino Joãozezim, e finalmente, o violeiro Laudelim Pulgapé. Assim, entrelaçadas no corpo de Píton, espelham-se duas viagens, a expedicionária e a musical. Sobre ambas paira o tema do agouro, motivo recorrente nas gestas medievais. Decifrar o recado, ou seja, domar a pedra das palavras e escapar à emboscada, refrata-se numa outra viagem: o percurso anagógico-interpretativo da voz do Morro da Garça supõe um ato de leitura sobre “atos de fingir”, sempre escapáveis.

Morro da Garça e o sino de Salomão

O canto da pirâmide e sobre o luto dos signos

A viagem do recado enigmático tem início com um “homenzinho”, Gorgulho, também conhecido como Malaquias, que diz tê-lo ouvido dos desabamentos do Morro da Garça (marco principal dos viajantes de Minas Gerais). Pedro e sua comitiva ficam sabendo que esse velho – morador de uma lapa, uma “urubuquara” (casa de urubus) – está se dirigindo ao seu irmão, Zaquias, também morador de uma gruta. Em verdade, Gorgulho quer aconselhar o irmão a não se casar. A princípio, Malaquias diz que o morro enviou um certo recado, sem se ater a maiores explicações. No entanto, ao se dispor a acompanhar Pedro Orósio e seus companheiros, chega um instante em que Gorgulho expõe a mensagem na íntegra, a respeito de um rei e de uma morte tramada à traição: “com a caveira, de noite, feito História Sagrada, Del-rei, Del-rei!...” (Rosa, 1969, p. 22).

Importante notar que os nomes dos dois primeiros recadeiros, Malaquias e Zaquias, remetem aos mensageiros bíblicos dos livros proféticos. As mensagens de ambos apresentam uma dimensão profundamente escatológica. Para Zacarias, a salvação exige do povo uma renovação interior. Para Malaquias, o abuso por parte dos sacerdotes e o desinteresse pelo culto, bem como a promiscuidade dos maridos em relação a suas esposas, anuncia a proximidade do julgamento divino.

O que motiva os sete traidores em O recado do morro é o fato de Pedro Orósio seduzir diversas mulheres dos Gerais. Movidos pelo ciúme, os embusteiros aguardam o momento oportuno para desfechar a vingança, ao mesmo tempo que a voz do Morro da Garça procura avisar Pedrão Chãbergo de seu fim iminente. Assim, o recado se constitui como um sinal da morte (a traição) e da vida (pela decifração da mensagem).

Por sinal, em determinado trecho da novela, o Morro da Garça é comparado a uma pirâmide: “Lá – estava o Morro da Garça: solitário, escaleno e escuro, feito uma pirâmide” (Rosa, 1969, p. 15). A pirâmide é um “lugar de encontro entre dois mundos: um mundo mágico, ligado aos ritos funerários de retenção indefinida da vida ou de passagens para uma vida supratemporal, e um mundo racional, que evocam a geometria e os signos de construção” (Chevalier e Gheerbrant, 1995, p. 696). Atribui-se ainda a Hermes Trimegisto, que:

o cume de uma pirâmide simbolizaria o Verbo demiúrgico, Força primeira não engendrada, mas emergente do pai e que governa toda coisa criada, totalmente perfeita e fecunda. Assim, no final da ascensão piramidal, o iniciado atingirá a união com o Verbo, como o faraó defunto se identifica, no oco da pedra, com o deus imortal (idem, ibidem, p. 721).

Não será inoportuno, de acordo com esse ponto de vista, sugerir que o Morro da Garça, ao ser representado pelo símbolo da pirâmide, configura o próprio procedimento de leitura da novela O recado do morro, qual seja: para compreender o sentido do recado, que acompanha a tentativa de interpretação dos cinco loucos (Gorgulho, Catraz, Guégue, Nomindome, o Coletor) do menino Joãozezim e do violeiro Laudelim Pulgapé, seria necessário guiarmo-nos pelos signos mortos da tradição literária, evocando a geometria e a reconstrução desses signos num outro contexto. Referindo à ideia de Ernest Cassirer, em seu livro Liguagem, mito e religião, a concepção verbal primitiva se dá como um choque violento com a forma mítica em seu grau de diferenciação, constituindo-se esta como um “deus momentâneo”, desligando-se de qualquer cadeia associativa e surgindo como “intuição imediata”. A tarefa dos recadeiros e, por fim, de Pedro Orósio seria uma viagem do nascimento do mythos ao lógos, expressa também pelo sino de Salomão, citado na novela. Esse símbolo, formado por dois triângulos (ou pirâmides) superpostos, constituindo uma estrela de seis pontas, totaliza o pensamento hermético. O sino de Salomão aparece como síntese dos opostos e a expressão da unidade cósmica, assim como sua complexidade. Ou seja, a pirâmide/Morro da Garça, túmulo funerário, mas também ponte para o renascimento, poderia ser compreendida como o vértice do próprio espaço da linguagem em O recado do morro. Maurice Blanchot, no ensaio A linguagem e o direito à morte, assinala que é pela morte dos signos, despidos de seus antigos contextos e reorganizados pelo jogo do falso, que o espaço literário se constrói.

