2008: Ano Nacional Machado de Assis

Cláudia Sampaio

Machado 100
Machado não tem o corte
do machado, nem o gume, o gesto
brutal do braço que o empunha, mas
a firmeza da mão que escreve o livro
(tirado da árvore abatida pelo golpe)
com pena afiada, atroz, e tinta medida
onde a gente se lê, lendo-o
e se corta, desprevenido, de surpresa
no fio da folha do papel fino
(Perfil, Armando Freitas Filho)

O centenário de morte do escritor brasileiro Machado de Assis, em 29 de setembro próximo, será comemorado durante todo o ano com inúmeras atividades promovidas por editoras, escolas e instituições. São palestras, estudos, série de televisão, biografias... Entre as publicações estão: as correspondências de Machado, um dicionário e a reedição da obra completa do autor a preços populares. A publicação é fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis há 110 anos. No Rio de Janeiro, foram criadas duas comissões para organizar grande parte das atividades: uma da prefeitura e outra da ABL.

A data começou a ser comemorada já no ano passado. Em outubro, o Ministério da Cultura realizou a exposição Machado de Assis, 100 anos depois, que aconteceu durante a 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile, onde o Brasil foi homenageado. Um mês antes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilberto Gil assinaram a Lei nº 11.522, que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis. A ideia é transformar este ano em um marco nas comemorações e na reflexão sobre a obra do mais célebre escritor brasileiro.

O Portal da Educação também irá homenagear o escritor com o Machado 100. Publicaremos, a cada semana, artigos, reportagens, entrevistas e ensaios sobre sua produção literária. Você está convidado a participar, envie seu texto!

A obra de Machado de Assis está on-line no Domínio Público.

Publicado em 22 de janeiro de 2008.

Publicado em 22 de janeiro de 2008