Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Recicloteca

Alexandre Alves

Reciclando informações

Imagem da página inicial do site
http://www.recicloteca.org.br

Nesta época em que a poluição no planeta preocupa até os poderosos, este site traz ótimas e numerosas dicas de como a reciclagem pode ajudar na preservação da Terra, do ar, dos rios... enfim, da vida.

Na seção Início de conversa, é atualizada a definição de lixo, para que seja incluída a possibilidade de reciclar os materiais considerados desnecessários ou inúteis. A partir daí, critica a cultura do desperdício em que vive uma boa parcela da população, por sugestão da propaganda e dos meios de comunicação.

No bloco Cultivando ideias são relacionados projetos, experiências e propostas voltados para a reciclagem, a fim de mostrar que é possível, sim, reduzir a quantidade de lixo produzido. Ao abordar a Coleta seletiva, são apresentadas suas características, os benefícios e a normatização do assunto (cores dos recipientes, símbolos utilizados etc.), valorizando a participação de todos no processo – que começa nas residências e não nas instituições responsáveis pelo recolhimento do lixo, como alguns pensam.

Ao falar dos Materiais recicláveis, o visitante aprende como é importante não desperdiçar objetos de metal, papel, plástico, vidro e até mesmo matéria orgânica. Objetos de arte produzidos a partir de material reciclado, a galeria e as exposições de peças estão na seção Arte de reciclar.

Indo para a prática, o último bloco é o Passo-a-passo, em que são ensinadas técnicas de produção de bijuterias de papel, cadeiras e vassouras feitas de garrafas PET e de objetos de crochê a partir de sacolas plásticas, entre outras ideias muito práticas para reutilização desses materiais que, de outra forma, temos tendência a desprezar.

Além dessas seções, há três delas que merecem destaque: Reciclagem Solidária, que conta um pouco da história desse projeto nascido em 2002; Água me poupe, que dá dicas de como racionar seu uso; e Quem recebe recicláveis, com uma extensa relação dos receptadores por estado.

Quem ainda não se preocupa com o assunto tem nesse site muitas razões para dar mais atenção ao tema. Para quem já foi mordido pela ideia de preservar, este site é uma ajuda e tanto: justifica, incentiva e mostra como fazer! Para os professores, é muito útil para trabalhar com os alunos essa prática, cada vez mais essencial para a conservação ecológica. Além do mais, por ter uma navegação bastante amigável, é um ótimo site para fazer uma visita virtual com a turma.

Publicado em 24 de junho de 2008

Publicado em 24 de junho de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.