Outro dado importante, que não deve ser esquecido, é que o sino de Salomão engloba os sete planetas que formam a totalidade do céu. Aos sete traidores (Ivo Crônico, Martinho, Nemes, Veneriano, Zé Azougue, Lualino, Jovelino) correspondem as sete fazendas onde a comitiva toma pouso (a fazenda de Juca Saturnino, de Marciano, de Dona Vininha, de Nhô Hermes, de Nhá Selena e de Jove). E, consequentemente, os sete planetas.

Desse modo, o espaço ficcional em O recado do morro se estrutura mediante um processo seletivo que parte de campos múltiplos, inserindo as referências intertextuais numa posição perspectivística, em que alguns de seus elementos são atualizados pelo texto, enquanto outros se mantêm inativos. Por sinal, a própria seleção desses elementos se configura como um “ato de fingir”, pois que opera uma “transgressão de limites”. Por sua vez, o ato de seleção realizado por Rosa, por meio de uma estética de fragmentos extraídos de diversos contextos e justapostos, com sua posterior combinação, conduz a uma oscilação tanto semântica quanto semiótica. A terceira margem configurada pela transgressão das referências intertextuais e dos procedimentos estilísticos provoca, ao mesmo tempo, uma relação de forma (Figur) e fundo (Grund). No caso de O recado do morro, o fundo – a geografia dos campos-gerais, os elementos das sagas e gestas da Idade Média, a escatologia bíblica, a mitologia greco-romana, a literatura científica, a astrologia, a cosmologia – demarca os limites da forma. Sobressai dessa estratégia ficcional a revitalização dos signos mortos da tradição literária, o inventário de suas ruínas que, aglutinadas pela voz do Morro, tendem a um novo desejo do texto: na medida em que o recado é interpretado sob diversos enfoques pelos seus sete recadeiros, ensaiam-se os próprios “atos de fingir” da novela. Ou ainda, ensaia-se a história do nascimento de uma canção popular oral, que, como diz o pesquisador Olquiste: “transmuz da pedra das palavras” (Rosa, 1969, p. 64).

Assim, vislumbramos nesse processo de decifração do texto rosiano os vestígios de seu artifício. Procedendo ao exame de suas camadas intertextuais, podemos perceber a proliferação de elementos alógenos, encontrados seja na forma de citações (a referência à saga de Hrolf Kraki, feita por Alquist, serve de exemplo); de reminiscências, como a viagem de Peter Lund ao interior de Minas Gerais (decodificada nos vocábulos “Lundiana” e “Lundlândia”, que se encontram no texto) ou os relatos cosmológicos, em que o Timeu platônico parece se esconder sob o espelhismo provocado pela órbita celeste e a viagem terrestre dos peregrinos.

No entanto, se procuramos rastrear algumas referências no plano semântico (o fundo), faz-se necessário investigar como esses mosaicos dispersos são reordenados pelo andaime (a estrutura arquitetônica do texto, a figura). Voltemo-nos sobre o grafema que abre a novela, a serpente délfica inscrita nos campos-gerais. Ícone da armadilha. Linha que traduz o percurso sinuoso da linguagem rosiana. Traçado que se insere de forma dúplice no caduceu hermético, índice da viagem mercurial. Mas também seu risco curvilíneo, que volteia entre a geologia do sertão, abarcando seus limites, faz-nos lembrar um acorde. Hermes, deus mensageiro, não deixa de ser o inventor da música, da lira, cujo corpo, talhado em chifres de cabra, tem a forma de um S duplicado. Dessa maneira, a viagem científica e a viagem musical se espelham, ambas consignadas na figura do guia Pedro Orósio, filho da pirâmide, dos planetas, dos signos estratificados nas pedras das palavras.

