Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Bocage

Léo Silva

Os outros Bocage – o poeta da liberdade

Imagem da página inicial do site
http://purl.pt/1276/1/index.html

No Brasil, o poeta português Manoel Maria Barbosa du Bocage virou sinônimo de piada adulta. Isso se deve, em boa medida, à sua produção de sonetos de inspiração erótica ou satírica. Nos duzentos anos da morte do poeta, a Biblioteca Nacional de Portugal criou o site Bocage 1765-1805, dividido em quatro partes: Eis Bocage..., Obra, Poemas e Cronologia.

Na primeira parte, Daniel Pires, presidente do Centro de Estudos Bocageanos (CEB), observa que a imagem do poeta formada pelo público e pela crítica é parcial e estereotipada. Daniel lembrou que Bocage foi também autor de peças lapidares como A Morte de Inês de Castro, traduções, fábulas e letras de música, assim como de duas peças de teatro.

Nessa mesma parte, Daniel Pires prepara o visitante para a seção Obra, onde artigos analisam a vinculação de Bocage à propagação dos ideais iluministas (Bocage, poeta da liberdade), sua produção de cunho erótico, lírica, as traduções, sua passagem pelo Brasil e suas piadas, que tinham por alvo os costumes e as práticas políticas da época.

Na seção Poemas, o site apresenta À Morte de Inês de Castro, À Morte de Leandro e Hero, Cartas de Olinda e Alzira e versos autobiográficos reunidos sob o nome Como o poeta se retrata e julga sua obra.

Há, ainda, links para ver imagens de manuscritos – várias poesias manuscritas – e do livro de poesia pastoril Queixumes do Pastor Elmano contra a falsidade da Pastora Urselina, de 1791. O recurso de links que levam o visitante a imagens de originais também foi utilizado na seção Cronologia.

Sem deixar de abordar o lado mais conhecido do poeta português, o site é passagem obrigatória para quem quer conhecer outros aspectos da obra e da vida de Bocage.

Publicado em 19 de agosto de 2008

Publicado em 19 de agosto de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.