Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Todoprosa

Cláudia Sampaio

Palavras palavras...

Imagem da página inicial do site
http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/

Desta vez, elegemos um blog como site da vez: o Todoprosa. No ar há quase três anos, hospedado no Último segundo, do iG, reúne textos sobre linguagem, literatura e política, escritos pelo jornalista Sérgio Rodrigues.

A riqueza do conteúdo justifica a exceção. Afinal, são raros os blogs que têm Borges, Camus, Flaubert, Kafka e Dickens como assunto de seus posts.

A epígrafe é mais um argumento da distinção. Poucos são os blogs que a adotam e a modificam periodicamente. No momento da redação deste texto, por exemplo, foi a vez de Machado de Assis, em trecho extraído do conto Marcha fúnebre que parecia anunciar os "gestos de chapéu" do escritor aos seus eleitos.

Mas nem só de louvores os posts são feitos. Há (felizmente) as críticas ácidas ao despotismo da mídia, que despertam ainda mais a atenção quando vêm de um profissional dessa área. Um exemplo é o post de 03/10/2008: “A literatura como coisa de doido, ou Adriana Calcanhoto”, em que o autor fala sobre o espaço exagerado dado pela mídia ao livro de estreia da cantora Adriana Calcanhoto, escrito por causa de um surto psicótico vivido por ela durante uma viagem a Portugal.

Literatura e linguagem são as estrelas do Todoprosa. Mesmo quando fala sobre política, Sérgio volta-se para a palavra, como em “Candidato”, de 30/08/2008. A aventura etimológica é reflexo de sua atividade como colunista na Revista da semana, da Editora Abril, onde é responsável pela seção “Palavra da semana”, que apresenta a etimologia da principal palavra associada às notícias da semana. Aliás, em cada um dos posts que reproduzem a publicação dessa seção da revista, encontramos o link “A palavra é...”, que conduz o leitor para um arquivo onde estão listados todos os posts dessa categoria. Voto, crise, juros, google são algumas das palavras-tema. Nesse arquivo está também “Ortografia”, sobre o tão badalado acordo ortográfico. Nesse movimento de escrita no blog, que parece se “perder no ar” e proporciona uma agradável sensação de liberdade para leitor e escritor, Sérgio Rodrigues propõe sua marcha.

O espaço de interatividade oferecido por esse tipo de veículo é mais um atributo na construção da liberdade; afinal, há os comentários que podem ser escritos pelo leitor após cada postagem do escritor. Esse fio que une escrita e leitura é assunto do post de 07/10/2008 – “Apontamentos levianos para um ensaio gravíssimo: o fio”. O Todoprosa é um belo convite a entregar-se a esse fio.

Publicado em 14 de outubro de 2008

Publicado em 14 de outubro de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.