Educação a Distância cresce mais ainda entre os cursos superiores

Alexandre Alves

Análise do Censo de 2006

Os resultados do Censo da Educação Superior de 2006 foram divulgados dia 19 de dezembro de 2007 pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC. A finalidade do Censo é fazer uma radiografia da Educação Superior brasileira, oferecendo aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação, a partir das informações recolhidas sobre cursos e instituições de educação superior.

Os dados mostram um grande crescimento nos cursos na modalidade Educação a Distância (EAD): de 2003 a 2006 houve aumento de 571% no número de cursos e de 315% no número de matrículas. Em 2006, o número de alunos matriculados na modalidade passou a ser de 4,4% do total de universitários no Brasil.

Esperávamos que a educação a distância tivesse aumento, mas os números coletados pelo censo superaram nossas expectativas", revelou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep. E complementou: "não dá mais para tratar a EAD como algo residual".

O secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowsky, atribui o crescimento à credibilidade que essa modalidade de ensino vem alcançando, ao incremento da tecnologia nos últimos quatro anos e à criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). "O último Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) demonstrou que os alunos de cursos a distância vão tão bem quanto os de cursos presenciais. Aliás, em alguns cursos, eles tiveram desempenho melhor", diz Bielschowsky.

No mesmo período, o número de pólos do Consórcio Cederj praticamente dobrou, o número de cursos passou de 4 para 6 e o número de vagas oferecidas por vestibular saltou de 1.658 para 4.692.

Para Mirian Crapez, vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação Cecierj e Diretora dos Cursos de Extensão, esse crescimento das matrículas em EAD deve ser creditado também à maior aceitação e divulgação dos cursos. "Não podemos esquecer que a Educação a Distância possibilita que estudantes obtenham, em sua cidade, um diploma de uma universidade pública e gratuita, com ensino de qualidade".

Para atender a esse crescimento, o Consórcio Cederj tem inaugurado pólos regionais em várias cidades do estado e estão sendo revistos os parâmetros que norteiam a criação de novos pólos. Além disso, foi firmada a parceria com a UAB.

No que se refere a cursos, vem sendo preparado o material didático de dois novos cursos de graduação: Turismo e Belas Artes; outros estão em estudo pelas universidades participantes do Consórcio Cederj.

Outro foco de atuação do Consórcio é a parceria com a Faetec, em que são empregadas em cursos de educação profissional as técnicas da graduação em EAD; já foram oferecidas 1.680 vagas para a formação inicial de trabalhadores que tenham pelo menos a 7ª série do Ensino Fundamental e sejam maiores de 17 anos. Esses cursos, de 260 horas-aula, têm como critério de seleção a situação socioeconômica do candidato. É um novo espaço de crescimento da Educação a Distância.

No Censo do Inep, as demais modalidades do ensino superior também cresceram - mais nos cursos tecnológicos, que tiveram aumento de 34,3% nas matrículas, menos nas graduações tradicionais (8,3% em número de cursos e 5% em número de matrículas).

29/1/2008

Publicado em 29 de janeiro de 2008