Revista Nova Escola

Alexandre Rodrigues Alves

Mais que um apoio para o professor

Imagem da página inicial do site

A revista Nova Escola, editada pela Fundação Victor Civita (o “braço social” da Editora Abril), é referência nesse segmento há mais de 10 anos, não só pelo fato de ter distribuição nacional e ser encontrada em qualquer jornaleiro, mas também pela qualidade de suas reportagens, bastante atuais.

Com seu site não seria diferente: além de ter as reportagens da revista impressa, estão disponíveis várias seções exclusivas: Planos de aula e Ponto de encontro – esta última uma ferramenta de interação entre professores; aquilo que antes, na revista impressa, levava um mês para acontecer, agora é imediata, dando agilidade às parcerias, doações e sugestões entre docentes. Outra facilidade é o acesso às edições ou matérias anteriores, através de busca por edição ou palavra-chave.

A seção Multimídia traz jogos, animações e vídeos que se vinculam a assuntos de Ciências, Geografia, Matemática e Programas de Saúde. O Espaço do Leitor é uma área para o professor manifestar sua opinião, participar de concursos, indicar livros, ganhar prêmios e brindes.

Na seção dedicada a quem trabalha com os menores – Educação Infantil – estão reunidas reportagens especiais sobre o tema, sugestões de livros para o acervo de uma biblioteca infantil e várias propostas de atividades para praticar com a criançada nas creches e escolas.

O Prêmio Victor Civita também é divulgado no site; ali estão notícias e o regulamento do prêmio, a relação dos últimos ganhadores e os relatórios sobre os concorrentes dos anos anteriores. Há ainda um link para a Fundação Victor Civita.

Outro item que é bastante atraente para o professor é a seção Planos de aula, já mencionada. Ela apresenta soluções de práticas, textos, atividades e formas de trabalho com conteúdos específicos dentro de cada disciplina, de acordo com o segmento procurado: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, blocos de conteúdos e conteúdo específico.

Ou seja, além das reportagens sobre experiências e discussões ligadas à Educação Fundamental – foco da revista –, o site oferece vários recursos para ajudar os professores dos vários níveis de ensino a melhorar sua atuação profissional.

Publicado em 22 de julho de 2008