Rei caminhante nas pedras da linguagem

Seguindo a travessia do recado pela voz dos sete recadeiros, constatamos que a pedra é um dos elementos recorrentes da novela, núcleo isofórmico que não se encontra apenas na natureza, mas, por vezes, nos nomes próprios, como é o caso de Pedro Orósio. O Morro da Garça, que emite o recado, bem como as casas dos loucos (Gorgulho, Catraz, Nomindome) são conformações geológicas: montanhas, grutas, lapas, abrigos calcários. O nome de Gorgulho, primeiro recadeiro com o qual o grupo de peregrinos se depara, deriva etimologicamente de um conjunto de fragmentos, entre os quais se encontra o ouro. O Coletor risca números nas pedras, signos do Apocalipse. Por sua vez, Pê-Boi, guia e viajante dos campos-gerais, caminha pelas “pedras” do texto, por suas gretas, ravinas, anfractuosidades, que contêm em seu arcabouço os símbolos cifrados da tradição. Desse modo, uma das possíveis chaves de leitura de O recado do morro seria assumir a posição de um geólogo, cabendo ao tradutor/crítico escavar seus estratos, proceder a uma litologia do mapa textual que procura retratar a “geografia” dos Gerais.

Sob esse aspecto, a técnica rosiana de construir uma cartografia que se serve de elementos da realidade do sertão (a Gruta de Maquiné, o Morro da Garça) e de decalques oriundos do imaginário alegórico e mitológico parece aproximar seu procedimento daquele dos antigos cartógrafos. Era por meio de falsificações, apropriação de lendas e informações colhidas de cartógrafos anteriores (cuja veracidade era muitas vezes posta em questão) que se desenhavam os chamados “mapas de fantasia”. Um dos mais antigos exemplos desse tipo de mapa é o de Sebastian Musnter, Cosmographey (1544), em que a Europa, na verdade, é a imagem de uma rainha. Sua coroa corresponde à Espanha; o cetro da mão esquerda, às Ilhas Britânicas. A geografia sofre um processo de distorção, para combinar não com a realidade mas com a “ideia”. Num outro mapa, de 1749, L. E. Bestehorn desenha uma vista do Brocken em perspectiva. Ao autor não interessava apenas a geografia do monte, mas seu substrato mítico: lugar de encontro das bruxas na noite de Santa Walpúrgis, imortalizado no Fausto, de Goethe. Por isso, veem-se seis bruxas negras cavalgando bodes e vassouras em direção ao cume do monte (Dreyer-Eimbcke, 1992, p. 19-20).

Não dispondo de elementos iconográficos, Guimarães Rosa concebe um mapa semiótico, mediante uma isomorfia verbal em que as palavras, organizadas num dispositivo de justaposições diversas, passam a conotar um significante “ausente”. A enumeração de signos litológicos (pedra, gorgulho, lapa, gruta, morro); cosmológicos e astrológicos (as sete fazendas e os sete traidores com nomes dos planetas); apocalípticos (as mensagens dos recadeiros), traça uma órbita em torno do grama ausente: o “mapa”. A collage de signos, grafemas, ícones conduz ao espaço constelar, inconcluso, no qual gira o corpo de baile rosiano e pelo qual, no caso de O recado do morro, acompanhamos a trajetória de Pedrão Chãbergo, enxadeiro e “Rei” dos Gerais.

Por sua vez, o trajeto do recado segue os passos de Pedro Orósio e sua comitiva, sendo interpretado pelos sete mensageiros. Na fazenda de dona Vininha, numa sexta-feira, surge o segundo recadeiro, o Catraz, Zaquias ou Qualhacôco. Também morador numa gruta, como o irmão, Gorgulho, Catraz é o inventor do arioplãe, um carro de madeira puxado por urubus. Ele conta ao menino Joãozezim o que ouviu do irmão sobre o Morro da Garça, falando de “seis ou sete homens” caminhando juntos; de um “rei”, da “caixa da morte”, de uma “festa”, de uma “caveira”, da “História Sagrada”, da “Morte à traição” (Rosa, 1969, p. 32).

