MEC lança Portal do Professor e Banco de Objetos educacionais

Alexandre Alves

Elaborada a partir de notas de Ionice Lorenzoni, do MEC

Estes são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao seu processo de formação, colocados à disposição pelo MEC a partir do dia 18 de junho. O objetivo é inserir os educadores no ambiente das novas tecnologias (principalmente aqueles que estão longe dos grandes centros). O Portal do Professor faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê instalar 25 mil laboratórios de informática, chegar a 22 mil escolas com banda larga e capacitar cem mil professores ainda este ano.

O Portal é um ambiente virtual de pesquisa e interativo, que oferece sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina, com recursos como vídeos, fotos, mapas, áudios e textos, de maneira a tornar o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. Com o portal, o professor pode preparar a aula, ficar informado sobre cursos e a legislação específica.

Com isso, ele favorece o contato do professor com as novas mídias e diminui a distância entre as gerações, já que os alunos utilizam melhor as ferramentas da informática do que os professores. É importante destacar que os conteúdos das várias seções do Portal são sempre atualizados.

O Portal está dividido em seções: o Espaço da aula oferece sugestões e orientações de aulas, com acesso livre. Os professores podem também criar aulas e deixá-las no banco para acesso e edição posteriores e consultar aulas criadas por outros professores.

O bloco Recursos educacionais traz áudios, vídeos, imagens, experimentos, mapas, animações e simulações que o professor pode baixar para seu equipamento e usar em sala de aula. Na seção Interação e colaboração, o professor pode participar de chat nas disciplinas de artes, ciências, história, geografia, línguas, matemática e tecnologia; pode compartilhar opiniões no fórum e acessar notícias e pesquisas sobre educação.

Por sua vez, o Banco Internacional de Objetos Educacionais permite o acesso rápido e gratuito a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais para todos os níveis de ensino, oriundos de países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

O ministro Fernando Haddad ressaltou que não basta levar o computador e a banda larga às escolas; é preciso cuidar dos conteúdos e da formação dos professores, que vão construir seu plano de aula, pesquisar e trocar práticas pedagógicas com colegas; vão ter um mundo de experiências e objetos educacionais para consultar e utilizar, criando alternativas à aula tradicional.

Para ele, o tripé computador na sala de aula, acesso à Internet e professor preparado afeta positivamente a qualidade da educação. As escolas recebem laboratórios de informática e banda larga e o MEC, junto com universidades e secretarias de educação, qualifica os professores nessas ferramentas.

Publicado em 24 de junho de 2008