Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

"Homem voa?"

Santos Dumont

Ser-me-ia impossível dizer com que idade construí meus primeiros papagaios de papel. Lembro-me entretanto nitidamente das troças que faziam de mim os meus camaradas quando brincavam de "passarinho voa".

O divertimento é muito conhecido. As crianças colocam-se em torno de uma mesa e uma delas vai perguntando, em voz alta: "Pombo voa?" "Galinha voa?" "Urubu voa?" "Abelha voa?" E assim sucessivamente. A cada chamada todos nós devíamos levantar o dedo e responder. Acontecia porém que, de quando em quando, gritavam: "Cachorro voa?", "Raposa voa?" ou algum disparate semelhante, a fim de nos surpreender. Se alguém levantasse o dedo, tinha de pagar uma prenda.

E meus companheiros não deixavam de piscar o olho e sorrir maliciosamente cada vez que perguntavam: "Homem voa?" É que no mesmo instante eu erguia o meu dedo bem alto e respondia: "Voa!", com entonação de certeza absoluta, e me recusava obstinadamente a pagar a prenda.

Quanto mais troçavam de mim mais feliz eu me sentia. Tinha convicção de que um dia os trocistas estariam do meu lado.

Entre os milhares de cartas que me chegaram às mãos no dia em que ganhei o Prêmio Deutsch, houve uma que me causou particular emoção. Transcrevo-a a título de curiosidade:

"Você se lembra, meu caro Alberto, do tempo em que brincávamos juntos de “passarinho voa?" A recordação dessa época veio-me ao espírito no dia em que chegou ao Rio a notícia do seu triunfo. O homem voa, meu caro! Você tinha razão em levantar o dedo, pois acaba de demonstrá-lo voando por cima da Torre Eiffel. E tinha razão em não querer pagar a prenda. O Senhor Deutsch paga-a por você. Bravo! Você bem merece este prêmio de 100.000 francos. O velho jogo está em moda em nossa casa mais do que nunca; mas desde o 19 de outubro de 1901 nós lhe trocamos o nome e modificamos a regra: chamamo-lo agora o jogo do "Homem voa?", e aquele que não levantar o dedo à chamada paga prenda.

Seu amigo
Pedro"

Essa carta me transporta aos dias mais felizes de minha vida, quando, à espera de melhores oportunidades, eu me exercitava construindo aeronaves de bambu cujos propulsores eram acionados por tiras de borracha enroladas ou fazendo efêmeros balões de papel de seda.

Alberto Santos-Dumont, em Os meus balões

Retirado de http://bananaetc.blogbrasil.com

Pubicado em 15/7/2008

Publicado em 15 de julho de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.