Importante notar que, à medida que o recado migra de um a outro mensageiro, novos elementos são agregados à mensagem inicial. O Gorgulho não se refere, em nenhum momento, aos sete traidores, o que, ao contrário, ocorre na interpretação do Qualhacôco. O menino Joãozezim, ao passar o recado ao Guégue, já se refere a “salomão” e a uma “espada”. O Nomindome, Jubileu ou Santos-Óleos (outro morador de uma lapa) aparece com um dado inteiramente novo: seu agouro não trata especificamente do futuro de um rei, mas de uma escatologia universal, o Apocalipse. “Arcanjo”, “temporal e raios”, “querubins”, “brasas bentas”, “trapes cavalos”, “panela de breu”, “trombeta” são os signos proferidos pelo velho profeta louco. Esse recado apocalíptico irá cruzar com a mensagem do Guégue, que conta ao Nomindome a versão que havia escutado de Joãozezim. Nesse caso, à palavra “salomão” se une a palavra “sino”, compondo o termo “sino-saimão”, forma contraída de “sino de salomão”, o hexagrama que constitui o conjunto dos elementos do universo.

Como se vê, esses signos dispersos, mosaicos de linguagem, vão se associando, enriquecendo-se à medida que os mensageiros dão seu recado ao recado. Partindo do Morro da Garça, a mensagem é decifrada por moradores de rochas, como que ecoando e refratando-se nas superfícies das pedras. O que se apresenta é, em certa medida, a decupagem do corpo de uma canção. Sob esse aspecto, Rosa procede à partição e reorganização dos semas e sintagmas que, de recadeiro a recadeiro, representam em escala semiótica o próprio processo de construção do literário.

Depois de ouvir o recado do Guégue, Nomindome dá adeus aos peregrinos, falando que precisa espalhar para o mundo a notícia do Apocalipse. Porém, ele ressurge no arraial de Juca Saturnino, o último ponto de parada da comitiva capitaneada por Pedrão Chãbergo, às vésperas da festa do Rosário. Num sábado, pela manhã, o arraial é acordado pelos gritos do profeta louco, que agora se chama Nominedômine. A agregação de partículas ao nome original, Nomindome, parece sugerir o próprio ecoar do onomástico. Atraindo a população do arraial para a igreja, Santos Óleos continua anunciando o fim do mundo, até que faz badalar o sino, outro canal de mensagem do recado:

E o sino feria, estalava facas no ar, feito raios. Mas no plém dêle se sentia uma alegria maluca e santa, rompendo salvação, pelas altas glórias. A voz do Nominedômine, em seu despropósito de urgente felicidade. Aí, quando iam acabando de subir a ladeirinha, e chegando lá – êle parou. Esbarrou de tocar, de um pronto curto, no coração da gente, que se tonteou. Como quando uma cigarra graúda de dezembro está tinindo muito perto, e acaba (Rosa, 1969, p. 47-48).

Junto com o sino, símbolo que evoca a ligação entre o céu e a Terra (não esqueçamos que as pegadas de Pedro Orósio seguem o mapa cosmológico), vibram o corpo e o nome de Jubileu, até que, por fim, o som se extingue, como o chirrear de uma cigarra. Se o recado teve sua origem no Morro da Garça, e, portanto, provém da pedra, é numa igreja (casa de pedra destinada aos ritos sagrados) que ele encontra seu penúltimo mensageiro: o Coletor, fazendo contas de números nas beiradas dos jornais, dá sua versão do recado transmitido pelo Catraz. Mas é na saída da matriz, quando Pedro Orósio e Laudelim Pulgapé reencontram-no, agora inscrevendo seus números nas paredes de pedra da Igreja, que o Coletor profere outra interpretação para a mensagem. Não acredita mais nas palavras do Nominedômine sobre o fim do mundo, muito menos na traição ao rei. É improvável para ele supor que, depois de se tornar tão rico (o que pode ser demonstrado pelas inúmeras cifras que recobrem a Igreja do Rosário), haja a notícia do Apocalipse.

Cabe ao último mensageiro, Laudelim, transformar o recado em canção. Seu nome, ao mesmo tempo que evoca loas e louvações (do latim laudare), também remete ao dobre de um sino, por meio de sua última partícula, o sufixo –im, que por sua vez faz eco com as cordas do violão do cantador. A história do rei, anunciada por meio de um vaticínio divino, conjuga as inúmeras partículas dispersas nos recados no corpo de suas estrofes. Com a chegada da Morte, “vestida de Embaixador”, o rei toma ciência de que sua vida encontra-se traçada. É então que comunica aos sete cavaleiros a necessidade de se dirigir à “Lapa de Belém”, talvez com o intuito de decifrar a escritura críptica representada na “bandeira do Divino”, símbolo heráldico de seu nascimento. Novamente a pedra serve de mediador para os conteúdos cifrados, pois é mediante a “Lapa” (cavidade em rochedo, gruta), que o rei pretende escapar à tocaia armada pelos sete cavaleiros. O recado proferido pelo Morro da Garça torna-se cantiga popular pela arte de Laudelim Pulgapé. O violeiro, porém, não pode ser tomado como o último receptor da mensagem. Após ouvir a canção, Ivo Crônico convida Pedro Orósio para celebrar juntos a véspera da festa do Rosário. Acompanhando-os, Jovelino, Martinho, João Lualino, Zé Azougue, Veneriano e Hélio Dias Nemes preparam-se para reensaiar a cantiga de Laudelim. Pressagiando o espaço noturno, a notícia da morte do rei terá seu último pouso: regida pela lua de Apolo e Orfeu, seu filho.

