Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Site Oficial Dr. Drauzio Varella

Mariana Cruz

Saúde!

Imagem da página inicial do site
http://drauziovarella.ig.com.br

Este é o site oficial do Dr. Drauzio Varella, médico cancerologista, escritor e um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil. Participou das séries sobre corpo humano, primeiros socorros e combate ao tabagismo exibidas no programa Fantástico,da Rede Globo. Varella trabalhou de 1989 a 2002 com a população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, pesquisando a prevalência do vírus HIV, fonte de inspiração do livro Estação Carandiru, que conquistou o prêmio Jabuti de 2000 e deu origem ao longa-metragem de sucesso internacional. Além desse livro, Varela tem outros títulos publicados, inclusive voltados para o público infantil, como Nas ruas do Brás, ganhador do prêmio Novos Horizontes, da Feira Internacional do Livro de Bolonha, e De braços para o alto; além de diversos livros dirigidos ao público adulto, como Maré – Vida na favela, Por um fio e Médico doente.

O principal nesse site, porém, não é a rica biografia de seu criador, e sim a ampla informação sobre temas relacionados à saúde que ele contém. No lado esquerdo da página há uma lista de assuntos organizados em ordem alfabética, como Aids, artigos, entrevista, fórum, grávidas, obesidade etc. Ao clicar em Artigos, por exemplo, é possível encontrar textos que tratam da abstinência de nicotina, da invenção da clonagem, da memória dos neurônios, de demência, de depressão na adolescência, de envelhecimento e outros assuntos.

As Entrevistas são feitas pelo próprio Drauzio Varella e tratam dos mais variados temas: para falar sobre o abuso dos anabolizantes, o entrevistado é o Dr. Bernardo Santi, médico do Comitê Olímpico Brasileiro. O médico e professor de Geriatria Fabiano Rocha responde às perguntas acerca do uso excessivo de medicamentos. Assim como essas, as demais entrevistas têm sempre um especialista no assunto. A fim de tornar mais objetiva a leitura das entrevistas, elas são divididas em tópicos. Na entrevista sobre tensão Pré-menstrual, por exemplo, encontram-se diversos tópicos, como: a principal causa da mudança de humor, influência da faixa etária, uso de medicamentos.

Na pagina inicial do site, estão expostas notícias e curiosidades do mundo da medicina. Há também uma seção de áudio e vídeo, com depoimentos e vinhetas sobre temas relacionados à saúde. Na seção Espaço médico encontram-se as publicações de especialistas, como o artigo “Células-tronco”, escrito pela Dra. Mayana Zatz, e “Memória”, do Dr. Roberto Godoy. Para obter as informações básicas e saber os sintomas e recomendações sobre doenças como asma, bronquite e enxaqueca, entre outras, basta ir à seção Diagnósticos.

A linguagem do site é bem acessível, não abusa de termos técnicos – o que o torna interessante tanto para os profissionais da saúde como para os curiosos. É sempre bom ter um endereço desses à mão; afinal “com saúde não se brinca”.

Publicado em 26 de fevereiro de 2008

Publicado em 26 de fevereiro de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.