Fundação Casa de Rui Barbosa

Raquel Menezes

Muita informação, cultura e passeios

Imagem da página inicial do site

O site da Fundação Casa de Rui Barbosa é um caminho virtual para os que desejam conhecer os serviços à educação, à literatura e à leitura prestados por essa instituição. A FCRB, que oferece espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional, teve sua origem, ainda como um museu-biblioteca, em 1928, com o presidente Washington Luís. Em 1966, a instituição teve sua personalidade jurídica alterada, tornando-se uma Fundação, o que aprimorou o cumprimento das tarefas de desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino e a divulgação e o culto da obra e vida de Rui Barbosa.

A visitação desse espaço virtual é um meio de conhecer e pesquisar a obra de Rui, pois a coleção de obras do autor – que já tem 137 tomos publicados, com trabalhos em suas diversas áreas de atuação (jurídica, política e jornalística) – pode ser encontrada em Obras Completas de Rui Barbosa. Informações detalhadas sobre suas publicações, como resumo das obras, colaboradores e ano de publicação, também estão presentes no site, o que ajuda muito nas pesquisas acadêmicas e até mesmo nas escolares. Se há a impressão de que só as obras de (ou sobre) Rui Barbosa serão encontradas, surpreenda-se: uma série de artigos de autoria da equipe da instituição e resenhas sobre trabalhos produzidos pelos servidores da Fundação pode ser encontrada no site. Além disso, o site possui também transcrições de palestras realizadas na FCRB, que, a propósito, publica e vende títulos, como Machado de Assis: cinco contos comentados, organizado por Marta de Senna, e De Copacabana à Boca do Mato - O Rio de Janeiro de Sérgio Porto e Stanislaw Ponte Preta, de Claudia Mesquita.

Como verificamos no próprio site, a missão da Fundação Casa de Rui Barbosa é promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística, bem como congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira. Por isso, em atenção às pesquisas realizadas na Fundação, existe também uma seção com links para outros sites com aprofundamentos temáticos das pesquisas em andamento na instituição, como o Cordel: literatura popular em verso e Machado de Assis.net. Vale salientar que, em virtude do número de pesquisas, de cursos e de palestras, o site oferece uma agenda mensal de Eventos e uma seção de Notícias relacionadas à educação e à literatura.

Há ainda um espaço Para crianças, no qual são encontradas informações sobre o museu, jogos e passatempos e ajuda para a realização de trabalhos escolares, afinal a Fundação Casa de Rui Barbosa sabe a importância do seu papel na educação das novas gerações.

Publicado em 09 de dezembro de 2008