Pedro Orósio e a sagração da noite

A viagem de Pedro Orósio, que tem início com o sol de Apolo, vislumbra seu término no espaço lunar, noturno, na véspera da festa do Rosário. Se a serpente, no início da novela, o S onde “começa grande frase”, abre-se para o astro do deus solar (mas escondendo sua natureza também noturna, embusteira), seu término se encontra na noite onde os sete traidores preparam a morte de Pê-Boi. Deste modo, a viagem do guiador enxadeiro poderia ser lida como a peregrinação por todos os recados, prefigurando, na ambivalência, sua superação. A serpente solar enfrenta a serpente lunar, como no cetro de Hermes, o caduceu. Dessa operação deriva o outro sentido da viagem em O recado do morro: o encontro com a música, cujo instrumento de codificação se encontra velado, como tantos outros signos da cartografia textual da novela, sob seus estratos menos superficiais.

Sob esse aspecto, não se torna inoportuno remetermo-nos ao estudo de Severo Sarduy sobre alguns artificialismos linguísticos do neobarroco latino-americano, pelos quais se desvelam camadas ocultas de determinados textos. Debruçando-se sobre o termo proliferação, Sarduy verifica que esse mecanismo consiste em ocultar o significante de um significado específico sem substituí-lo por outro mas por uma cadeia de significantes que, a partir de uma leitura radial, possa inferir sua ausência. Esse procedimento pode se apresentar de duas formas: em cadeia fechada, em que o elemento ausente conduz a um significado preciso; ou em cadeia aberta, como se a operação de significação, que por acumulação aponta o significante ausente, não condissesse mais que à contradição dos significantes, que, em vez de se unirem, dispersam-se, anulando-se de maneira mútua (Sarduy, 1979, p. 164-166).

Em O recado do morro, podemos observar inúmeros procedimentos de proliferação em cadeia fechada que “desenham” os significantes ausentes mediante a acumulação de elementos que tomam seu lugar na série sintagmática: os sete planetas (o mapa cosmológico e astrológico); os recados (a profecia); a heráldica das gestas medievais (estampada na natureza). E, por meio do grafema da serpente, o S de estrada: a referência a Apolo, Hermes e Orfeu; o tema da canção; o espaço noturno para o qual se dirige a narrativa; o sete como número proliferante em contextos diversos (os sete planetas, as sete fazendas, os sete traidores, o sete do Apocalipse). De acordo com este último exemplo, é possível inferir o traçado de uma “lira órfica” subjacente ao texto rosiano; seu corpo, formado por duas laterais sinuosas (em forma de S), suas sete cordas. Instrumento musical de Orfeu, filho de Apolo, que desce às sombras da noite para resgatar Eurídice.

Nesse sentido, Maurice Blanchot, em O espaço literário, estabelece a correlação entre o momento inspirador da escrita e a armadilha perpetrada pela noite. Tomando como exemplo o mito de Orfeu, Blanchot apresenta o olhar do deus da música (que transgride a medida imposta por Plutão e Perséfone, de não voltar o rosto para a silhueta da amada enquanto estiver saindo do Hades) como o momento de extrema liberdade. Assim, Orfeu liberta o sagrado contido na canção: “o sagrado a si mesmo, à liberdade de sua essência, à sua essência que é liberdade (a inspiração é, para isso, o dom por excelência)” (1987b, p. 176). Perdendo-se na morte e na noite, o movimento de Orfeu é o da decifração da própria escritura, nesse caso representada pela música.

