Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Passeio profissional

Luiz Canelhas

Como um antigo colega disse um dia, "Mexe comigo, mas não mexe com meu filho".

Essa máxima estava em minha cabeça desde o momento em que me convidaram para ir a uma montadora de caminhões no Estado do Rio. As responsabilidades são muitas quando trinta almas adolescentes estão sob sua guarda. Mais que isso: tem-se que saber lidar com elas, protegê-las contra as armadilhas da vida e principalmente contra elas mesmas. É, assim, uma espécie de esporte radical, do tipo que consegue ser sedentário e provoca um tremendo estresse, se é que já foi criada tal coisa no mundo esportivo. Um jogo com vários níveis, uma espécie de RPG.

No Tutorial prepara-se para as eventualidades: lanches, água, listas de participantes, checagem de vestimentas, preleção para o embarque... Até aqui é moleza! Você ainda está naquela parte que ganha parabéns por fazer as coisas mais ridículas, "assim tipo" clicar onde a tela esta "piscando". Tudo calmo, os inimigos estão calmos e morrem com facilidade, ainda não se sabe que existem terríveis Líderes de nível a serem derrotados.

Quando o transporte entra em movimento, inicia-se a Fase 1. O desafio é compreender com quem estamos lidando. Por mais que se selecionem as almas para uma big trip, só se conhece um ser humano quando efetivamente convivemos durante situações inusitadas. Como, teoricamente, os tutores devem ser os detentores de todas as soluções, estes não podem comer mosca; devem estar à altura dos desafios. Sempre alerta. Eu sei... Parece coisa de escoteiros!

Durante as fases temos que saber muito bem quais são as prioridades.

Fase 1 - Objetivos:

  1. O grupo deve chegar unido;
  2. Todos saudáveis;
  3. Não perder integrantes;
  4. Tempo determinado.

O jogador pode ter vários reveses caso algum desses objetivos seja descumprido. No item 1 o maior revés para um dos tutores é ter um ataque de nervos e ir parar no hospital, morrendo de ataque cardíaco. Nesse caso é Game Over!

Depois temos o item 2, que não é assim tão crítico, dependendo da origem do revés e de sua intensidade. Lembre-se de que o item 1 sobrepuja o 2. Portanto, basta que ninguém do grupo esteja em vias de ser hospitalizado. Nunca soube se males psicológicos podem gerar o fim desta fase; talvez alguns pontos sejam perdidos sem sequer percebermos. O item 3 é trágico, caso leve muito tempo para se perceber o fato. O item 4 pode ficar comprometido neste ponto ou simplesmente tornar-se o começo de um longo processo judicial. É possível que na chegada ao destino receba a mensagem "You failed in the mission!". A voz é proferida num tom profundo e grave. Nesse momento, o jogador deve decidir continuar, salvar - a própria pele fugindo para outro estado e começando vida nova - ou iniciar o jogo novamente, ou seja, mudar de carreira profissional - quem sabe virar motorista de ônibus!?

Caso os três itens anteriores estejam OK, o quarto é um misto de sorte e saber administrar o rebanho. As entradas e saídas nos locais em que se fazem as inevitáveis paradas do trajeto devem ser assim uma espécie de trabalho para cowboy. Uma simples questão de levar os rebentos alheios a fazer suas necessidades em tempo hábil. A sorte entra quando pensamos em engarrafamentos, defeitos mecânicos... Caso o motorista durma, tenha um treco qualquer, acesso de nervos devido ao barulho... Sei lá... O ônibus sai da estrada e... Blow in a tree... Aí entra um vídeo mostrando a "Chegada ao céu", àquela cena de São Pedro sentado a uma mesa, pronto para abrir o livro da vida com tudo que foi feito até aquela data, o Dia do Juízo!

Sempre devemos ficar atentos, não complicando o andamento do game.

Chegamos à Fase 2 - Objetivos:

  1. Passar pelo portão de acesso;
  2. Usufruir o máximo possível, neste cenário, dos que irão prover um auxílio extra;
  3. Proteger o grupo contra mutilações;
  4. Cumprir as normas do cenário;
  5. Consumir os víveres com parcimônia;
  6. Sair do cenário deixando boa impressão - bônus extra.

O começo da fase é simples, pois o primeiro Item é fruto de um Tutorial bem-feito; e todo mundo sabe que "tutorial é moleza"... Só se for em games mesmo; na real tudo pode dar errado se os longos e morosos preparativos não forem bem coordenados... Voltemos ao nosso rolling playing game.

