Fiojovem

Cláudia Dias Sampaio

Saudável intercâmbio

Imagem da página inicial do site

A Fiocruz lançou uma área em seu portal especialmente voltada para o público de 12 a 18 anos – o Fiojovem. O objetivo principal é debater com jovens e adolescentes temas relacionados à saúde e à pesquisa científica e tecnológica. Os textos são acompanhados de espaços interativos que estimulam o diálogo e a reflexão.

O site foi desenvolvido a partir das propostas apresentadas por um grupo de consultores formado por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz. Durante o ano de 2007, os jovens debateram quais seriam os temas que deveriam ser abordados, o tratamento do texto, a linguagem visual, o formato e os espaços interativos. A proposta é manter consultores jovens para uma avaliação permanente do conteúdo do site. Talvez seja essa escolha que torne o Fiojovem de fato atraente para o público ao qual ele se destina.

Além da estética elegante, o visual é um convite à participação. O principal espaço de interação, Mural, acompanha cada um dos textos, organizados nos links Fome de quê?, Ambiente-se, Papo cabeça, Sexo e tal e Cientenado.

No Fome de quê? estão disponíveis duas cartilhas sobre alimentação saudável. A primeira apresenta o programa 5 ao Dia, criado para promover o consumo de frutas, verduras e legumes; a outra cartilha, desenvolvida pela ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, é especialmente voltada para os jovens, com caça-palavras, charadas, jogo dos erros, palavras cruzadas, informações sobre a pirâmide alimentar, higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos.

A importância de uma alimentação saudável volta a ser tema no Papo cabeça, em que são discutidos os transtornos alimentares anorexia e bulimia, cada vez mais frequentes entre os jovens.

As questões ambientais, como o consumo consciente de embalagens, e o prejuízo que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente são os assuntos do Ambiente-se.

A vergonha na hora de comprar camisinhas é uma das discussões levantadas no Sexo e tal. Assuntos sobre ciência podem ser acessados a partir do link Cientenado, que nesta edição apresenta o texto Vacinas: uma batalha contra as doenças, e as vacinas que os adolescentes devem tomar.

Além de ler, o internauta também pode assistir aos vídeos que o Fiojovem disponibiliza no link Vídeos. Por enquanto estão disponíveis os seguintes títulos: Muito prazer: um olhar sobre a aids (2002), da Bem TV Televisão comunitária; A primeira vez (1993), do Instituto de Ação Cultural (Idac) e Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE-UERJ).

Uma seção imperdível é a Profissão saúde, que reúne informações sobre diversas profissões na área da saúde. Além dos sites recomendados para uma pesquisa mais minuciosa, em cada uma das profissões há depoimentos de profissionais sobre a carreira que escolheram.

A visita ao Fiojovem é uma feliz opção não somente para os jovens mas para todos nós que temos interesse em uma vida mais saudável.

Publicado em 08 de julho de 2008