Ao contrário de Orfeu, que após voltar do Hades é sacrificado pelo ciúme das mulheres, Pedro Orósio descobre a traição planejada por Ivo Crônico. Consegue apreender pelo olhar a maquinação velada nos rostos, gestos e falas de seus inimigos. Decifra a canção de Laudelim e doma o tempo, Crônico, Cronos, conseguindo subjugar seus pretensos assassinos. A boca da serpente, ou sua cauda, entrançadas pelas inúmeras camadas semânticas e semióticas do texto, convergem, dessa maneira, para o espaço órfico. A viagem de Pê-Boi, portanto, também se configura como uma viagem pelo nascimento da poesia: de seu caos primitivo (os sons proferidos pelo Morro da Garça), tornando-se estória oral e, por fim, código escrito (a aventura do rei inserida nas páginas da novela de Guimarães Rosa). Trajeto que remete às composições dos antigos aedos e sua compilação posterior por Homero; às cantigas do provençal Arnaut Daniel, troubadour da natureza e do amor, na Idade Média; ao papel dos repentistas na divulgação do herói de Roncesvales, Rolando, no sertão nordestino. Ou seja, em O recado do morro Guimarães Rosa ensaia ficcionalmente a história da literatura oral, por meio do trajeto metanarrativo de uma mensagem.

O enxadeiro Pedrão Chãbergo, vencendo seus traidores e domando a “pedra das palavras”, consagra-se, assim, como o herói do espaço lunar. Sua peregrinação encontra um aparente pouso final no povoado de Juca Saturnino. No entanto, regida pelo signo de Saturno, deus que simboliza os obstáculos e o azar (mas também a alavanca da vida espiritual), a estória se abre para um novo começo. As duas pontas da serpente délfica, o S de estrada, se unem, agora, sob o olhar de Pedro Orósio, pulando de estrela em estrela, “até aos seus Gerais”.

Referências bibliográficas

ALENCAR, José de. O sertanejo. In: Romances ilustrados de José de Alencar, vol. 5: Til, O sertanejo. 7ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL, 1977.
ANÔNIMO. A canção de Rolando. Trad. de Ligia Vasallo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
__________. Beowulf. Trad. de Ary Gonzalez Galvão. São Paulo: Hucitec, 1992.
ARAÚJO, Heloísa Vilhena de. O roteiro de Deus: dois estudos sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim, 1996.
BLANCHOT, Maurice. A literatura e o direito à morte. In: A parte do fogo. Trad. de Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1987a.
___________________. O espaço literário. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987b.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega, vol. II. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CASSIRER, Ernest. Linguagem, mito e religião. Trad. de Rui Reininho. Porto: Rés Editora, s/d.
CHAUCER, Geoffrey. Os contos de Cantuária (The Canterbury tales). Trad. de Paulo Vizioli. São Paulo: T. A. Queiroz, 1988.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. de Vera da Costa Silva et al. 9a ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
DREYER-EIMBCKE, Oswald. O descobrimento da terra: história e histórias da aventura cartográfica. Trad. de Alfred Josef Keller. São Paulo: Melhoramentos, 1992.
FLUSSER, Vilém. Concreto-abstrato. In: Da religiosidade: a literatura e o senso de realidade. São Paulo: Escrituras, 2002.
GRAMMATICUS, Saxo. The saga of Hrolf Kraki and his champions. Translated by Peter Tunstall. Northvegr Foundation. Disponível em: http://www.northvegr.org/lore/oldheathen/034.php.
ISER, Wolfgang. Atos de fingir. In: O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUerj, 1996.
MACHADO, Ana Maria. Recado do nome: leitura de Guimarães Rosa à luz do nome de seus personagens. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
NASÓN, Publio Ovídio. Las metamorfosis. Traducción de Vicente López Soto. Barcelona: Juventud, 1991.
PLATÃO. Timeu. In: Timeu – Crítias – O segundo Alcibíades – Hípias Menor. Trad. de Carlos Alberto Nunes. 3ª ed. Belém: EdUFPA, 2001.
PRADO JR., Bento. O destino decifrado: linguagem e existência em Guimarães Rosa. In: Alguns ensaios: filosofia, literatura, psicanálise. São Paulo: Max Limonad, 1995.
ROSA, João Guimarães. João Guimarães Rosa: correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 3a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
______________. No Urubuquaquá, no Pinhém. 4a ed. Rio de Janeiro: José Oympio, 1969.
______________. Pé-duro, chapéu-de-couro. In: Ave, palavra. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
______________. Primeiras estórias. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
ROSSET, Clément. A antinatureza: elementos para uma filosofia trágica. Trad. de Getulio Puell. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.
SARDUY, Severo. O barroco e o neobarroco. In: América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
WISNIK, José Miguel. Recado da viagem. In: Scripta, v. 2, n. 3. Belo Horizonte, 2º sem. 1998.

Publicado em 1º de abril de 2008

Publicado em 01 de abril de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.