Rascunho

Mariana Cruz

Passando a literatura a limpo

Imagem da página inicial do site

O site Rascunho é a versão on-line do jornal literário Rascunho, de Curitiba. À primeira vista já se percebe que o site é bem frequentado: escritores como Dalton Trevisan, Affonso Romano de Sant’Anna e Lygia Fagundes Telles já lançaram trabalhos inéditos lá.

A seção inicial chama-se Rodapé. Nela, Rinaldo de Fernandes escreve sobre importantes nomes da literatura, como Cortazar, Chico Buarque, Guimarães Rosa, García Márquez, Saramago e outros. Abaixo está a seção Vidraça, onde são divulgados prêmios, lançamentos de livros e revistas literárias e as noticias relacionadas ao próprio Rascunho. Na seção Translato, Eduardo Ferreira faz um estudo sobre tradução em diversos artigos sobre o tema, como: Provar que compreende, só traduzindo; O privilégio de traduzir com espontaneidade; Espaço e A função da tradução no universo brasileiro.

Nas seções Vaga-lume e Prateleiras estão indicações de livros, incluindo sua sinopse. Depois vem a seção Cartas, seguida da Ponto final, com curiosos artigos como O que é o romance, de Raimundo Carrero, em que ele discute as diversas transformações sofridas pelo texto de ficção a partir do século 20, a sofisticação da escrita machadiana e como devem comportar-se os escritores diante do mercado. No artigo Ladrões de livros, Rui Tapioca discute as razões de o brasileiro não ler muito. Em Axis mundi, Valério Oliveira apresenta a poesia portuguesa contemporânea, ´pr aqueles que considera os principais nomes da atualidade. A cada autor apresentado, faz um breve resumo de suas vidas e até uma pequena entrevista. A seguir são colocadas as poesias do autor retratado.

Em Além da literatura, encontramos a análise de livros sobre temas diversos: jornalismo, preservação da biodiversidade, música, política e Deus, entre outros temas. Na seção Eu recomendo, jornalistas e escritores são convidados a indicar um livro e a falar sobre sua escolha. Autores como Rubem Fonseca, Primo Levi, Ariano Suassuna são alguns do autores recomendados.

Na área Literalmente estão as charges de Marco Jacobsen sobre literatura. Wilson Sagae é o responsável pela seção Encontros.

O site conta com diversos colunistas de renome, como Affonso Romano de Sant’Anna, Carpinejar e Flávio Carneiro. A seção Dom Casmurro é um espaço aberto para os trabalhos de escritores e poetas. Há também a área de Entrevista, onde personalidades como Manoel de Barros, Ferreira Gullar e Adélia Prado falam de sua obra.

Além dessas encontramos a seção Rascunhos e Resenho, a Otro Ojo, com ótimas caricaturas, e a Paiol Literário, que apresenta trechos de entrevistas com escritores gravadas no teatro Paiol, em Curitiba. Nas Oficinas são expostos trabalhos dos participantes do curso literário ministrado pelo escritor e jornalista João Castelo.

Como você pode ver, sob vários aspectos o Rascunho passa a limpo a literatura brasileira e a internacional.

Publicado em 30 de setembro de 2008