II Semana de Astronomia no Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela

Adriana Oliveira Bernardes

Professora de Física, Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes

Em dois anos de trabalho em parceria com o Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, em Itaocara, o Clube de Astronomia Marcos Pontes vem desenvolvendo projetos e tem colhido frutos deste trabalho, principalmente no entusiasmo com que os alunos do colégio hoje veem a Astronomia e vivenciam todas as atividades oferecidas.

Nesses dois anos foram desenvolvidos dois projetos: o Astronomia para Crianças (2006) e o Astronomia, Arte e Mitologia no Ensino Fundamental (2007). Em 2008, em parceria com o clube, vêm sendo desenvolvidos dois projetos: Vídeos educativos para o ensino de Astronomia e Astronomia na escola.

O primeiro visa à produção de vídeos que possam ser utilizados no Ensino Fundamental para facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos da disciplina e estimular o aprendizado de Ciências nas séries iniciais. O segundo projeto objetiva popularizar essa ciência entre os alunos, propiciando uma série de eventos que aproximem a Astronomia dos alunos e professores da escola.

O Clube de Astronomia conta com o trabalho voluntário de alguns professores e alunos; alguns destes estão ligados ao clube através da bolsa Jovens Talentos, numa parceria com o Clube de Astronomia Louis Crulls, coordenado pelo professor Marcelo de Oliveira Souza, da Uenf/Cefet.

Da esquerda para direita: Loren, Arildo, Laís e Lucélia, membros do Clube.

Apresentação dos vídeos educativos para as séries iniciais, por Lucélia Gomes dos Santos.

Apresentação da oficina Construção de foguetes de baixo custo, por Arildo dos Santos e Loren Marques (Bolsa Jovens Talentos).

Astronomia aprendida na sala de informática, com objetos de aprendizagem elaborados pelos colaboradores do Clube de Astronomia.

Olimpíadas de Astronomia

O Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela vem participando das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia desde 2006, tendo obtido nesses anos três medalhas: uma de prata (Nível 1) e duas de bronze (Nível 2).

Em sua parceria com o Clube de Astronomia, o colégio vem realizando Olimpíadas Internas de Astronomia anuais, nas quais a maioria dos alunos tem demonstrado muito interesse em participar.

Fotos da entrega das medalhas oferecidas pelo Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela (CETBV) pela participação na XI Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Eduarda Castro, 1º lugar do CETBV na OBA, com as diretoras Jussara e Ana Cláudia.

2os lugares do CETBV na OBA: Daniela Salim Bairral e Bhrenda Gonçalves.

Terceiro lugar do CETBV na OBA, Alicia, na foto com a diretora Ana Cláudia.

Olimpíadas de Foguetes

Desde o ano passado, a OBA vem realizando a Olimpíada Brasileira de Foguetes, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O colégio, além de ter participado das duas olimpíadas realizadas, também vem realizando olimpíadas internas de foguetes, que contam com a participação e o interesse de um número maior de alunos que a de Astronomia.

A Olimpíadas de Foguetes envolve a construção e o lançamento de foguetes por alunos do Ensino Fundamental e Médio, com utilização de materiais reciclados. Essas atividades colaboram para que vários conceitos de Física sejam discutidos tanto durante a construção quanto no lançamento.

Fotos da entrega das medalhas da Olimpíada Interna de Foguetes

Olimpíadas de Robótica

Como o objetivo do colégio é desenvolver o interesse dos estudantes por Ciências desde as séries iniciais, outros investimentos vêm sendo feitos, como a participação desses alunos na Olimpíada de Robótica.

Inicialmente o tema era de total de desconhecimento dos alunos, mas, trabalhando com filmes e material apropriado desenvolvido especificamente pelo Clube de Astronomia, que também se interessa pelo assunto, foi obtido pelos alunos um resultado considerável; no próximo ano será desenvolvido um projeto específico sobre o assunto.

Foto da entrega de medalhas oferecidas pelo colégio aos alunos que tiraram os primeiros lugares na OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica)

Nathan Queiroz, 1º lugar na OBR, nível 2.

Daniela Salim Bairral, 2º lugar na OBR, nível 2.

Jessy Rodrigues, 3º lugar na OBR, nível 2.

Bhrenda Gonçalves dos Santos, 1º lugar OBR, nível 1.

Visite o Blog do Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes: http://astronomiaitaocara.zip.net/

11/11/2008

Publicado em 11 de novembro de 2008