LivroClip

Mariana Cruz

Livros para ler, ouvir, aprender e se divertir

Imagem da página inicial do site

Muitas vezes os alunos ficam horas a fio navegando na Internet e “esquecem” de fazer seus deveres. Para aqueles professores que não sabem mais o que fazer quando pedem para uma turma ler um livro e, no dia marcado, quase ninguém fez o que pediu, o site LivroClip pode ser uma boa saída.

Lá o visitante tem acesso a uma Livropédia, onde estão pequenos clipes de clássicos da literatura mundial e de best-sellers, livros de filosofia, tecnologia, livros infantis e diversos outros gêneros. O que são esses clipes? São animações que mostram trechos do livro escolhido, com informações sobre o texto, sobre a vida do autor, sobre a época em que se passa. Tudo isso com música de fundo.

Por exemplo, para quem, em Literatura, está estudando o Naturalismo, a dica é dar uma olhada na animação de O Cortiço. Ali está a narração de um pequeno trecho sobre o estilo de época, além de informações sobre a vida de Aluísio de Azevedo, o autor do livro. Pode ser um ótimo convite para o aluno se interessar pela obra e, quem sabe, conseguir ler o livro inteiro antes mesmo do dia marcado. Em alguns casos o estímulo visual pode fazer com que o aluno guarde melhor o conteúdo ou aumente seu interesse por determinado livro. A apresentação de O Banquete, de Platão, vem com a pergunta: “qual foi o jantar mais famoso da história da humanidade?” Impossível não despertar o interesse do leitor. Ao clicar em A Metamorfose, de Kafka, além do fundo musical que combina bem com o clima do livro, logo de inicio surge na tela uma pergunta instigante, que pode atiçar a vontade de conhecer mais o romance: “O que você faria se, numa certa manhã, em sua cama acordasse de sonhos intranquilos transformado em uma monstruosa barata?” Quem não ficaria curioso de mergulhar no universo kafkiano após essa interrogação?

No canto superior direito da página inicial do LivroClip são apresentadas todas as seções do site, como Livros da Semana, onde são indicados cinco livros sobre determinado assunto que tenham a ver com uma data comemorativa - é verdade que a bonequinha que nos apresenta o livro é meio chatinha, mas nem tudo é perfeito. Os livros da semana do Dia dos Namorados, por exemplo, são Do amor; O silêncio das amantes; Tristão e Isolda; Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? e O amor e o Ocidente. Como você pode notar, são livros que, apesar de versarem sobre a mesma temática, têm pontos de vista bastante diferentes.

Na seção Ligados no Vestibular estão listados os livros mais cobrados no vestibular; autores como Machado de Assis, Mario de Andrade, Gil Vicente, José de Alencar, Aluisio Azevedo, Camões têm cadeiras cativas.

Em Machado minuto a minuto, dois contos machadianos são mostrados em 60 segundos: A cartomante e Noite de Almirante. Há também espaço para entretenimento, como “Um jogo com a poesia de Carlos Drummond”.

O ponto forte do site, sem dúvida, é a seção Animadas letras paulistas - um projeto premiado pelo Programa de Ação Cultural -, capaz de fazer os jovens se deliciarem com autores com que nem sonhavam em se interessar. O LivroClip sobre Álvares de Azevedo - o poeta heavy metal -, embalado pelo o som da roqueira Pitty, é imperdível; qualquer adolescente vai virar fã de carteirinha do poeta maldito. O LivroClip sobre Monteiro Lobato trata de um livro de ficção para adultos: O presidente negro, no qual o criador da Emília faz uma previsão do futuro do mundo e, principalmente dos Estados Unidos. E para ilustrar a imagem que dá título à obra de Lobato, ninguém menos que o desenho de Barack Obama. A animação sobre a vida de Oswald de Andrade nos coloca por dentro do primeiro romance moderno do país: Memórias sentimentais de João Miramar, além de mostrar a agitadíssima vida de um dos principais mentores do Modernismo; esse LivroClip é embalado pela música do Nação Zumbi. Mais “muderno” impossível. A biografia de Mário de Andrade tem como fundo musical a banda Cachorro grande e traz ótimas tiradas, como a suposição de como seria o Orkut dele, se ele vivesse nos dias de hoje. A produção sobre vida e obra do escritor Raduan Nassar refaz sua trajetória de vida, sua entrada na faculdade, a opção por deixar de escrever e começar a criar galinhas. Tudo isso mostrado em uma animação muito bem-humorada, que desperta a curiosidade de saber um pouco mais sobre a vida de tão hermético escritor, cuja pequena obra fez sucesso a ponto de dois de seus três livros terem virado filme.

Ao mesmo tempo que vemos os LivroClipes na telinha no canto esquerdo do site, no lado oposto há um tijolo onde podemos ler simultaneamente informações mais aprofundadas sobre o autor.

No Espaço do professor são encontradas boas sugestões de dinâmica de aula. No caso de A Metamorfose, por exemplo, a proposta é o professor relacionar a desesperança e a angústia vivida por Gregor Samsa com o contexto socioeconômico da época.

Caso o trecho da obra tenha interessado ao visitante, ele tem a opção de enviá-lo a quem quiser. Geralmente o texto selecionado é uma parte emblemática do livro. Além disso, quem se cadastra e indica o site para um professor concorre a um livro por mês.

LivroClip é indicado para alunos viciados em Internet, amantes de literatura, professores que queiram modernizar sua linguagem e todos aqueles que buscam novos meios de lidar com o infindável universo das letras.

É um site para ler, assistir, ouvir e aprender.

Publicado em 11 de novembro de 2008