Geomundo

Cláudia Dias Sampaio

De bússola em punho

Imagem da página inicial do site

Atenção professores de geografia! Este site da vez é para vocês. O que não quer dizer que os assuntos abordados nos inúmeros artigos recolhidos e cuidadosamente editados no Geomundo não tenham interesse para os estudiosos de outras áreas.

Lançamos o desafio ao internauta que não sentir curiosidade e levar adiante o clique em links como “Bússola (como usar e como fazer)”.

Geomundo foi desenvolvido pelo professor Washington, de Dourados, MS. Sem patrocínio, nem apoio institucional algum, o professor organizou uma série de artigos e textos que estão na rede, com “finalidade educacional”, conforme suas próprias palavras apresentadas no pé da página inicial.

A orientação que o idealizador do site dá aos professores logo nas primeiras linhas “Professor/a: habitue seus alunos a citar os autores/fontes” é seguida à risca por ele, que informa a fonte de todos os textos que integram o Geomundo.

O designer nos leva ao universo das anotações importantes que recolhemos e catalogamos em nossos cadernos de estudo.

São quatro os links principais: Nossa escola, Geografia, Meio ambiente e Ensino de Geografia. No primeiro, encontramos orientações do tipo “Como construir um trabalho escolar”, além de curiosidades, artigos indicados para professores e outros para alunos, links para outros sites e para jogos.

Nos itens: Meio ambiente e Geografia, há diversos artigos e links sobre os assuntos.

Ensino de geografia talvez seja o mais interessante. Nele estão além de inúmeros artigos, dados do Brasil, informações sobre cartografia, Geopolítica, Paisagens, Temas geográficos brasileiros, planos de aula e sugestões de atividades.

Aproveite a dica, comece logo a navegação pelo Geomundo e descubra como fazer sua bússola.

Publicado em 05 de agosto de 2008