Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

A revolução das flores

Ivone Boechat

Num vale florido, o perfume envolvia as abelhas que trabalhavam com muito entusiasmo, compondo um belo cenário com borboletas e beija-flores felizes.

Corria por ali a notícia de que estavam chegando homens armados contra a Natureza.

Ali, naquele paraíso, as flores estavam tristes e foram procurar as árvores mais velhas. Convocaram a espada-de-são-jorge, a comigo-ninguém-pode, os espinhos da coroa-de-cristo e partiram determinadas.

Debaixo de uma frondosa árvore, pediram um conselho: o que fazer para convencer o homem que gosta de destruir a vida, para que se arrependa e comece a reconstruir e a preservar...

Aquela senhora árvore centenária, indignada, desabafou:

- Nossa expectativa de vida pode chegar a centenas de anos de vida útil sem esclerose, osteoporose e lordose... que tanto afligem os humanos. O maior perigo é a serra elétrica, o machado, o fogo.

A rosa concordou e acrescentou:

- O maior perigo de todos é o homem sem educação.

Então as flores deram-se as mãos e decidiram propor que todo homem destruidor e vil fosse educado desde menino a plantar o amor-perfeito em volta das casas, das escolas, das empresas, das igrejas, porque quanto mais cedo a criança aprender a amar o planeta Terra, maior é a chance de começar a prevenir e a preservar a Natureza.

Aí, animação geral! Veio o copo-de-leite e se ofereceu, sem contaminação, puro e fresquinho, para ajudar a oxigenar os vales. Boca-de-lobo prometeu mais ação, ao invés de criticar por criticar. Hortência preferiu plantar-se melhor para não ficar por aí, sem se cuidar, desbotada e feia. A dama-da-noite, tão sumida ultimamente, disse que a noite é uma criança e quer voltar a perfumar o espaço dela.

A noite foi chegando e as flores se recolheram com a promessa de juntar-se aos homens não só nas horas tristes e dolorosas. Elas querem voltar com todo o esplendor e formosura, espalhando graça e perfume para receber com o cálice transbordante de néctar os beija-flores.

Publicado em 25/11/08

Publicado em 25 de novembro de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.