Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

CPDOC/ FGV

Cláudia Dias Sampaio

O passado no futuro

Imagem da página inicial do site
http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/

Quando visitei pela primeira vez o site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas, logo pensei no privilégio que temos nesse século XXI.

Imagine como devia ser escrever uma tese, uma dissertação, ou mesmo um pequeno artigo, antes da existência da Internet! Tudo bem, as visitas às bibliotecas eram mais frequentes, mas uma coisa não substitui a outra. Diria mesmo que a consulta ao acervo digital é convite à visita aos livros. A rede é uma possibilidade de avançarmos em nossas reflexões; só depende de nós.

Numa nostalgia às avessas, salvei as oportunidades que nos fazem resistir ao pessimismo reinante nestes tempos sombrios. Afinal, ter à disposição documentos, entrevistas, artigos e ensaios que narram os acontecimentos dos últimos 40 anos no Brasil é uma oportunidade imperdível de conhecer e analisar nossa História - sobretudo sua escrita.

Além dos artigos escritos por pesquisadores do CPDOC você pode fazer o download de entrevistas com personalidades da história contemporânea, manuscritos, documentos, fotos e livros. O acervo inclui material sobre a Era Vargas, os Anos JK e João Goulart. Entre os lançamentos está o Arquivo Ernesto Geisel, recentemente digitalizado.

Boa pesquisa!

Publicado em 29 de abril de 2008

Publicado em 29 de abril de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.