Confirmada a entrada sente-se aquele alívio típico: "Tô dentro!" Aqui temos que verificar quem vai fazer o que no cenário, os papéis devem ficar bem claros para o grupo. Já estamos utilizando o auxílio extra. Tem-se que entrar modo God!, respondendo a todo tipo de questões e formulando várias perguntas, ativando o auxílio extra, forçando a passagem de um maior número de funções para essa nova entidade de cenário. No meio desse exercício intelectual, com olhos atentos e rápidos, o modo Cowboy deve estar acionado na máxima eficiência. O rebento alheio pode ser mutilado por descuido... Tensão! Os itens 3 e 4 se interpenetram o todo tempo, facilitando de certo modo o andamento nesta fase.

A tensão diminui e chegamos à fase dos mantimentos. Este item começa com um mínimo de emoção e vai crescendo à medida que chega ao fim. Aqui temos uma Armadilha de Cenário: no momento de expurgar os despojos do embate, podemos perder pontos nos itens 4 e 6. O cenário exige uma coleta de despojos seletiva. Consciência ecológica.

Nossa! Passamos de fase... Ufa!

Fase 3 - Objetivos:

  1. Atender as necessidades do grupo executando um mínimo de paradas (zero parada = bônus extra);
  2. Manter o grupo calmo (bônus extra);
  3. Resolver questões pendentes do cenário anterior;
  4. Manter a calma no rush hour;
  5. Evitar repressão nos momentos finais (penalty X bônus extra).

Além dos problemas encontrados na Fase 1, vão existir vários ardis adicionais. Todos, já estando fatigados pelas vicissitudes do jogo, começam a liberar o lado negro do grupo. Os personagens de apoio, tutores, já estão desgastados. O jogador pode ter um treco também... Detalhe: neste game você é forçado a realizar todas as três fases ininterruptamente. Prepare-se para umas 12 horas de jogo! É emoção pura, melhor que filme de ação, repleto de possibilidades de infortúnio, uma linha tênue entre opostos... Somente os mais corajosos podem jogar. Voltando ao game...

Estando alguns dos rebentos a jorrar desejos, insatisfações, sinais de fadiga, o lado negro inicia seu insidioso ataque aos tutores, envolvendo todos do grupo. O combate se dá com as forças que restam, utilizando os rebentos que não foram afetados e com o que sobrou de energia nos tutores. Neste ponto do jogo, já não é suportado tanto tormento auditivo. Até o cenário externo pelo qual se passa começa a exalar um odor fétido... A linha vermelha! O caminho fica repleto de luzes, um sinal que de tudo vai demorar mais tempo do que o jogador pode suportar.

Os cinco sentidos vão sendo consumidos. Perigos ocultos espreitam o jogador... O bom humor dos tutores perde vigor! Quando os afetados pelo lado negro colocam em risco todo o grupo, providências vão sendo tomadas pelos tutores, ativando os menos combalidos. De repente, alguns dos anjos rebentos são tomados pelo lado negro... É chegada a hora de verificar a pontuação, tomar a decisão de trocar o bônus extra por descumprimento de item.

Existe essa opção no item 5 dos objetivos! Caramba, vai dar! É, vai dar, sim! Depois de feitas as contas, para alívio do jogador e dos tutores, pode-se tomar a decisão final do jogo:

- Olha só. Isto aqui é um passeio profissional. Deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento, de aprendizagem, um momento de reflexão. Tenham em vista as futuras tomadas de decisão. Não será tolerada nenhuma manifestação não construtiva. Quero o bem de todos. Basta! Vamos até o fim sem incidentes... Eu possuo o bônus extra. Posso influenciar o destino final do período de tempo que nos resta! Quero poder desejar a todos um Feliz Ano Novo!

Alguns até dão apoio... Tudo se acalma... A luz do salão se acende... O profissa-do-motor, que nos abriu nefastos alçapões durante o caminho, não parando na serra e na lanchonete famosa, começa a conduzir o transporte para as paradas finais: A entrega dos rebentos aos ascendentes.

Nesse momento, aparece um vídeo mostrando uma suíte, com a ducha do boxe jorrando água, pronta para um banho relaxante... A refeição dos deuses educadores posta à mesa... A cama convidativa...

"Congratulations, you are victorious!"

De repente toca o despertador! O que é isso? Não é possível? Que dia é hoje? Nossa, tava sonhando...

- Amor... Tá tudo bem com você?

- Tava tendo um sonho muito doido!

- Você vai ao passeio da escola hoje? Não é isso?

- Passeio nada! É uma viagem de negócios. Tipo bolsa de valores... Um negócio de risco mesmo, pode até dar em inquérito administrativo, conselho tutelar...

Tem que se ter amor pela profissão. Muita fé! Muita mesmo... Humm... Tenho que parar de ficar jogando RPG antes de dormir!

Publicado em 14 de outubro de 2008

Publicado em 14 de outubro de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.