Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

No meio do caminho tinha sangue

Luís Estrela de Matos

Há que se jogar o lixo na lixeira. Há que se jogar aquilo que não se gosta fora. Atirar as coisas à distância. Gostava-se disso em outras infâncias. Não era virtual a pedra que zarpava, alucinadamente, ora numa direção ora noutra, e depois afundava. Ria-se com aquilo tudo. Os rios, os açudes e também as águas das praias guardavam nossas brincadeiras. Revólveres e metralhadoras? Também os tínhamos. Em menor quantidade. Matávamo-nos menos, eis uma triste constatação (deixemos a verdade fora disso). Hoje, virtualmente (antes fosse...) mata-se muito. Os garotos e garotas cansam de matar pela tela. A chacina transborda pelos teclados nauseabundos. Parece que hoje mata-se com mais pertinência, existe mais lugar para a truculência. Ser violento é da ordem do dia. Vira livro, transforma-se em filme. Ibope, eis a palavra mágica.

Jogar coisas fora é coloquial, limpar (ó santa necessidade ocidental judaico-cristã da limpeza...) é imprescindível. Coisas velhas não se acumulam. Aquilo que fica velho merece o fora, o distante, enfim, o lugar escolhido das sociedades: o lixo.

Mas... e as pessoas? O que fazer delas? Jogá-las fora?... No meio do caminho havia uma menina morta. Desculpe, Drummond. Você não merecia isso.

Pubicado em 15/4/2008

Publicado em 15 de abril de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.